AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO  AEVSF
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA – FACAPE

JAMILLE THUANY ALENCAR LEITE

MARTA FERNANDA COELHO LOPES

RODRIGO LINS DA SILVA

 

 

A REPÚBLICA – PLATÃO

 

 

Atividade de avaliação parcial da disciplina Teoria Geral do Estado, apesentado à Faculdade de ciências aplicadas e sociais de Petrolina – FACAPE no curso de Direito sob orientação do Professor Edmar José da Silveira.

 

 

 

 

 

 

 

PETROLINA
2015

INTRODUÇÃO

Este Trabalho, desenvolvido na disciplina Teoria Geral do Estado, é um resumo feito a partir da leitura da obra A República, de Platão. Com diálogos ricos em termos e discussões politicas, filosóficas e sociais, aborda os princípios ideológicos que Platão visava em uma sociedade. Dessa forma, a leitura desse livro torna-se imprescindível na formação acadêmica do aluno no curso de Direito.

 

OBJETIVOS

  • Discutir as contribuições de Platão voltadas para o estabelecimento da essência de sua justiça em busca dos caminhos éticos a serem seguidos pelo cidadão;

  • Entender o ponto principal entre os conceitos de sabedoria e justiça;

  • Trabalhar o significado de justiça envolvendo o comportamento do ser humano.

 

METODOLOGIA

Em sala de aula na disciplina Teoria Geral do Estado conforme orientação do Prof. Edmar José da Silveira, houve a proposta de trabalho de acordo com a seguinte metodologia: a) Divisão, organização e orientação do grupo para leitura do livro A República, de Platão; b) Análise de cada um dos dez livros ou diálogos da obra; c) Explanação e discursão em grupo do tema analisado; d) Apresentação oral em sala de aula discorrendo sobre o idealismo nos diálogos em que Platão trava com seus interlocutores com profundos debates sobre diversos temas, desde o discurso sobre a superioridade da justiça em relação à injustiça, passando pela construção da cidade ideal com todos os seus elementos, com destaque para figura e a importância dos filósofos, às reflexões metafísicas sobre os dois mundos, o sensível e o inteligível, até chegar às conclusões sobre o destino da alma.

RESULTADO

Sobre a análise da obra o resultado aponta para a necessidade do aluno do curso de Direito a tentar sobre as questões que trazem as razões que, segundo Platão, movem os homens a viverem em sociedade.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A República possui uma leitura muito importante para quem busca entender na filosofia de Platão a concepção sobre o homem, o Estado, a justiça, a sabedoria, isto é, Platão utiliza em sua obra o estilo literário do diálogo, assim como diversos elementos que extraem toda originalidade da época e os conhecimentos que foram adquiridos mediante a inquietude filosófica sobre a estruturação de uma sociedade harmônica.

 

REFERÊNCIAS

PLATÃO, A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2004.