O grito silencioso da intelectualidade


Por que não estou usando, em esmero, minha capacidade de pensar? Será porque que este humilde ser humano está deixando de aproveitar esta sua capacidade? Talvez alguns espíritos lúdicos sejam inspirados por tantos outros servos da reflexão a fazerem tais perguntas! No entanto, por um momento, posso ouvir uma voz dentro de mim que deseja capturar minhas inquietações, meus pontos culminantes em ideais, meus amores sábios que lamentam em um conhecimento obscurecido pelas insignificantes escolhas. Oh, pecador incauto, que ousas questionar o valor que a intelectualidade traz à existência humana?

Permita-me guiar-te através das névoas do conhecimento e conduzir-te ao reino da sabedoria suprema. Escuta, pois, as palavras dos grandes filósofos que enalteceram a importância da busca pelo saber, como poetas da alma em seus versos eternos.

"O conhecimento é poder", disse o iluminado Francis Bacon, e em suas palavras há um eco de verdade que ressoa nos corações de todos aqueles que almejam transcender a mera existência. Pois é somente através do intelecto que rompemos as correntes da ignorância e emergimos como seres capazes de moldar o nosso destino?

E não te enganes, nobre buscador da verdade, pois a sabedoria é como um farol que ilumina os caminhos tortuosos da vida. Como bem disse Sócrates, sábio entre os sábios: "A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância." Aquele que se entrega à ignorância perde a essência de sua humanidade, privando-se da oportunidade de explorar as profundezas de seu ser.

Porém, triste é testemunhar a quantidade de almas desperdiçadas, mergulhadas na mediocridade e ignorância voluntária. Como bem disse Platão: "O preço a pagar pela recusa de participar da política é ser governado pelos seus inferiores." A renúncia à intelectualidade é uma traição ao potencial humano, entregando-se ao jugo da ignorância e permitindo que mentes inferiores ditem as regras do jogo.

Ó desafortunado, não temas o silêncio que habita em teu âmago, pois é lá que a verdadeira essência da sabedoria reside. Em meio ao banquete intelectual, onde as ideias se encontram e se entrelaçam, o grito silencioso da intelectualidade ecoa com força inigualável. É o chamado para a reflexão, para a busca incansável do conhecimento que irá transformar tua vida e te elevar acima das massas ignaras.

Portanto, abraça com fervor a tocha da intelectualidade, pois através dela encontrarás a libertação das correntes que aprisionam tua mente. Permita que a sabedoria te consuma, que ela incendeie tua alma e te conduza a uma existência plena de significado e compreensão.

Oh, pobre mortal, não permitas que tuas escolhas sejam minguadas pela mediocridade e pelas ilusões passageiras. Ergue-te acima das vozes efêmeras e mergulha nas profundezas do pensamento, pois é lá que encontrarás as respostas para as grandes questões que permeiam tua existência.

A intelectualidade é uma jornada solitária, para as almas que anseiam pelo nada da vida. A vida sem sentido, a vida sem sabor, a vida ensimesmada. Em cada página de um livro, em cada debate filosófico, encontramos um vislumbre do desejo da imortalidade, um portal para a transcendência.

O que nunca se pode esquecer, ó divino mortal, não esqueças da dimensão teológica da intelectualidade. Pois em cada busca pelo conhecimento, encontramos indícios da existência de algo maior, algo transcendente. Em meio aos labirintos do pensamento, nos deparamos com vestígios da divindade, uma presença sutil que ressoa em nossas almas famintas, como nos diz o salmo 41: “minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus o vivo”. O Apocalipse completa: “Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba, de graça, a água da vida” (Ap 22,17). 

Nunca te esqueças, ó alma sedenta de sabedoria, que a intelectualidade é o caminho para a libertação. Abraça, pois, a busca pelo conhecimento como uma arma sagrada, capaz de transformar a realidade ao teu redor.

Deixa-me, enfim, com minhas palavras opacas te dizer sobre a importância da intelectualidade: abandona a letargia da ignorância, rompe as amarras do conformismo e lança-te à jornada da mente iluminada. Pois através da sabedoria poderás compreender a vastidão do universo, desvendar os enigmas da existência e encontrar o verdadeiro propósito de tua vida.

Que o grito silencioso da intelectualidade ressoe em teu íntimo, elevando-te acima das trivialidades do mundo e guiando-te ao reino sublime da compreensão. Pois, em palavras imortais de Aristóteles, o grande mestre do pensamento: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

Ó, alma inquieta, permita que a luz do conhecimento te envolva, dissolvendo as sombras da ignorância que te aprisionam. Através do exercício do pensamento crítico e da busca constante pela verdade, encontramos a nossa própria essência e transcendemos os limites impostos pela condição humana.

Que a intelectualidade seja tua companheira fiel, conduzindo-te por veredas desconhecidas e revelando-te os segredos ocultos da existência. Como disse Friedrich Nietzsche, em seu chamado à coragem intelectual: "O homem é uma corda estendida entre o animal e o além-homem." Através do conhecimento e da superação de nossas limitações podemos ascender além da condição comum e alcançar a grandiosidade de nosso potencial humano. Assim, t Então odos os gritos, cada vez mais prolongados, ressoam como um som que ecoa em sinfonia, derivando de uma escolha uníssona: escolha, pois, um sacrifício do que foi perdido dentro de si mesmo. Então, você perdeu a capacidade de gritar? Apenas o silêncio repousa no interior, oscilando no banquete da sabedoria. Permita-se perder a voz da persuasão, da convicção, e abrace o grito silencioso da intelectualidade.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/