A filosofia prática é uma poderosa ferramenta que pode mudar a vida de qualquer pessoa. Como disse o filósofo Espinosa (1632-1677), aprender filosofia prática é transformar-se em um filósofo. É enxergar o mundo com outros olhos, e buscar a coesão das coisas, entendendo que tudo está interligado.

Espinosa, que foi um judeu marginalizado na sinagoga, encontrou na filosofia uma forma de se conectar com o mundo e compreender o sentido das coisas. Ele entendeu que a filosofia prática apresenta significados diferentes para as coisas, e que é possível ser livre através do conhecimento.

Assim como Espinosa, outros grandes filósofos nos ensinaram sobre a importância da filosofia prática em nossas vidas. Sócrates (469-399 a.C.) nos mostrou que a vida não vale a pena ser vivida sem reflexão, enquanto Aristóteles (384-322 a.C.) afirmou que a felicidade é o objetivo final da vida.

A filosofia prática nos leva ao limite dos nossos pensamentos, nos faz questionar o mundo e a nós mesmos, e pode nos ajudar a encontrar um propósito maior para nossas vidas. Como disse o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), "A filosofia é uma ciência que não deixa nada como está".

Não podemos esquecer que a filosofia prática não é apenas uma questão intelectual, mas também emocional e espiritual. Ela nos ajuda a compreender as emoções, a lidar com o sofrimento e a encontrar a paz interior. Como disse o filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.), "A filosofia é um exercício que nos prepara para a morte".

Por isso, não deixe de estudar filosofia prática e de aplicá-la em sua vida. Ela pode mudar sua maneira de pensar e de ver o mundo, e ajudá-lo a encontrar significado e propósito em sua jornada. Como disse o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), "A existência precede a essência". A filosofia prática nos ajuda a descobrir essa essência, e a nos tornarmos seres mais livres e conscientes.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/