SEMANA DE ESTUDOS ESCATOLÓGICOS (parte 1)                                                               (Os Sete Selos do Apocalipse)

INTRODUÇÃO

Sem dúvida alguma, a visão dos Sete Selos faz parte integrante das principais visões do Apocalipse que foram concedidas ao apóstolo do amor, João, na Ilha de Patmos, na Costa da Turquia junto ao Mar Egeu. O Capítulo 5 do livro da Revelação fala de um Livro que fora selado, cujo conteúdo guardava o cenário dos últimos acontecimentos da vida terrena. Vamos agora conferir a profecia sobre a selagem deste Livro: “TU, PORÉM, DANIEL, ENCERRA AS PALAVRAS E SELA O LIVRO, ATÉ AO TEMPO DO FIM; MUITOS O ESQUADRINHARÃO, E O SABER SE MULTIPLICARÁ” (Daniel 12:4).

CORPO DO ESTUDO

Para quem não sabe o livro do Apocalipse faz um paralelo direto com o livro de Daniel. E se tratando da profecia das 70 semanas (Daniel 9:24), a septuagésima e última semana que ainda falta para se cumprir, se iniciará exatamente a partir da abertura deste Primeiro Selo que apontará para o início dos sete anos de tribulação sobre a terra. Então, será mediante a abertura desses Sete Selos que a palavra de Jesus em seu Sermão Profético se cumprirá: “QUANDO, POIS, VIRDES O ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃODE QUE FALOU O PROFETA DANIEL, NO LUGAR SANTO (QUEM LÊ ENTENDA)... PORQUE NESSE TEMPO HAVERÁ GRANDE TRIBULAÇÃO, COMO DESDE O PRINCÍPIO DO MUNDO ATÉ AGORA NÃO TEM HAVIDO E NEM HAVERÁ JAMAIS” (Mateus 24:15, 21). De maneira alguma, esta Grande Tribulação seria uma referência a invasão romana em Jerusalém que ocorreu no ano 70 d. C., conforme ensina a doutrina Arminiana, ou aliancista, ou ainda, preterista; já que esse tempo de Agonia de Jaco não estaria restrito a uma localidade apenas, mas que teria uma proporção, abrangência mundial. Bem, isto seria um assunto para outra ocasião.

Conforme nós iremos conferir agora, foi preparado um momento para que houvesse o rompimento do Livro Selado, ou seja, foi criado um ambiente de constrangimento para que fosse achado àquele que seria digno de romper os sete selos: “E EU CHORAVA MUITO, PORQUE NINGUÉM FOI ACHADO DIGNO DE ABRIR O LIVRO, NEM MESMO DE OLHAR PARA ELE. TODAVIA, UM DOS ANCIÃOS ME DISSE: NÃO CHORES; EIS QUE O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, A RAIZ DE DAVI, VENCEU PARA ABRIR O LIVRO E OS SEUS SETE SELOS” (Apocalipse 5:4,5).

Uma vez que foi revelado àquele que seria o único digno de abrir o Livro que daria início ao cumprimento da última das 70 semanas proféticas de Daniel, viria então à baila o começo do grande sofrimento que havia sido destinado e reservado para todos os habitantes da terra; até que aconteça a derrota final de Satanás e de seus demônios. Amanhã, permitindo o Senhor, nós daremos início à abertura do primeiro Selo, o mais enigmático de todos. Até lá, e Deus te abençoe hoje e sempre!

 

SEMANA DE ESTUDOS ESCATOLÓGICOS (parte 2)                                                          (Os Sete Selos do Apocalipse)

Foi dito na aula introdutória de ontem, que o Livro que havia sido Selado pelo profeta Daniel até os tempos do fim seria, finalmente, aberto por alguém que fosse achado digno para fazê-lo: “TU, PORÉM, DANIEL, ENCERRA AS PALAVRAS E SELA O LIVRO, ATÉ AO TEMPO DO FIM; MUITOS O ESQUADRINHARÃO, E O SABER SE MULTIPLICARÁ” (Daniel 12:4). Uma vez que caberá ao Cordeiro de Deus, Jesus, a tarefa de romper os Sete Selos do referido Livro, começará então o cumprimento da última das 70 semanas proféticas de Daniel: “SETENTA SEMANAS ESTÃO DETERMINADAS SOBRE O TEU POVO E SOBRE A TUA SANTA CIDADE, PARA FAZER CESSAR A TRANSGRESSÃO, PARA DAR FIM AOS PECADOS, PARA EXPIAR A INIQUIDADE, PARA TRAZER A JUSTIÇA ETERNA, PARA SELAR A VISÃO E A PROFECIA E PARA UNGIR O SANTO DOS SANTOS” (Daniel 9:24).

A Abertura do Primeiro Selo: “VI QUANDO O CORDEIRO ABRIU UM DOS SETE SELOS E OUVI UM DOS QUATRO SERES VIVENTES DIZENDO, COMO SE FOSSE VOZ DE TROVÃO: VEM! VI, ENTÃO, E EIS UM CAVALO BRANCO E O SEU CAVALEIRO COM UM ARCO; E FOI-LHE DADA UMA COROA; E ELE SAIU VENCENDO E PARA VENCER” (Apocalipse 6:1,2). Sem sombra de dúvidas, este primeiro Selo tem sido motivo para muitas controvérsias no seio da teologia cristã evangélica, e também católica. Afinal de contas, quem seria esse “misterioso” cavaleiro?

