A saúde frágil, o diabetes no amor


No âmago de nossas existências, encontramos uma dança delicada entre a saúde e a felicidade, entre a atenção que concedemos aos nossos corpos e a doçura que abraçamos em nossas vidas. No entanto, a saúde nem sempre é uma escolha consciente. Às vezes, é o clamor interior que nos chama, um sussurro sutil que busca nossa atenção.

Assim foi comigo. O eco desse clamor reverberou em meu ser, e me encontrei envolvido em uma busca pela saúde, uma busca que se estendeu além do físico. Consciente de que o bem-estar é um reflexo da harmonia entre corpo e mente, mergulhei no oceano de possibilidades, esperando encontrar as respostas que tanto ansiava.

Como um viajante na vastidão do desconhecido, comecei minha jornada com uma busca incansável pelo sabor da vida. Era como saborear um doce proibido, deixando o prazer inundar meus sentidos? No entanto, como acontece com todas as indulgências, havia um preço a pagar.

Ao me entregar ao êxtase do amor, sem restrições ou hesitações, descobri que o doce da paixão também pode trazer suas próprias consequências. Como uma doce ironia, meu coração foi conquistado, mas minha saúde, traída. Um diagnóstico inesperado ecoou em meu mundo, como uma sentença que altera o curso da vida.

Agora, aqui estou eu, com diabetes no amor. O açúcar que adoçou minha vida também se infiltrou em meu corpo, exigindo uma atenção cuidadosa e disciplina. O plano de felicidade que tanto almejava, agora estava entrelaçado com os desafios da doença. Mas não desespero, afinal a vida é uma montanha-russa de altos e baixos, e enfrentamos nossas provações com a resiliência de um guerreiro. Assim como uma trama emocionante, minha jornada ainda não chegou ao seu clímax. A saúde pede uma atenção que, até então, eu talvez tenha negligenciado, mas agora estou desperto para sua importância.

O diabetes no amor pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade para reavaliar o que é verdadeiramente essencial. Enquanto cuido de minha saúde, aprendo a encontrar um equilíbrio entre o amor apaixonado e o cuidado consciente, visto que o plano de felicidade reside em encontrar a harmonia entre os diferentes aspectos da vida, navegando pelas curvas inesperadas com coragem e gratidão.

Então, sim, a saúde pede atenção. E ao abraçar essa chamada, encontro um despertar interior que transcende as fronteiras do corpo e alcança a alma, pois é na jornada da autodescoberta que encontramos nossa verdadeira força, e é através da compreensão de nossos limites e superação de nossos obstáculos que florescemos como seres humanos.

Que cada passo nessa caminhada, seja na saúde ou no amor, nos conduza a uma compreensão mais profunda de nós mesmos e ao despertar de uma consciência elevada, pois no fim das contas, a vida é uma tapeçaria tecida com experiências diversas, na qual a saúde e a felicidade se entrelaçam em uma dança mágica.

Enquanto trilho o caminho da cura, aprendo a saborear cada momento, seja ele doce ou amargo. Através da disciplina e do cuidado, abraço a oportunidade de transformar meu estilo de vida, nutrindo-me com escolhas conscientes e fortalecendo minha conexão com meu ser interior.

Assim, a saúde e a felicidade caminham lado a lado, como parceiros inseparáveis. E, ao tomar consciência dessa interdependência, encontro uma nova perspectiva sobre a verdadeira essência da plenitude.

Nessa jornada, descubro que o amor também pode ser um bálsamo para a alma, pois o amor verdadeiro transcende as fronteiras físicas e encontra morada no âmago de nossos seres. Mesmo com as adversidades que a vida nos apresenta, é através do amor e da aceitação que encontramos a cura emocional e a força para enfrentar nossos desafios.

Assim, com a saúde protegida pelo plano de felicidade, abraço a minha história como um todo, com suas nuances de doçura e amargura. Através da resiliência e do autoconhecimento, transformo a adversidade em crescimento e encontro a verdadeira essência da plenitude.

Que minha história sirva como um lembrete de que, mesmo quando confrontados por obstáculos inesperados, somos capazes de encontrar a doçura dentro de nós mesmos. A saúde, tanto física quanto emocional, é um tesouro valioso que merece nossa atenção constante.

Que a doçura do amor e a força da saúde nos guiem em nossas vidas, permitindo-nos desvendar os mistérios do universo e alcançar a plenitude que buscamos. Que essa reflexão ecoe em seu coração e o inspire a abraçar a jornada com uma mente aberta e uma alma desperta. Assim, a saúde pede um pouco de atenção. Deixei-me contagiar por este clamor. Só não sabia que ao saborear o doce, minha vida iria açucarar. Agora estou com diabetes no amor, minha saúde está protegida pelo plano de felicidade, por fim. 


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/