Com toda a certeza, penso que apesar de triste, ainda estamos "agarrados" ao costume da violência no lar. Ela infelizmente, é uma realidade que existe em Angola, pelo que deverá ser preocupação de toda a sociedade, e não só das famílias lesadas, já que a qualidade de uma sociedade depende fundamentalmente também do tipo de consciência moral dos seus cidadãos.
Infelizmente, ainda existe no coração dos seres humanos uma inclinação para destruir e exaltar-se, difundindo as atitudes de domínio e superioridade. Os maus tratos existentes nas famílias, são geralmente provocados por diversas situações ou factores. Longe dos hábitos de diálogo e correcção mútua, em busca de harmónia no lar, a violência numa casa leva ou pode levar à separação, ao divórcio ou à morte.
Os espancamentos e as surras praticadas num lar, equivalem à barris de petroléo derramados no mar. Em Angola, os jovens, conhecem ou têm conhecido esta triste realidade. O que o futuro nos reservará? Será que esta juventude continuará a repetir esta prática no futuro que começa hoje?