Vivemos em um mundo cínico. Cada individuo desempenha um papel deixando implícito a seus observadores que levem a sério sua impressão, desta maneira Goffman coloca todos os elementos do atuar em consideração: um ator atua em uma posição onde há o palco e os bastidores; há relação entre a peça e a sua atuação; ele está sendo visto por um público, mas ao mesmo tempo, ele é o público da peça encenada pelos espectadores. De acordo com Goffman, o ator social tem a habilidade de escolher seu palco e sua peça, assim como o figurino que ele usará para cada público. O objetivo principal do ator é manter sua coerência e se ajustar de acordo com a situação. Isso é feito, principalmente, com a interação dos outros atores.Nesse sentindo o objetivo deste presente trabalho é analisar alguns destes aspectos observados no filme Beleza Americana de Sam Mendes, procurando ressaltar aspectos formulados por Goffman entre a ordem de interação e o sentimento de embaraço percebidos no personagem Lester Burnham.
Neste sentido, o filme retrata a sociedade americana, como algo superior da cultura mundial, é o lugar definitivo desse novo desenho de relação com a problemática da moralidade e da constituição das instituições sociais, tais características são percebidas durante o desenrolar do enredo do filme principalmente em torno do personagem de Lester Burnham que aparentemente leva uma vida ?normal? com uma rotina ?normal?, mais no desencadear da história faz uma reflexão sobre seu estilo de vida, que segue todos os padrões esperados pela sociedade na qual vive, nesse momento, seu personagem entra em crise e resolve ?fugir? um pouco dos aspectos que a sociedade espera dele. O que nos leva a compreender os mecanismos que sustentam os processos da interação entre os individuos em microssituações sociais conectadas. Dessa maneira, a vida social se desenvolve no seu cotidiano a partir de relações face a face , submetidas e reguladas num conjunto de prévias experiências culturais vivenciadas pelos individuos que utilizam em seus encontros, nas quais os individuos se encontram fisicamente presentes, desenvolvem seus comportamentos, interpretam e respondem às ações dos demais participantes envolvidos, assim o sentimento de embaraço, desempenha, um papel importante no envolvimento dos atores com valores e convenções existentes na organização social. Vemos assim que:
" Não é provavelmente em mero acidente histórico que a palavra pessoa, em sua acepção primeira queira dizer máscara[...] Em certo sentido, e na medida em que esta máscara representa a concepção que formamos de nós mesmos o papel que nos esforçamos por chegar a viver esta náscara é o nosso mais verdadeiro eu, aquilo que gostariamos de ser "( PARK apud GOFFMAN, pág 27, 1986).

Desta forma, a possibilidade da ocorrência de embaraço torna-se o ponto principal da vida social, uma vez que incute em seus atores a necessidade de desenvolver um cotinuo comportamento ao longo de suasw vidas cada qual desempenha seu papel na atividade humana moldando-se de acordo com a sociedade que está inserido, tal sentimento possui uma profunda significância moral, descrevendo o ator social voltado em ?evitar? e minimizar possíveis riscos durante o processo interacional.
No filme percebemos que o personagem de Lester Burnham, questiona esse ?padrões? impostos veladamente, onde no clímax da história decide mudar e ?fugir? de tais regras o que causa situações de embaraço na ótica dos outros, na visão do personagem torna-se algo normal e rotineiro, fazendo com que o personagem comece a direcionar sua vida da maneira que lhe torne mais feliz..


REFERÊNCIAS

GOFFMAN. Ervin. A representação do eu na vida cotidiana. Petropólis, RJ, editora: vozes, 1986.
MARTINS. Carlos benedito de Campos. Notas sobre o sentimento de embaraço em Ervin Goffman. Rev.bras.Coc.v.23 n.68. São paulo out, 2008.