O FUTURO DA NAÇÃO DE ISRAEL (parte 4)

Depois de mostrar que a salvação eterna se dá única e exclusivamente pelo processo da Graça de Deus na vida do homem sem que haja mérito da parte dele, agora o apóstolo da graça nos revela a razão do entorpecimento da nação de Israel. Vejamos:

Versículos 7 e 8 (Romanos 11): “QUE DIREMOS, POIS? O QUE ISRAEL BUSCA, ISSO NÃO CONSEGUIU; MAS A ELEIÇÃO O ALCANÇOU; E OS MAIS FORAM ENDURECIDOS, COMO ESTÁ ESCRITO: DEUS LHES DEU ESPÍRITO DE ENTORPECIMENTO, OLHOS PARA NÃO VER E OUVIDOS PARA NÃO OUVIR, ATÉ AO DIA DE HOJE”. Afinal de contas, o que foi que Israel buscou e não alcançou? A resposta está no contexto desta carta: “QUE DIREMOS, POIS? QUE OS GENTIOS, QUE NÃO BUSCAVAM A JUSTIFICAÇÃO, VIERAM A ALCANÇÁ-LA, TODAVIA, A QUE DECORRE DA FÉ; E ISRAEL, QUE BUSCAVA A LEI DE JUSTIÇA, NÃO CHEGOU A ATINGIR ESSA LEI. POR QUÊ? PORQUE NÃO DECORREU DA FÉ, E SIM COMO QUE DAS OBRAS. TROPEÇARAM NA PEDRA DE TROPEÇO” (Romanos 9:30-32).

A grande questão está exatamente aqui, a saber, que em lugar de se submeter à justiça de Deus, Israel procurou estabelecer a sua própria justiça. Por esta razão o coração do povo judeu ficou entorpecido, isto é, adormecido, paralisado quanto às verdades de Deus: “PORQUANTO, DESCONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS E PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA, NÃO SE SUJEITARAM À QUE VEM DE DEUS” (Romanos 10:3). Conclusão, mesmo que haja um remanescente fiel em Israel, a grande maioria ainda é incrédula quanto à pessoa de Jesus: “PARA VÓS OUTROS, PORTANTO, OS QUE CREDES, É A PRECIOSIDADE; MAS, PARA OS DESCRENTES, A PEDRA QUE OS CONSTRUTORES REJEITARAM, ESSA VEIO A SER A PRINCIPAL PEDRA, ANGULAR E: PEDRA DE TROPEÇO E ROCHA DE OFENSA. SÃO ESTES OS QUE TROPEÇAM NA PALAVRA, SENDO DESOBEDIENTES, PARA O QUE TAMBÉM FORAM POSTOS” (1 Pedro 2:7,8). Eu acredito que estas palavras de Pedro dispensam comentários.

E o pior é que já se passou cerca de 2 mil anos, e até agora a cegueira espiritual de Israel a respeito da divindade de Jesus ainda permanece, pois essa pedra de tropeço continua sendo o entrave de sua fé e esperança; já que Ele é a verdadeira Justiça de Deus. Veja o contexto: “PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO, PARA JUSTIÇA DE TODO AQUELE QUE CRÊ. ORA, MOISÉS ESCREVEU QUE O HOMEM QUE PRATICAR A JUSTIÇA DECORRENTE DA LEI VIVERÁ POR ELA”  (Romanos 10:4). Quando um homem se confronta com a justiça de Deus, e mesmo assim toma à decisão de continuar seguindo pelo seu próprio caminho, então o embotamento, a dureza e a cegueira espiritual representam o resultado normal em sua vida: “MAS, SE O NOSSO EVANGELHO AINDA ESTÁ ENCOBERTO, É PARA OS QUE SE PERDEM QUE ESTÁ ENCOBERTO, NOS QUAIS O DEUS DESTE SÉCULO CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCRÉDULOS, PARA QUE LHES NÃO” (2 Coríntios 4:3,4). Bom feriado e até amanhã com a nossa quinta aula! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

O FUTURO DA NAÇÃO DE ISRAEL (parte 5)

Pari passu, isto é, concomitantemente, nós estamos conhecendo a verdadeira interpretação do capítulo 11 da carta de Paulo aos Romanos, que na minha humilde avaliação representa um Raio-X de toda coluna vertebral que envolve tanto o presente quanto o futuro da nação de Israel; e olha que nós estamos apenas no início dos nossos estudos. Vamos então prosseguir com esta nossa visão:

