Brincar na educação infantil e as reflexões sobre a prática

Autoras: Raquel Rocha Drews Valadares e Mariane Damke

 

Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.

Lev Vygotsky


No decorrer de nossa formação acadêmica pela UFMT fizemos um trabalho de pesquisa bibliográfica com o seguinte tema: O BRINCAR COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, na época aparentava ser um tema pouco aceito pelas educadoras em vigor.

No entanto, hoje ficamos felizes pela proporção que se tomou essa corrente lúdica do brincar como um instrumento no processo de ensino/aprendizagem da criança.

Para Antunes, inexiste brincadeira sem aprendizagem:

Por tudo que se conhece hoje sobre a mente infantil, não mais se duvida de que é no ato de brincar que toda criança se apropria da realidade imediata, atribuindo-lhe significado. Jamais se brinca sem aprender (ANTUNES, 2009, p. 31).

Vale a pena compreender que: em todo momento é hora de brincar para a criança, então porque não usar esse instrumento para aprender. “As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica esta distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.” (ICPG,p.108)

Devemos compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, proporcionando as nossas crianças uma metodologia que gera vida: prazer, que possibilite significado ao processo de ensino aprendizagem para a criança. Porque brincar é viver.

Segundo Kishimoto (2001apud SILVA, 2010, p. 52):

O brincar infantil não é apenas uma brincadeira superficial desprezível, pois no verdadeiro e profundo brincar, acordam e avivam forças da fantasia, que, por sua vez, chegam a ter uma ação plasmadora sobre o cérebro.

Sendo assim, entende-se que o brincar na educação infantil é um instrumento no processo de aprendizagem da criança. É através do brincar que a criança faz com que o imaginário dela torna-se real através das brincadeiras livres. Mas, também, devemos nos atentar observando as crianças durante suas brincadeiras, pois a criança poderá revelar sua realidade que às vezes ainda não é percebida pelo adulto, no cotidiano familiar da criança.

[...]No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. (VIGOTSKI, 2007, p.134).

 

É por meio das brincadeiras que a criança entra no mundo imaginário tornando-se grandes artesãs, criadores, de momentos ou objetos de grande valor para aqueles que estão a sua volta e sabem o real valor desse momento de criatividade, de ludicidade que tanto as crianças necessitam durante toda a fase na educação infantil.

REFERENCIAS

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.12ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Ícone, 2006. Cap.4.