UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

Marineusa do Rosário Vieira 

SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA 

POLO DE VITÓRIA – ES

Maio/2015 

UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA 

Marineusa do Rosário Vieira 

SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 

Polo de Vitória - ES

Maio/2015

Aas

SEXUALIDADE E GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

 

A adolescência é a fase que o ser humano vivencia novas situações, época de mudanças físicas e emocionais. É quando a pessoa deixa de ser criança e passa a desenvolver a vida adulta. É nessa fase que os adolescentes necessitam de maior orientação de seus pais e da sociedade, pois é o momento em que passa a desenvolver sua sexualidade. Os conceitos que vão agregar a sua personalidade sobre a sexualidade e como vão vivê-la, vai depender de como eles foram orientados.

A maneira como os adolescentes lidam com a sexualidade, e como vão vivê-la e expressá-la é influenciada por vários fatores, entre os quais estão a qualidade das relações afetivas que vivenciaram e, ainda vivenciam, com pessoas significativas na sua vida, pelas transformações corporais, psicológicas e cognitivas trazidas pelo crescimento e desenvolvimento, até os valores culturais e crenças na sociedade na qual estão inseridos.

Teoricamente deveria ser desta forma o acontecimento das coisas, porém vivemos em uma sociedade onde os adolescentes estão começando a sua sexualidade cada dia mais cedo. E de uma forma totalmente alienada, porque os pais muitas vezes não tem tempo para orientá-los ou porque não tiveram a cultura suficiente para conversar com seus filhos sobre a forma deles conduzirem a sua sexualidade de forma sadia e madura. Ainda existe  muito preconceito e tabus nos dias de hoje acerca desse assunto.

E por não serem orientados pelos pais, os adolescentes buscam informações e apoio em seus amigos, o que os levam a construir uma ideia imatura de como viver a sexualidade e quais as consequências desses atos se forem exercidos de forma despreparada. Eles não conseguem discernir que o ato sexual é um ato de amor, que deve trazer felicidade para a vida do jovem casal, confundem sexo com paixão.

E por causa dessa despreparação, está crescendo cada dia mais o número de gravidez na adolescência. Segundo Bouer (2006, pág. 39), cerca de 40 % das adolescentes engravidam antes dos 20 anos. É inegável as consequências de uma gravidez indesejada, principalmente quando a pessoa é jovem e deveria estar se preparando para ser um bom profissional, desenvolver suas atividades intelectuais. Devido a essa falta de informação nascem milhares de bebês, filhos de adolescentes que ainda estão em processo de desenvolvimento, o que acarreta consequências desastrosas e irreversíveis para estes, pois ainda não estão em condições de assumirem assuntos familiares e nem sociais para assumirem os compromissos que um filho representa.