Versículo 8 e 9: “E DIZ DAVI: TORNE-SE-LHES A MESA EM LAÇO E ARMADILHA, EM TROPEÇO E PUNIÇÃO; ESCUREÇAM-SE-LHES OS OLHOS, PARA QUE NÃO VEJAM, E FIQUEM PARA SEMPRE ENCURVADAS AS SUAS COSTAS”. Agora, o apóstolo Paulo está citando um dos Salmos do Velho Testamento, no qual o salmista descreve a mesa dos seus inimigos como deserta, seus olhos obscurecidos, e suas costas encurvadas por causa da luta: “SUA MESA TORNE-SE-LHES DIANTE DELES EM LAÇO, E A PROSPERIDADE, EM ARMADILHA. OBSCUREÇAM-SE-LHES OS OLHOS, PARA QUE NÃO VEJAM; E FAZE QUE SEMPRE LHES VACILE O DORSO. DERRAMA SOBRE ELES A TUA INDIGNAÇÃO, E QUE O ARDOR DA TUA IRA OS ALCANCE” (Salmos 69:22-24).

Paulo está dizendo agora que a razão da nação de Israel subsistir até aos dias de hoje se deve as infalíveis promessas de Deus. Porque muito embora a maioria do povo de Deus esteja atualmente sob julgamento divino, a existência de uma minoria é a prova de que o Todo-Poderoso não repudiou completamente o seu povo original: “MESMO ASSIM, ESTANDO ELES NA TERRA DOS SEUS INIMIGOS, NÃO OS REJEITAREI, NEM ME ABORRECEREI DELES, PARA CONSUMI-LOS E INVALIDAR A MINHA ALIANÇA COM ELES, PORQUE EU SOU O SENHOR, SEU DEUS” (Levítico 26:44). Conforme visto, nada e nem ninguém poderá invalidar as promessas que Deus firmou com a Casa de Israel. Quem é então o Hamas, o Fatah, o Hezbollah, o Jihad Islâmico, ou qualquer outro grupo terrorista do Oriente Médio que possa levar a bom termo o projeto de aniquilamento da nação escolhida do Senhor?

Veja mais está promessa: “NUNCA MAIS TE CHAMARÃO DESAMPARADA, NEM A TUA TERRA SE DENOMINARÁ JAMAIS DESOLADA; MAS CHAMAR-TE-ÃO MINHA-DELÍCIA; E À TUA TERRA, DESPOSADA; PORQUE O SENHOR SE DELICIA EM TI; E A TUA TERRA SE DESPOSARÁ... E CHAMAR-LHES-ÃO: POVO SANTO, REMIDOS DO SENHOR; E TU SERÁS CHAMADA: PROCURADA, A CIDADE NÃO DESAMPARADA” (Isaías 62:4,12). Todo teólogo, ou mesmo um estudante das Escrituras, que defende a famigerada Teologia da Substituição deveria saber que Deus tem promessas de restauração espiritual para a nação de Israel.

E mesmo que esta palavra ainda não te é suficiente para lhe convencer, receba então mais esta aqui: “PORQUE NO MEU SANTO MONTE, NO MONTE ALTO DE ISRAEL, DIZ O SENHOR DEUS, ALI TODA A CASA DE ISRAEL ME SERVIRÁ, TODA, NAQUELA TERRA; ALI ME AGRADAREI DELES, ALI REQUEREREI AS VOSSAS OFERTAS E AS PRIMÍCIAS DAS VOSSAS DÁDIVAS, COM TODAS AS VOSSAS COISAS SANTAS. AGRADAR-ME-EI DE VÓS COMO DE AROMA SUAVE, QUANDO EU VOS TIRAR DENTRE OS POVOS E VOS CONGREGAR DAS TERRAS EM QUE ANDAIS ESPALHADOS; E SEREI SANTIFICADO EM VÓS PERANTE AS NAÇÕES. SABEREIS QUE EU SOU O SENHOR, QUANDO EU VOS DER ENTRADA NA TERRA DE ISRAEL, NA TERRA QUE, LEVANTANDO A MÃO, JUREI DAR A VOSSOS PAIS” (Ezequiel 20:40-42). De acordo com mais esta promessa de restauração de Israel, nós fechamos esta semana de estudos. Só que o tema continuará na próxima segunda feira. Um ótimo final de semana! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)