Visa dar enfoque as realizações de ações esportivas e sociais, com crianças para a prática desse esporte que é o mais difundido no mundo, com o objetivo de incentivo à prática desportiva que nos dias de hoje não são mais vistas pelas crianças, pois, entram na era da tecnologia deixando de lado seu desenvolvimento motor e social. Considerando que o movimentar-se é a expressão de uma necessidade humana primordial e que, para a infância, adolescência e mesmo para a idade adulta, mover-se é necessário para descobrir-se a si mesmo, para situar-se no espaço, para estudar e explorar o mundo. O futsal oferece grandes e ricas manifestações de expressão do movimento, e o sujeito que o pratica, como o próprio educador, pode, constantemente, encontrar descobertas sugestivas para o desenvolvimento psicoafetivo e sociomotor. É importante que o professor oportunize aos alunos a apreensão prévia de informações e conhecimentos que possibilitem uma noção geral sobre a modalidade, com exercícios que apresentam uma divisão dos gestos técnicos, das técnicas, da ação motora em seus mínimos componentes. À medida que o aluno passa a dominar melhor cada exercício, estes movimentos já dominados passam a ser integrados em um contexto maior, que logo permitirão o domínio dos componentes básicos da técnica inerente ao jogo esportivo, realizando-se, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do esporte. Muitas vezes os problemas a serem enfrentados são: ambiente físico inadequado, falta de material, falta de habilidades e desprazer com os esportes oferecidos. Entretanto, devemos executar atividades mais diversificadas, melhorias na estrutura física, aulas mais organizadas, incentivo a aprender a jogar a modalidade, a prática auxilia no bem estar da saúde, executar aulas mais animadas e interessantes, prática didático-pedagógica aderindo a uma vida mais saudável, contribuindo assim para cidadãos longe de materiais ilícitos, criminalidade, gerando uma porcentagem de atletas com um futuro promissor formando cidadãos críticos e participativos.

A idéia analítica de que a soma das partes resultará no todo, isto é, de que se o aluno aprender a passar, a chutar, a conduzir o jogo de futsal e os esportes coletivos em geral são muito mais que isso. Jogar futsal exige perceber, antecipar ações (no plano mental) e tomar decisões (GARGANTA, 1998). Escolher corretamente o que fazer dependerá, portanto, de saber escolher e isso demanda uma pedagogia do treino comprometida em propiciar situações nas quais isso seja exigido. Ora, um processo de ensino centrado na repetição de exercícios inibe conflitos e problemas, logo inibe a criatividade e a tomada de decisões.

Com o passar dos tempos, a iniciação da atividade de futsal se torna cada vez mais difundidas porque estimula a discussão sobre os motivos que levam os alunos a praticarem o futsal, apresentando e discutindo vivencias as regras fundamentais para a sua prática, oportunizando aos alunos a vivência e interesses dos elementos fundamentais, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito. Os benefícios da prática do futsal engloba o fortalecimento dos músculos, ampliação da resistência e da capacidade anaeróbica, melhoria na coordenação motora, desenvolvimento de habilidades, convívio social, respeito às regras e aos outros, saber ganhar, perder, oportunizar a descontração e aperfeiçoamento. Produz o entendimento do valor educacional do esporte, possibilitando o entendimento enquanto forma de representação que o sujeito tem produzido historicamente no mundo e exteriorado pela expressão corporal e melhoria de habilidades; propiciando atividades motoras, cognitivas e sociais orientadas por uma planificação com critérios metodológicos adequados a cada faixa etária do desenvolvimento humano; proporcionando um melhoramento das relações interpessoais e socializá-los, dentro  dessa  comunidade  tão  carente  de  recursos  físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros.

O futsal atualmente é uma das modalidades mais populares entre as crianças, seja por sua similaridade com o Futebol ou por ser de grande facilidade encontrar um espaço para o jogo, não é difícil flagrar um grupo de alunos chutando uma bola no pátio da escola no intervalo das aulas.  Sabe-se que a Educação Física possui um grande papel na melhora do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, porém, além desses possui outro objetivo, que é de formar alunos capazes da integração no meio social e do exercício da cidadania (BRASIL, 1998). 

Nesse sentido a escola é um ambiente onde os alunos vivenciam diversas experiências e as mesmas favorecem para sua formação não somente profissional, mas também para uma relação com a sociedade, e é neste ponto que a relação interpessoal se entrelaça com o âmbito escolar.  Segundo Del Prette e Del Prette (1998) o desenvolvimento interpessoal é a capacidade de estabelecer a boa relação entre as pessoas buscando um harmonioso convívio, neste contexto uma das funções escolares é contribuir para a melhora da relação entre as crianças durante o desenvolvimento das aulas.

