1 Introdução

Abordar sobre religião é algo muito difícil, tendo em vista que a abrangência do conceito do termo é, por demais, imensa. Infindáveis conceitos de diversas ideologias podem ser apresentados, no entanto, para não se tornar um texto muito prolixo e sem um fundamento concreto, o artigo em apreço se atem em descrever sobre história e dogmas no que diz respeito à fé cristã.

Joachim Fischer, 2008, ao abordar sobre a história dos dogmas ou a história do pensamento cristão diz que “é fácil dizer o que são dogmas”, são as “definições teológicas formais de enunciados fundamentais da verdade cristã, proclamadas por concílios universais ou, na Igreja Católica Romana, desde meados do século XIX”.  Segundo o autor, “trata-se de enunciados fundamentais normativos que comprometem a todos/as, dentro da própria igreja”. Difícil, no entanto, é “captar o pensamento cristão”, como por exemplo, qual? E de quem? Pois as pessoas são individuais, com mentes fervilhantes de ideias e não há como criar um consenso comum que se estabeleça como o “pensamento cristão”.

Deus, religião e crenças são termos que geram em torno de si uma infinidade de conceitos, ideologias e interpretações como se seguem.

 

2  Objetivo geral

Este artigo tem como objetivo abordar sobre a história e dogmas da religião; os conceitos, as ideologias e os pensamentos que giram em torno do assunto em destaque.

 

 

2.1  Objetivos específicos

Abordar sobre as diversas ideologias e conceitos a respeito da religião.

Fazer uma reflexão sobre quem é Deus e o que as pessoas pensam a respeito dele.

Compreender o conceito de dogmas e com que objetivos estes são estabelecidos.

 A razão da escolha deste tema é a importância de compreender o que é religião, sua historicidade, seus dogmas.

 

3 - Métodos e técnicas utilizados

O assunto em foco é a religião sua história e dogmas. Será uma pesquisa qualitativa, por se tratar de um problema de natureza abstrata. Serão abordadas as questões pertinentes ao assunto em destaque como Deus, Fé cristã e crenças, rituais. Será feito um levantamento bibliográfico e na mídia de escritores experientes no assunto, portanto, do ponto de vista do objetivo será exploratório. Quanto ao procedimento técnico, será bibliográfico, pois as informações serão recolhidas em obras literárias já existentes.

Será feita uma análise crítica de obras de alguns autores que abordam sobre o assunto para demonstrar a relevância de tal estudo para os interessados nesta área de pesquisa.