A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 6)                                                                 (Um Breve Estudo Panorâmico)                              

Nós estamos iniciando mais uma semana, e com ela estaremos dando prosseguimento aos nossos estudos sobre As Bem-Aventuranças de Jesus que foram ministradas no seu Sermão da Montanha bem no início do seu ministério terreno.

6ª) Os Limpos de Coração: “BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO, PORQUE VERÃO A DEUS” (Mateus 5:8). Nesta sexta bem-aventurança, Jesus não está se referindo à limpeza da alma, nem do espírito, e muito menos da carne; mas do coração. Em minha forma de entender, esse “coração” é uma referência direta à integridade que nós devemos ter em nossa conduta de vida cristã que envolve a pureza moral e a prática do perdão. Eu acredito que esta palavra de Jesus a seguir resume tudo: “SÃO OS OLHOS A LÂMPADA DO CORPO. SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS, TODO O TEU CORPO SERÁ LUMINOSO; SE, PORÉM, OS TEUS OLHOS FOREM MAUS, TODO O TEU CORPO ESTARÁ EM TREVAS. PORTANTO, CASO A LUZ QUE EM TI HÁ SEJAM TREVAS, QUE GRANDES TREVAS SERÃO!” (Mateus 6:22,23).

Noutras palavras, os “limpos de coração” são aquelas pessoas que evitam se contaminar com os sentimentos de mágoa, de inveja, de ódio, de represália, de rancor, de egoísmo e outros. Ademais, ser limpo de coração implica em ter olhos puros, conforme visto nesta passagem bíblica. Quando a pessoa cristã possui um coração limpo, isto é um forte sinal que ela está livre da contaminação do pecado, passando a ter uma visão límpida de Deus: “AMADOS, AGORA, SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEREMOS DE SER. SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE, PORQUE HAVEREMOS DE VÊ-LO COMO ELE É” (1 João 3:2).

Veja agora o que o apóstolo Paulo escreveu sobre isto: “PORQUE, AGORA, VEMOS COMO EM ESPELHO, OBSCURAMENTE; ENTÃO, VEREMOS FACE A FACE. AGORA, CONHEÇO EM PARTE; ENTÃO, CONHECEREI COMO TAMBÉM SOU CONHECIDO” (1 Coríntios 13:12). Agora, nós estamos sendo informados que a nossa visão sobre Deus atingirá o seu clímax com a volta de Cristo a esta terra. Por outro lado, o limpo de coração também verá Deus no sentido de livramento, de conquistas e vitórias em sua caminhada nesta terra.  

Em contraste com o ímpio que verá a Deus como juiz de condenação, o cristão o verá como advogado de defesa: “FILHINHOS MEUS, ESTAS COISAS VOS ESCREVO PARA QUE NÃO PEQUEIS. SE, TODAVIA, ALGUÉM PECAR, TEMOS ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO” (1 João 2:1). Jesus defende todas as causas daqueles que são limpos de coração, guardando-os da contaminação das coisas destrutivas deste mundo: “POIS NÃO DEIXARÁS A MINHA ALMA NA MORTE, NEM PERMITIRÁS QUE O TEU SANTO VEJA CORRUPÇÃO. TU ME FARÁS VER OS CAMINHOS DA VIDA; NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA, NA TUA DESTRA, DELÍCIAS PERPETUAMENTE” (Salmos 16:10,11). Até amanhã com a nossa sétima aula! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 7)                                                                 (Um Breve Estudo Panorâmico)

Saúdo ao estimado (a) leitor (a) com a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. E que você tenha um dia muitíssimo abençoado na presença de Deus. Nesta nossa sétima aula nós estaremos abordando sobre mais uma das nove Bem-Aventuranças de Jesus. Vamos então a ela:

7ª) Os Pacificadores: “BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES, PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS” (Mateus 5:9). Nesta penúltima Bem-Aventurança, nós na condição de cristãos estamos sendo convocados para sermos um pacificador, e isto tanto na Igreja como na sociedade, mesmo que venhamos encontrar tanta resistência alheia. No entanto, nós não podemos perder o nosso alvo que é o de semear a paz: “SOU PELA PAZ; QUANDO, PORÉM, EU FALO, ELES TEIMAM PELA GUERRA” (Salmos 120:7).

