Será que podemos praticar o nosso amor por meio de nossas ações

 

Autores: Rosinéia Celeste Costa Diniz, Kenia Cristina de Jesus Macedo

 

Cuidar, significa conexão. Sejam crianças, jovens ou idosos. Sobretudo um ato de amor. Cuidar é gerar alegria. E doar de si energia e tempo. E transformar a cada dia em zelo. E alimentar o físico, a mente e o emocional. E alimentar a vida. E transformar tudo no perfeito vínculo que une a vida.

 Sendo assim, motivados pelo amor, refletimos em nosso trabalho por nossos atos quando ensinamos nossas crianças a se alimentarem, a se comunicarem, a brincarem, a lerem, a dançarem, a correrem, a descobrirem sabores, cores, texturas, a conhecerem e refletirem o mais forte vínculo que o ser humano pode alcançar. Que   tipo de amor é o mais importante em nossas vidas? Temos de demonstrar amor pelas nossas ações. Quando damos banho em nossas crianças, alimentamos elas, colocamos elas para dormir, preparamos suas mamadeiras, as trocamos quando necessário, isso é um ato de amor. E esse amor chama-se Ágape. Ele inclui carinho, afeto e dedicação. Quando demonstramos esse amor através de nossas ações, nos sentimos muito mais felizes e achamos que nossa vida tem muito mais sentido. Quando fazemos de tudo para ver nossas crianças felizes, sentimos prazer. Temos de pensar no benefícios da criança, não em nosso próprio benefício. Não devemos ser egoístas, devemos seguir o exemplo de nosso criador, por nos ter criado a sua imagem e semelhança e nos amando sem hipocrisia, podemos refletir esse amor que ele tem por nós em nossas crianças, por colocar primeiro os interesses delas. As vezes por sermos imperfeitos, podemos ter até certo tipo de dificuldades, mas não é impossível. Se assim o fizermos, vamos mostrar amor sem hipocrisia. Mostramos amor por nossas crianças não só dizendo que gostamos delas e sim por ações. Não significa que não podemos expressar nosso carinho e afeto que sentimos por elas em palavras. Devemos agir e falar em especial, quando estão carentes ou doentes. Não podemos fingir amor a nossas crianças. Elas estão atentas aos mínimos detalhes de nossas atitudes, observando cada gesto nosso, cada expressão e dessa forma vão aprendendo conosco o que é amar, cuidar, expressar, agir. A pessoa hipócrita é que mostra amor falso.

Assim como o dinheiro falso não tem nenhum valor, assim também é o amor de uma pessoa falsa. E esse tipo de pessoa deve manter distância de um Centro Educacional Infantil. É nessa fase que as crianças obtém alicerce para o resto de sua vida. Devemos nos perguntar sempre, será que estou fazendo meu trabalho com amor? Para refletir um amor puro e verdadeiro para nossas crianças, devemos fazer isso sem querer que outros vejam. O importante mesmo é que as crianças percebam esse afeto e dessa forma, com certeza, elas irão retribuir também com muito amor e sentiremos paz e alegria em vê-las bem alicerçada. Não devemos achar que por sermos adultos sabemos tudo. Muitas vezes nos surpreendemos e aprendemos com nossos pequenos. Devemos procurar dar elogios sinceros às nossas crianças, isso os incentivam a fazer progresso em seus aprendizado. Então, que possamos praticar o  nosso amor dando às nossas crianças o melhor de nós.