No contexto da formação dos futuros sacerdotes, a filosofia e a teologia desempenham papéis fundamentais. Assim como a linguagem se manifesta em diferentes formas, a sabedoria e o conhecimento filosófico e teológico são essenciais para a compreensão da natureza humana, da existência divina e das questões éticas que permeiam nossa jornada.

Através da filosofia, os futuros sacerdotes são convidados a explorar os dilemas morais, a investigar a natureza do bem e do mal, a buscar respostas para os mistérios da vida e a refletir sobre a condição humana. A teologia, por sua vez, oferece uma compreensão mais profunda do divino, proporcionando uma base sólida para a fé e a atividade religiosa.

Assim como os sonetos nos permitem explorar as emoções mais íntimas, as farsas nos desafiam a questionar as estruturas estabelecidas e as epopeias nos conectam com as narrativas arquetípicas da humanidade, a filosofia e a teologia nos convidam a mergulhar na essência de nossa existência e a encontrar significado e propósito em nosso caminho. Através dessas disciplinas, os futuros sacerdotes são capacitados a enfrentar os desafios da vida e a guiar aqueles que buscam orientação espiritual.

Uma música que exemplifica a abordagem poética de ensinar a fé é a música do Padre Zezinho "Vou Cantar Teu Amor". Ele nos convida a cantar um canto inspirado por Deus, a ensinar nossa fé com a beleza e a profundidade da linguagem poética. A poesia tem a capacidade de tocar as fibras mais sensíveis de nossa alma: “Cantar um canto ensinado por Deus
/ Com poesia ensinar nossa fé
/ Plantar o chão, cultivar o amor
/ Como poetas que querem sonhar”.

A linguagem da filosofia e da teologia é profundamente persuasiva e convincente, respeitando os conceitos que cada uma destas ciências carrega. Ela evoca um senso de mistério e maravilha, ao mesmo tempo em que oferece respostas fundamentadas para as questões mais complexas da existência. É por meio dessas formas de linguagem que os futuros sacerdotes são capazes de transmitir a importância da filosofia e da teologia na formação de sua vocação.

Como um poema dramático, a linguagem da filosofia e da teologia ganha vida, carregando consigo a tensão e a intensidade de dilemas éticos e morais. Ela ressoa nos corações e mentes dos ouvintes, despertando uma consciência profunda e uma reflexão sincera sobre o propósito da vida e a relação com o divino.

No poema épico da formação sacerdotal, a linguagem da filosofia e da teologia descreve as batalhas internas e externas enfrentadas pelos futuros sacerdotes. Eles são desafiados a confrontar suas próprias limitações, a superar obstáculos e a abraçar a jornada em direção à sabedoria e à compaixão. Através dessa linguagem épica, os futuros sacerdotes encontram inspiração e força para perseverar diante das adversidades e se tornarem líderes espirituais para suas comunidades.

Portanto, é crucial que os futuros sacerdotes abracem a filosofia e a teologia como parte integrante de sua formação. Ao explorarem os diferentes tipos de linguagem, desde os sonetos líricos até as epopeias épicas, eles ampliam sua compreensão da condição humana e do papel vital que desempenham na orientação espiritual daqueles que buscam respostas e significado.

Que essas palavras possam chegar aos corações como um chamado profundo para os futuros sacerdotes, instigando-os a mergulhar nas águas da filosofia e da teologia, encontrando nelas a sabedoria necessária para abraçar sua vocação com fervor, compreensão e amor. Pois é através dessas disciplinas e da linguagem eloquente que elas oferecem que a luz da fé pode iluminar o caminho da humanidade em busca da verdade e da transcendência. Assim, muito melhor poder transcender com uma alma encantada com sua fé do que viver incessível com a frieza do rito, ancorado nas arestas, tão somente do intelecto, sem que, ao contrário, se encante com uma linguagem que navegue na vastidão da criatividade humana. 


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/