A tarefa da pacificação não é difícil de ser empreendida, apesar de haver tanta oposição; já que ela não é algo exclusivo do ser humano, e sim que se trata de uma obra divina: “DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU; NÃO VO-LA DOU COMO A DÁ O MUNDO. NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO, NEM SE ATEMORIZE” (João 14:27). Depois também, paz significa reconciliação. Daí a razão de Jesus ter nos reconciliado com o Pai: “ORA, TUDO PROVÉM DE DEUS, QUE NOS RECONCILIOU CONSIGO MESMO POR MEIO DE CRISTO E NOS DEU O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO, A SABER, QUE DEUS ESTAVA EM CRISTO RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO, NÃO IMPUTANDO AOS HOMENS AS SUAS TRANSGRESSÕES, E NOS CONFIOU A PALAVRA DA RECONCILIAÇÃO” (2 Coríntios 5:18,19).

Em suma, o resultado da pacificação sempre será o do entendimento. Sendo que o entendimento gera, por sua vez a união e o acordo. Então, é a partir daí que nós passamos a testemunhar, especialmente em termos de igreja, um grupo de pessoas que esteja cultivando os mesmos sentimentos: “ROGO-VOS, IRMÃOS, PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE FALEIS TODOS A MESMA COISA E QUE NÃO HAJA ENTRE VÓS DIVISÕES; ANTES, SEJAIS INTEIRAMENTE UNIDOS, NA MESMA DISPOSIÇÃO MENTAL E NO MESMO PARECER” (1 Coríntios 1:10).

Eu termino esta aula dando o meu testemunho pessoal.  Durante 32 longos anos, eu estive a frente da direção de uma igreja. E durante todo esse tempo eu pude perceber o quanto difícil é você manter a harmonia e a pacificação na obra de Deus. Isto porque as investidas vêm mais de dentro do que do lado de fora da igreja. Por esta razão Jesus nos preveniu que os nossos maiores inimigos estariam dentro da nossa própria casa.  Como última citação bíblica, veja esta aqui: “SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR” (Hebreus 12:14). Você conhece aquela expressão que diz: “Eu tenho engolido sapo?”. Assim tem que fazer o cristão: Ser um engolidor de sapo. Ou seja, para sermos um pacificador nós temos que suportar as injustiças, as injúrias e as ofensas que constantemente sofremos. Porque esta é uma das formas de nós seremos reconhecidos como sendo filhos de Deus. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 8)                                                             (Um Breve Estudo Panorâmico)

Esta nossa oitava Bem-Aventurança que nós estaremos analisando nesta aula de hoje tem muito a ver com o momento conturbado que a nação brasileira tem enfrentado nesses últimos anos. Infelizmente, nós temos testemunhado uma triste e gritante inversão de valores. É como disse o profeta Isaías ao declarar que os homens estão chamando o doce de amargo, e o amargo de doce.

8ª) Os Perseguidos Por Causa da Justiça: “BEM-AVENTURADOS OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mateus 5:10). Pode até parecer estranho que Jesus esteja passando dos “pacificadores” para os “perseguidos”. No entanto, o que Ele está mostrando aqui é que por mais que nós nos esforcemos em plantar a paz, sempre encontramos uma barreira formada pelos opositores; já que eles rejeitam a Cristo que é o príncipe da paz.   

Certa vez, eu li uma matéria que dizia que a perseguição é simplesmente a atitude de conflito entre dos sistemas divergentes, de valores diferentes e irreconciliáveis. E mesmo diante deste fato, nós devemos levar em consideração aquilo que fora dito por Jesus: “AO QUE TE BATE NUMA FACE, OFERECE-LHE TAMBÉM A OUTRA; E, AO QUE TIRAR A TUA CAPA, DEIXA-O LEVAR TAMBÉM A TÚNICA” (Lucas 6:29).

Ainda que não faça parte da nossa índole, há momentos que exigem de nós uma atitude de contemporização. Porque é preciso levar em conta que a Bíblia tem inúmeras promessas para aqueles que sofrem perseguições por causa da sua fé em Cristo; e dentre elas encontra-se esta aqui:                 “AMADOS, NÃO ESTRANHEIS O FOGO ARDENTE QUE SURGE NO MEIO DE VÓS, DESTINADO A PROVAR-VOS, COMO SE ALGUMA COISA EXTRAORDINÁRIA VOS ESTIVESSE ACONTECENDO; PELO CONTRÁRIO, ALEGRAI-VOS NA MEDIDA EM QUE SOIS COPARTICIPANTES DOS SOFRIMENTOS DE CRISTO, PARA QUE TAMBÉM, NA REVELAÇÃO DE SUA GLÓRIA, VOS ALEGREIS EXULTANDO (1 Pedro 4:12,13).