O Futsal aplicado nas aulas de Educação Física possui um grande potencial para o trabalho da relação interpessoal, segundo Santana (1996) o professor deve trabalhar o Futsal de maneira Lúdica fomentando a união do grupo sem desvincular da prática esportiva.  São nessas aulas que os alunos irão vivenciar experiências de cooperação, solidariedade, dedicação, confiança e responsabilidade, qualidades necessárias tanto para a modalidade esportiva como para a vida social agradável, além disso, a relação professor aluno deve ser muita próxima buscando sempre um vínculo afetivo (COSTA, 2003). Sendo assim o professor deve ter em mente que, ao organizar uma aula de futsal, ela deve incorporar todos os aspectos motores, cognitivos e afetivos em conjunto com a relação interpessoal dos alunos, dessa maneira, serão trabalhados conceitos morais, já que, é a partir das experiências vividas com os colegas, pelas aulas, que os estudantes desenvolverão valores de honestidade, respeito, justiça, entre outros (VINHA, 2003). No que se refere à questão motivacional o Futsal dentro da Educação Física também vem a ser um contribuinte, para Franchin e Barreto (2006) a motivação das crianças e adolescentes surge a partir do reconhecimento de suas habilidades e virtudes pelos indivíduos que compõem seu ambiente social.

Trazendo esse conceito para dentro da escola fica claro que os estudantes participam e assimilam melhor o conteúdo proposto quando o professor e seus colegas o veem como um membro atuante do grupo. Nas aulas de Futsal os alunos buscam satisfação ao praticar a modalidade, aprimorar sua parte técnica e, o mais válido neste caso, a busca por fazer novos amigos e a alegria de estar com eles (COSTA, 2003). O trecho acima evidencia ainda mais o importante papel da Educação Física como proposta de relação interpessoal, e também destaca as principais motivações das crianças que buscam a modalidade do Futsal. Salienta o papel do professor de não apenas passar o conteúdo a ser repetido pelos alunos, mas sim de ser um orientador participativo e aberto as questões dos estudantes, pois somente assim os mesmo chegaram a compreender e a respeitar a sua relação com o próximo, além de se identificar como sujeito atuante do meio social no qual convive. É de extrema importância que o professor entenda o mérito da motivação dos alunos para sua melhora na aprendizagem do conteúdo das aulas e para sua evolução no convívio social.  O resultado são alunos mais disposto e capazes de uma assimilação maior do conteúdo.

De acordo com Santana (1996) quando o educador elabora uma aula com esses aspectos, estará realizando o desenvolvimento do aluno de maneira total, as habilidades motoras serão trabalhadas de maneiras lúdicas com o tema Futsal, a cognição será melhorada, já que o aluno irá analisar o jogo de maneira estratégica e suas emoções serão expressas durante as aulas.  Os valores morais atribuídos pelos mesmos, formando assim, cidadãos capazes de possuir um bom convívio em qualquer ambiente de suas vidas.

 II – O INTERESSE

As aulas de Educação Física na escola podem desenvolver nos alunos o gosto pela prática esportiva, dependendo assim de vários fatores como conteúdos ensinados, os métodos adotados, as relações interpessoais, ambientes propícios para os treinamentos esportivos do futsal e principalmente de quem ensinam. Esses aspectos básicos formam de tal forma os pilares da motivação e do interesse dos alunos em participar das aulas de educação física. Os professores devem agir como mediadores do conhecimento a ser transmitido, propondo desafios e situações que possam proporcionar ao aluno a exploração do seu potencial.

Os conteúdos que despertam maior interesse são os que apresentam significado para o aluno, com propostas desafiadoras e trabalhadas de forma lúdica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997(PCNs) que nos orienta na sobre a questão do trabalho da educação Física nas series iniciais, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais e esportivas, como jogos, lutas, ginásticas e danças e dentre outras com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Portanto, a educação física faz parte de toda a vida escolar do aluno. Segundo Libâneo (1994), Lopes (1996), observavam o planejamento escolar como processo responsável por racionalizar, organizar e coordenar a prática docente.

A Educação Esportiva tem como principio estimular o desenvolvimento físico e  mental, além de ampliar as habilidades dos envolvidos, aumenta o respeito, a disciplina, valorização do companheirismo e a cooperação. Vendetti e Sousa (2008) afirmam a importância de o professor trabalhar no processo ensino aprendizagem, diversificando as atividades e fazendo com que aos alunos tenha consciência das suas possibilidades e desafios.

Segundo Betti, (1992,1994) “A integração que possibilitará o usufruto da cultura corporal, de movimento há de ser plena é efetiva, social, cognitiva e motora, vale dizer, é a integração de sua personalidade”.

[...]