REFLEXÃO SOBRE EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO CAPÍTULO 24 – CARREGAR A CRUZ!

PROFESSOR Me. Ciro José Toaldo

 

Boa tarde, irmãos.

Sejam muito bem vindos a mais um Programa Regeneração, Direção: Nilton Cesar, Apresentação: XXX. O nosso Programa é de Competência do Grupo Espirita Paulo e Estevão de Naviraí – MS, somos Mantenedores do Albergue Diuturno Alvorecer do labor.

Nosso Programa é Reprisado na Rádio Portal da Luz de Dourados – MS, aos Domingos as 04h00, as 17 e às 24h (horário de Brasília). O endereço eletrônico para que você possa ouvir é: www.radioportaldaluz.com,e também as segunda e quintas feiras às 08hs da manhã no site www.reinaldosouza.com.br  para que você possa acompanhar o nosso Programa em todas as partes do Brasil e do mundo.

Convide um amigo para ouvir com você!

A Doutrina Espirita nos presenteia com o Evangelho no Lar, seguindo as sugestões do nosso Mestre Jesus nos reunimos para Orar, fixamos um horário, e 1x na semana, com os nossos familiares iremos nos Reunir para nos conectarmos com Deus e a Espiritualidade Maior, colocamos uma Jarra com Água para ser Fluidificada, para que nesta água seja depositado o remédio que necessitamos, faça uma leitura que pode ser o Evangelho Segundo o Espiritismo, a Bíblia Sagrada ou qualquer livro de sua preferencia que fale sobre Deus, inicie com uma prece, faça a leitura, os comentários acerca da Leitura e uma Prece para encerramento. Convide Jesus para estar no seu lar, nos unamos em Oração pedindo a proteção aos nossos familiares e assim iniciaremos uma semana produtiva e com os pensamentos voltados para o mais Alto.

No Programa de hoje, vamos refletir a respeito do CARREGAR A CRUZ QUEM QUISER SALVAR A VIDA - ITENS 17 A 19. Procuremos entender sobre os ensinamentos de Jesus.

O Evangelho Segundo o Espiritismo   Capítulo XXIV, item 17 nos diz:   

Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e carregarem de injúrias, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do Homem. Folgai naquele dia, e exultai; porque, olhai, que grande é o galardão no céu; porque desta maneira, tratavam os profetas os pais deles.” (Lucas, VI: 22e23)

E chamando a si o povo, com seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser me seguir, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas o que  perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois de que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos, VIII: 34a 36, e semelhante em Mateus, X: 38e39, João, XII: 25 e 26, e Lucas, IX: 23 a 25)

 

 

     Jesus conclama o cristão, nessas frases, como em outras, à vivência evangélica em qualquer lugar, com sinceridade, com naturalidade, mesmo entre pessoas incapazes de entendê-las e aceitá-las, mesmo recebendo zombarias, críticas ou injúrias.

     Para assim proceder, é necessário que seus ensinos sejam penetrados no íntimo do ser, dando ao cristão a certeza de que são verdadeiros, que se constituem o caminho reto que leva o Espírito imortal à perfeição e à felicidade.

     É necessário que o amor a Deus, “Inteligência suprema e causa primária de todas as coisas”, a Jesus, o Espírito mais puro que já viveu na Terra, ao próximo, que é todo aquele que do outro se aproxima, que dele necessita, seja a meta a ser perseguida durante seu processo evolutivo.

     É necessário que os valores espirituais sejam considerados acima dos valores materiais, sacrificando esses em favor daqueles, portanto se somos criaturas que realmente são focadas na espiritualidade e em seus valores, devemos acreditar, sobretudo quando nada fizer sentido que aqui não é casa é apenas caminho...

     Sabemos que a vida é eterna para todos, e todos se tornarão Espíritos puros. Assim, quando Jesus diz “o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á”, está se referindo à perda das oportunidades de elevação que cada existência lhe proporciona, devido ao apego à vida material, com seus valores.