Pedro adverte seus leitores para que não sejam tomados de surpresa, aparentemente indicando uma provação mais severa do que qualquer outra que tivessem experimentado. Este versículo aplica-se bem naquela época quando a perseguição do Imperador Nero era implacável contra os cristãos, ao ponto de fazê-los de tochas ardentes que queimavam durante à noite como se fossem lanternas nos jardins do imperador.

Encerrando esta aula, considerando que a relação dessas Bem-Aventuranças tem o objetivo de descrever aquilo que cada seguidor de Jesus deve ser; então, é fácil concluir que os predicados exigidos para que alguém possa dizer que é, de fato, um discípulo de Cristo, está exatamente na condição dele passar por desprezo e rejeição; injúria e perseguição; pois, afinal, isto tudo representa uma marca do verdadeiro discipulado cristão. Porque o cristão que não espera por oposição em sua caminhada não está vivendo piedosamente em Cristo, ou seja, numa palavra mais objetiva, ele não está carregando a sua cruz, como nos mandou o Mestre. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 9)                                                             (Um Breve Estudo Panorâmico)

Nesta nossa última Bem-Aventurança nós somos estimulados a sermos co-participantes dos sofrimentos de Cristo. Vamos então prestar bastante atenção nesta aula de hoje para que ela venha fortalecer as nossas convicções quanto ao aprendizado do discipulado de Jesus.

9ª) O Sofrimento Pela Nome de Cristo: “BEM-AVENTURADOSSOIS QUANDO, POR MINHA CAUSA, VOS INJURIAREM, E VOS PERSEGUIREM, E, MENTINDO, DISSEREM TODO MAL CONTRA VÓS”. (Mateus 5:11). Esta exortação me leva de imediato até outro texto bíblico: “ESTÊVÃO, CHEIO DE GRAÇA E PODER, FAZIA PRODÍGIOS E GRANDES SINAIS ENTRE O POVO. LEVANTARAM-SE, PORÉM, ALGUNS DOS QUE ERAM DA SINAGOGA CHAMADA DOS LIBERTOS, DOS CIRENEUS, DOS ALEXANDRINOS E DOS DA CILÍCIA E ÁSIA, E DISCUTIAM COM ESTÊVÃO” (Atos 6:8,9).

A história de Estevão, o primeiro mártir da Igreja, se encaixa perfeitamente com esta última Bem-Aventurança de Jesus. Ele era membro da Igreja de Jerusalém, abraçando com seriedade o seu chamado. Estevão foi um homem cristão tão consagrado e fiel à causa cristã, que o seu testemunho sobressaltava aos olhos alheios: “LEVANTARAM-SE, PORÉM, ALGUNS DOS QUE ERAM DA SINAGOGA CHAMADA DOS LIBERTOS, DOS CIRENEUS, DOS ALEXANDRINOS E DOS DA CILÍCIA E ÁSIA, E DISCUTIAM COM ESTÊVÃO; E NÃO PODIAM RESISTIR À SABEDORIA E AO ESPÍRITO, PELO QUAL ELE FALAVA... TODOS OS QUE ESTAVAM ASSENTADOS NO SINÉDRIO, FITANDO OS OLHOS EM ESTÊVÃO, VIRAM O SEU ROSTO COMO SE FOSSE ROSTO DE ANJO” (vers. 9,10,15).

Depois de discorrer longamente sobre o chamado do pai Abraão e também do de Moisés, e isto em sua própria defesa, a fúria tomou conta dos escribas e fariseus de tal modo, que sentenciaram Estevão à morte por apedrejamento: “OUVINDO ELES ISTO, ENFURECIAM-SE NO SEU CORAÇÃO E RILHAVAM OS DENTES CONTRA ELE” (Atos 7:54). Enquanto os homens sem Deus rangem os dentes e blasfemam contra a nossa fé em Jesus, a nossa serenidade, em contrapartida, glorifica a Deus diante das acusações e injúrias que sofremos na nossa caminhada cristã: “E APEDREJARAM ESTEVÃO, QUE INVOCAVA E DIZIA: SENHOR JESUS, RECEBA O MEU ESPÍRITO” (vers. 59).

