A NOSSA REFLEXÃO DE SÁBADO

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna”                                     (1 João 5:11-13)

É sabido que o tema “Salvação” vem causado ao longo dos tempos algumas divergências teológicas no meio do mundo cristão. Porque enquanto alguns crêem nela em termos absolutos, isto é, eternos; já outros acham que a salvação é temporal, ou seja, que se perde por não ser definitiva.

Mas afinal de contas, é possível o cristão se sentir seguro na sua salvação? E mais, qual é a sua opinião, Pastor, como professor de teologia há tanto tempo? Bem, para mim não é uma questão de opinião pessoal – porque cada um tem a sua –, e sim por ser uma questão de revelação bíblica.

O vocábulo “salvação” deriva do latim “salvare”, e que abrange outros termos como “segurança”, “recuperação”, “bem-estar” e “redenção”. Já No âmbito espiritual, a “salvação” significa “estar todo limpo”, ou seja, limpo de todos os pecados e da condenação: “DECLAROU-LHE JESUS: QUEM JÁ SE BANHOU NÃO NECESSITA DE LAVAR SENÃO OS PÉS; QUANTO AO MAIS, ESTÁ TODO LIMPO. ORA, VÓS ESTAIS LIMPOS, MAS NÃO TODOS” (João 13:10). Lembrando que esse “nem todos” é uma referência a Judas Iscariotes que viria a trair Jesus, e que nunca esteve salvo.

Em termos mais absolutos, a salvação concede a visão espiritual a todo aquele que se encontrava nas trevas: “PROSSEGUIU JESUS: EU VIM A ESTE MUNDO PARA JUÍZO, A FIM DE QUE OS QUE NÃO VEEM VEJAM, E OS QUE VEEM SE TORNEM CEGOS” (João 9:39). Logo, a salvação não é para todos os homens, e sim somente para aqueles que foram chamados segundo o propósito de Deus.

É importante também saber que as Escrituras tornam o homem “sábio” para a salvação eterna, e isto acontece por meio da fé depositado em Jesus “TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE E DE QUE FOSTE INTEIRADO, SABENDO DE QUEM O APRENDESTE E QUE, DESDE A INFÂNCIA, SABES AS SAGRADAS LETRAS, QUE PODEM TORNAR-TE SÁBIO PARA A SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO JESUS” (2 Timóteo 3:14,15). O mesmo Paulo também nos mostra o ingrediente essencial que garante a salvação eterna: “POR ISSO, TAMBÉM PODE SALVAR TOTALMENTE OS QUE POR ELE SE CHEGAM A DEUS, VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES” (Hebreus 7:25). Esse ingrediente é a permanente intercessão de Jesus em favor de seus filhos, e isto pode ser encontrado na Oração Sacerdotal de Jesus (João 17).

Um dos textos mais seguros e bem explícitos que mostram a segurança da Salvação Eterna na vida de alguém é, sem dúvida, este aqui: “AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ; EU AS CONHEÇO, E ELAS ME SEGUEM. EU LHES DOU A VIDA ETERNA; JAMAIS PERECERÃO, E NINGUÉM AS ARREBATARÁ DA MINHA MÃO” (João 10:27,28). E ainda tem gente que passa por cima desta palavra de Jesus pregando e sustentando que a salvação eterna se perde. É simplesmente inacreditável.

É preciso saber que no ponto de vista das Escrituras, a salvação é algo eterno e não provisório, ou temporal; já que ele se deu na Cruz do Calvário: “CERTAMENTE, A PALAVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE SE PERDEM, MAS PARA NÓS, QUE SOMOS SALVOS, PODER DE DEUS”              (1 Coríntios 1:18).  Então, se nós os seguidores de Cristo já somos salvos; isto quer dizer que é a obra realizada por Jesus naquele cruz que sustenta a nossa salvação eterna.

Ademais, a obra da salvação eterna pode ser descrita em termos de passado, de presente e de futuro. Ou seja, o cristão foi salvo, está sendo salvo, e ainda será salvo: “CERTAMENTE, A PALAVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE SE PERDEM, MAS PARA NÓS, QUE SOMOS SALVOS, PODER DE DEUS” (Romanos 5:9,10). Explicando melhor, do passado porque todos os pecados que nos separavam de Deus foram perdoados; do presente porque nós estamos guardados de todo mal; e do futuro porque seremos poupados do julgamento da ira do Cordeiro.

Ademais, ainda, a Salvação tem o nome de Eterna porque ela é possessiva, progressiva e futurística; porque toda obra que Deus começou, Ele há de terminá-la. Como possessiva: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Como progressiva: “ASSIM, POIS, AMADOS MEUS, COMO SEMPRE OBEDECESTES, NÃO SÓ NA MINHA PRESENÇA, PORÉM, MUITO MAIS AGORA, NA MINHA AUSÊNCIA, DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR” (Filipenses 2:12). Como futurista: “E DIGO ISTO A VÓS OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO: JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; PORQUE A NOSSA SALVAÇÃO ESTÁ, AGORA, MAIS PERTO DO QUE QUANDO NO PRINCÍPIO CREMOS” (Romanos 13:11).

Como última coisa, alegar que a Salvação se perde é uma latente prova da falta de conhecimento bíblico sobre o assunto. Porque a própria Bíblia é enfática em procurar mostrar que a Salvação vem de Deus, e que isto é um dom dele. Sendo assim, todos os dons de Deus são irrevogáveis. Depois também, o cristão verdadeiro sabe que ele pertence a este Deus: “SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS E QUE O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO” (1 João 5:19). Pergunto: E você, tem a certeza desta paternidade? Senão, procure se arrepender dos seus pecados o quanto antes; confesse a Jesus como o teu Salvador para que possa viver na segurança e na garantia da Salvação Eterna. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)