Yardstick, a régua no nome regrado 


Em termos gerais, cada instituição ou grupo social pode ter seu próprio conjunto de leis ou regras que orientam suas práticas e comportamentos. Assim acontece com os países e instituições religiosas, tais como a Igreja Católica e o judaísmo, dentre outros. 

A Constituição de um país é a lei fundamental que o rege. Ela é um documento legal que estabelece os princípios, valores, direitos e deveres fundamentais da nação, assim como define a estrutura e o funcionamento dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

No caso da Igreja Católica, o Código de Direito Canônico é um conjunto de leis e normas que regem a organização da Igreja, incluindo a administração de sacramentos, a disciplina do clero e a gestão dos bens da Igreja.

Já no judaísmo, a lei da Torá é o conjunto de ensinamentos e mandamentos religiosos que orientam a vida e a prática dos judeus. Além disso, existem outras fontes de orientação e interpretação da lei judaica, como o Talmude e os comentários rabínicos.

Em geral, a lei ou conjunto de regras que regem uma instituição ou grupo social podem ser influenciados por fatores culturais, históricos e religiosos, bem como por decisões políticas e sociais. Significa que a regra faz parte da vida dos indivíduos em diferentes contextos, sejam eles culturais, históricos, religiosos, políticos e sociais. Ela age na vida do indivíduo como uma "régua" ou "medida de referência". 

O difícil é que poucos querem viver “na medida”, preferem, com ousadia, deixar de lado a regra institucional e criam suas “medidas”, as quais não têm força para ecoar na sociedade um parâmetro de comparação onde a regra seja a referência para além de si mesmo. Criam-se regras com base num desejo de viverem “livremente”, porém esquecem-se de que não se vivem “sós”. Vivem-se normatizados pelas regras. A norma cerca todas as pessoas nos seus modos de agirem. 

As normas são criadas para regulamentar e padronizar comportamentos e ações em uma determinada sociedade ou grupo. No entanto, é importante lembrar que as normas só têm significado e são efetivas quando compreendidas e seguidas pelas pessoas.

Cada indivíduo tem sua própria perspectiva e interpretação da normatização, e é através da ação de cada um que as normas são efetivadas e aplicadas. Por isso, é fundamental que cada pessoa compreenda a importância e o propósito das normas para que possa contribuir para a manutenção da ordem e do bem-estar social.

O termo "Yardstick" que significa "régua" ou "medida de referência" pode ser entendido aqui como uma pessoa que serve como exemplo a ser seguido. Nesse sentido, todas as pessoas podem ser um pouco "Yardstick" ao seguir as normas e servir como modelo para que outras também sigam as mesmas regras. Assim, a normatização se torna mais efetiva e contribui para uma sociedade mais organizada e justa. 


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/