1. APRESENTAÇÃO


A matemática enquanto é um pesadelo para muitos alunos, para um pequeno grupo é uma disciplina atrativa e bem divertida, e devido a dificuldade da maioria, os poucos alunos que gostam da disciplina acabam perdendo o interesse pois não se sentem provocados ou mesmo desafiados.

Assim como a OBMEP tem o objetivo de descobrir novos talentos, a escola também pode detectar alunos que se destacam e ter um trabalho diferenciado para que suas potencialidades sejam desenvolvidas, além de estimular o aluno aos estudos e a participação de competições não apenas de matemática, mas de física entre outras.

Um dos principais objetivos é a criação de um espaço de aprendizagem onde possa ser desenvolvido atividades de ensino no qual valorize os conhecimentos adquiridos e novos conhecimentos surjam.

A atividade, (...), é do sujeito, é problema, desencadeia uma busca de solução, permite um avanço do conhecimento desse sujeito por meio do processo de análise e síntese e lhe permite desenvolver a capacidade de lidar com outros conhecimentos a partir dos conhecimentos que vai adquirindo à medida que desenvolve a sua capacidade de resolver problemas. A atividade é desse modo um elemento de formação do aluno e do professor (MOURA, 2000, p.35).

E diante desse espaço busca – se não apenas instigar os alunos, mas também desenvolver projetos que possam ajudar os alunos com mais dificuldades e projetos de cunho cientifico, para feiras de ciências, circuitos de ciências e etc.

A implantação do Clube da Matemática tem por objetivo central desenvolver as potencialidades dos alunos, incentivando o seu desenvolvimentointelectual, promovendo debates, pesquisas, análises críticas de resultados obtidos por eles mesmos ou outros, além de detectar novos talentos dando todo o suporte necessário.

A sua implementação é constante buscando anualmente inserir alunos que entram na escola e demonstram não apenas desenvoltura na disciplina, mas que demonstrem gostar e quererem seguir a vida acadêmica na área das exatas, para que possa haver um crescimento do nível de aprendizagem dos demais alunos mediante o contato entre eles e de novas ideias

Vale salientar que é um projeto inspirado no clube da matemática da OBMEP, com algumas adaptações necessárias, no qual varias atividades serão desenvolvidas, mas a principal é treinamento olímpico.

2. JUSTIFICATIVA
Mediante os problemas de aprendizagem que muitos alunos demonstram quando chegam no ensino médio, decorrentes dos anos anteriores e vem se acumulando, os seus professores acabam tendo dificuldades em desenvolver os conteúdos do ensino médio, pois a maioria não consegue acompanhar e nisto, os professores tem que parar e além de voltar para tentar dar uma revisada em conteúdos básicos, também tem que manter um nível bem básico para que a turma acompanhe. No entanto, no meio desse contexto, encontra – se alguns bons alunos com capacidades a serem desenvolvidas e que em muitos casos acabam se prejudicando, por que suas potencialidades ficam limitadas e ficam privados de se desenvolverem, pois, a maioria da turma não acompanharia.

Sendo assim, a criação de um grupo de estudo que desenvolva o pensamento lógico e criativo por meio de desafios matemáticos e problemas intrigantes, como também o incentivo à leitura com a busca pela melhora na interpretação de problemas, e a utilização da internet como meio de aprendizagem, são peças fundamentais para iniciar as mudanças do cenário no qual o ensino da matemática se encontra atualmente, justificando assim, um ensino que permita os alunos como potencialidades que se desenvolvam na matemática, além de continuar seus estudos na área de exatas, seguindo o princípio do novo ensino médio, e participando de competições como a OBMEP, OPIM, Canguru de Matemática, OBA e etc.

3. OBJETIVOS
3.1 Gerais
Desenvolver as potencialidades dos alunos, incentivando o seu desenvolvimento intelectual, promovendo debates, pesquisas, análises críticas de resultados obtidos por eles mesmos ou outros, além de detectar novos talentos dando todo o suporte necessário.
3.2 Específicos
• Contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos;
• Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático;
• Estudar e prepara – lós para as Olimpíadas externas;
• Despertar o espirito olímpico nos alunos;
• Identificar novos talentos e incentivar seu ingresso em universidades na área de exatas;
• Incentivar a leitura, debates, pesquisas e, sobretudo, desafiando-os a análises críticas de resultados obtidos por eles mesmos e por outros;
• Desenvolver suas potencialidades na área de exatas. [...]