 

     Os que se esforçam por vivenciar os ensinos de Jesus, na sua pureza, na sua coerência, na sua sabedoria, não têm receio do mal exterior, porque confiam no amor e na justiça do Pai, que dá a cada um segundo suas obras, segundo sua maneira de sentir, pensar e agir.

     “Se alguém me quiser seguir, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”, disse Jesus.

Como entender o negar-se a si próprio, se tudo na Terra leva o homem à satisfação das suas necessidades materiais e espirituais?

     Negar-se a si mesmo é negar-se a ser fruto da matéria, é compreender-se como Espírito imortal, percebendo que suas necessidades espirituais estão acima das necessidades materiais; que essas devem ser satisfeitas na medida do bem que possa proporcionar ao Ser Eterno.

     Em assim se percebendo, eliminará todo excesso, todo supérfluo, no objetivo de não prejudicar o Espírito, que levará consigo para sempre, apenas os valores espirituais desenvolvidos durante a existência, negando-se durante essa, a tudo que possa dificultar a sua progressão espiritual.

      Com esse objetivo, direcionará suas energias para as atividades que beneficiem a si e aos demais, evitando as que possam prejudicar a si e aos demais.

      É estabelecer uma meta de desenvolvimento espiritual, no bem, para o bem, pelo bem, esforçando-se por não perdê-la em nenhum momento; se ou quando isso acontecer, retomá-la logo que se aperceber do desvio, permanecendo no caminho, através do qual o objetivo será atingido, não importando quando, nem como, porque tem certeza da vitória.

      Tomar a sua cruz é aceitar a lei de causa e efeito, fruto da Inteligência Suprema, que não condena ninguém, mas dá a todos as consequências dos seus atos agradáveis ou desagradáveis, para aprendizado e evolução espiritual. De que valem imposições doutrinárias aos indivíduos que acabam perdendo a sua própria liberdade e a dimensão do livre arbítrio?

      Quando passamos a entender o quando a cruz é primordial para a nossa evolução, deixaremos de se revoltar, reclamar, lamentar e enfrentaremos as vicissitudes, com coragem, confiança em Deus e em si, sabendo que colhe o que planta, favorecendo sua caminhada em direção à meta entendida e aceita.

Jesus com deu o próprio exemplo, como nos mostra Chico Xavier em sua obra Fonte Viva, na página 131, escreve Chico: “ Era príncipe da paz e achava-se vencido pela guerra dos interesses inferiores; era justo e padecia de suprema injustiça e para consenso humano era a extrema perda e foi relegado ao sofrimento, foi rodeado de ódio e sarcasmo e foi esquecido. Mas, no outro dia, transformava a própria dor em glória divina. Do sangue do madeiro ressurgia a luz. Convertia-se a derrota escura em vitória resplandecente....” 

      Portanto, seguir Jesus é entender seus ensinamentos e estuda-los, compreendê-los o melhor possível, trazê-los para a vivência cotidiana, praticá-los, esforçando-se o máximo para tal, porque Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. 

       Nos alerta Francisco Xavier: “que não devemos tropeçar no fácil triunfo ou na auréola barata dos crucificadores. Toda vez que as circunstâncias te compelirem a modificar o roteiro da própria vida, prefere o sacrifício de ti mesmo, transformando a tua dor em auxilia para muitos, porque todos aqueles que recebem a cruz, em favor dos semelhantes, descobrem o trilho da eterna encarnação”.

Estes são desafios evolutivos, não se trata de santidade, mas do esforço diária em querer ser melhor é para isso que estamos aqui neste mundo para nos purificar e se aperfeiçoar. 

           Antes de ouvirmos a nossa irmã Karen, ouçamos e reflitamos nesta bela canção de Elizabete Lacerda   com o título “Confia e vai”.  

https://www.youtube.com/watch?v=wBFjbFwzwXc