Com estas palavras, Estevão estava dando a sua participação física na cruz de Cristo como um fiel co-participante dos sofrimentos de Jesus que foi. Guarde isto: Nenhum cristão foi chamado para viver num mar de rosas, e sim para sofrer por amor ao nome de Cristo: “MAS, SE SOFRER COMO CRISTÃO, NÃO SE ENVERGONHE DISSO; ANTES, GLORIFIQUE A DEUS COM ESSE NOME”        (1 Pedro 4:16). Então, não espere por aplausos do mundo que jaz no maligno, mas pedradas. Sendo assim, quando nós sofremos todo tipo de afrontas por causa do nome de Jesus, e resistimos, é um forte sinal de que nós estamos caminhando pelo caminho certo. Amanhã, nós teremos a nossa aula conclusiva sobre este tema. Que Deus te abençoe hoje e sempre! 

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 10 - conclusão)                                        (Um Breve Estudo Panorâmico)

Nesta semana, eu estou comemorando 45 anos de conversão a Cristo. O dia era 29 de novembro de 1978. O meu pai havia falecido dois dias antes, e em razão das minhas duas irmãs estarem muito abaladas e desoladas, a minha avó me recomendou que eu as levasse na igreja que ela costumava acompanhar pela TV todos os dias. E foi naquele culto daquela quarta-feira memorável que eu conheci a Deus, pois naquela noite eu vi um grande milagre acontecer: Uma jovem que se encontrava paralítica há 10 anos, de nome Rosângela, depois de sofrer um grave acidente de carro, levantou-se da cadeira de rodas e começou a caminhar pelos corredores daquela, igreja em lagrimas, e debaixo de gritos de glórias a Deus por aquelas mais  de 700 pessoas que ali estavam. Esta Igreja era a de Nova Vida, de Botafogo. E o pregador daquela noite era o saudoso fundador Bispo Roberto Mac’Alister. Portanto foi diante daquele estrondoso milagre que eu não pude resistir ao chamado de Deus para a minha vida, e a das minhas irmãs também..

Eu fiz questão de contar este meu testemunho de conversão para que fique provado que tudo nos acontece pela direção do Senhor. Ademais, além do chamado, também a Deus pertencem à instrução, à direção, o realizar, o abençoar e o transformar. E para a glória de Deus, eu também testemunho que durante todo esse tempo de caminhada com Jesus, eu nunca olhei para trás. Porque mesmo sendo falho, eu tenho me submetido inteiramente à vontade de Deus. Motivos não me faltaram para que eu pudesse retroceder, contudo eu segurei firme no arado; já que eu sempre me sustentei nesta palavra do escritor aos hebreus: “NÓS, PORÉM, NÃO SOMOS DOS QUE RETROCEDEM PARA A PERDIÇÃO; SOMOS, ENTRETANTO, DA FÉ, PARA A CONSERVAÇÃO DA ALMA” (Hebreus 10:39).

E mais, durante todo esse tempo de conversão a Cristo eu venho me dedicando exclusivamente ao estudo sobre a palavra de Deus. Em 1980, eu ingressei na Escola Ministerial da minha igreja. Em 1983, eu me matriculei na EETAD (Escola de Ensino Teológico da Assembléia de Deus). Em 1986, eu fundei um Seminário que chegou a receber cerca de 140 alunos, no qual além de diretor também participei como Professor de Teologia. Enfim, eu chego aos meus milagrosos 73 anos de idade como Calebe: Firme na rocha. Sou escritor há 40 anos, e minhas matérias são enviadas para o mundo inteiro; já que é necessário que a Palavra de Deus corra, já que ela não está algemada. Por tudo isto eu glorifico a Deus por tantas oportunidades que Ele me concedeu, como, por exemplo, de poder ter ministrado essas nove aulas sobre as Bem-Aventuranças de Jesus; pois eu sempre me pautei muito nelas.

PALAVRA FINAL

Eu termino esta série de estudos, me utilizando, ainda, da última Bem-Aventurança que fala sobre a perseguição que nós sofremos por causa do nome de Jesus. Em sua Oração Sacerdotal, Jesus pediu ao Pai para que Ele não nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do mal. Só que um pouco antes, esse mesmo Jesus havia dito para os seus discípulos que se o mundo os odiava, foi porque o odiou primeiro. Sendo assim, a destilação desse ódio contra todos os cristãos têm uma resposta bem plausível, a saber, que pelo fato do Diabo não ter vencido a Jesus na cruz do Calvário – pelo contrário, lá ele foi derrotado -, ele tenta então atingir de todas as formas àqueles que são considerados as ovelhas de Cristo. Contudo as Escrituras Sagradas nos asseguram que todo aquele que é nascido de Deus, Ele o guarda e o maligno não lhe toca. Um ótimo final de semana! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)