Para os seguidores do arminianismo, em especial, esse cavaleiro representará a pregação vitoriosa do Evangelho de Jesus pelo fato de estar escrito que tal cavaleiro “sairia vencendo e para vencer”. Mesmo que esta interpretação tenha certa coerência, se nós fizermos algumas comparações deste cavaleiro com o cavaleiro do capítulo 19 do mesmo livro do Apocalipse, nós iremos encontra algumas gritantes diferenças. Vejamos então alguns contrastes entre esses dois cavaleiros:

O Primeiro Contraste: “O QUAL SE OPÕE E SE LEVANTA CONTRA TUDO QUE SE CHAMA DEUS OU É OBJETO DE CULTO, A PONTO DE ASSENTAR-SE NO SANTUÁRIO DE DEUS, OSTENTANDO-SE COMO SE FOSSE O PRÓPRIO DEUS” (2 Tessalonicenses 2:4). Então, se o Anticristo terá a petulância de chegar a se assentar no trono do santuário sagrado em Jerusalém, ele também não teria, porventura, a ousadia de montar num cavalo branco para confundir e iludir as pessoas a sua volta? Então, se o Anticristo se apresentará como sendo o próprio Deus, isto é, o Messias enviado, isto não nos remonta, por ventura, até a possibilidade deste Cavaleiro do Cavalo Branco vir a ser o próprio Anticristo travestido de Cristo?

O Segundo Contraste: “VI, ENTÃO, E EIS UM CAVALO BRANCO E O SEU CAVALEIRO COM UM ARCO” (Apocalipse 6:2). Diferentemente do Cavaleiro do capítulo 19 que porta uma espada, este do capítulo 6 trará um arco, e com um detalhe: Sem flechas: “SAI DA SUA BOCA UMA ESPADA AFIADA, PARA COM ELA FERIR AS NAÇÕES...” (Apocalipse 19:15). Ou seja, enquanto o “arco” é uma representação de um longo alcance de ação que terá a Besta que emergirá do mar, o Anticristo; a “espada”, por sua vez, representa a Palavra poderosa de Cristo que destruirá todo mal: “PORQUE A PALAVRA DE DEUS É VIVA, E EFICAZ, E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES, E PENETRA ATÉ AO PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E É APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E PROPÓSITOS DO CORAÇÃO” (Hebreus 4:12).

 

O Terceiro Contraste: “... E FOI-LHE DADA UMA COROA” (vers.2b). Ao contrário do Cavaleiro do capítulo 19 que a tudo Ele conquistou, e nada lhe foi dado, este falso Cristo recebeu a coroação de terceiros. Pergunto: Quem então lhe teria dado essa coroa? Vamos ao texto bíblico: “ORA, O APARECIMENTO DO INÍQUO É SEGUNDO A EFICÁCIA DE SATANÁS, COM TODO PODER, E SINAIS, E PRODÍGIOS DA MENTIRA...” (2 Tessalonicenses 2:9). Logo, o Anticristo, também chamado de  “Homem da Iniquidade”, estará reinando sobre os homens ímpios durante o período da Grande Tribulação que terá uma duração de 3 ½ anos, os 1260 dias profetizados por Daniel. Porque ao contrário do nosso calendário, o ano judaico tem 360 dias. Por isso, 360 x 3,5 = 1260. Portanto o Anticristo será coroado pelo próprio Satanás para reinar sobre todos aqueles que não terão a Cristo como Senhor e Rei.

O Quarto Contrate: “... E ELE SAIU VENCENDO E PARA VENCER” (Apocalipse 6:2c). A linha de interpretação Amilenista, ou Preterista, atribui esta vitória à pregação do Evangelho, o que comprova para esta teoria que este Cavaleiro é, de fato, o Cristo. Só que esta interpretação é redondamente equivocada, porque o Anticristo será um “vencedor” em termos de popularidade: “ENTÃO, VI UMA DE SUAS CABEÇAS COMO GOLPEADA DE MORTE, MAS ESSA FERIDA MORTAL FOI CURADA; E TODA A TERRA SE MARAVILHOU, SEGUINDO A BESTA... E ADORÁ-LA-ÃO TODOS OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA, AQUELES CUJOS NOMES NÃO FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO QUE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO” (Apocalipse 13:3, 8). Veja o detalhe: “E TODA A TERRA SE MARAVILHOU, SEGUINDO A BESTA”. Se isto aqui não configura o “sair vencendo e para vencer”, ou seja, que todos os habitantes da terra seguirão o Anticristo, eu não entendo mais nada sobre a Bíblia. Parafraseando, eu pergunto: Aqui no Brasil também não existe tanta gente seguindo a Besta política?

É preciso saber que o Anticristo assumirá toda a aparência de Cristo a fim de poder enganar os moradores da terra, especialmente, conforme dito, o povo judeu que o abraçará como sendo o Messias prometido, e com o qual fará uma falsa aliança: “ELE FARÁ FIRME ALIANÇA COM MUITOS, POR UMA SEMANA; NA METADE DA SEMANA, FARÁ CESSAR O SACRIFÍCIO E A OFERTA DE MANJARES; SOBRE A ASA DAS ABOMINAÇÕES VIRÁ O ASSOLADOR, ATÉ QUE A DESTRUIÇÃO, QUE ESTÁ DETERMINADA, SE DERRAME SOBRE ELE” (Daniel 9:27). Logo, o cavaleiro do cavalo branco do Primeiro Selo é, sem qualquer equívoco, o Anticristo. Amanhã, nós falaremos sobre a abertura de outros selos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

SEMANA DE ESTUDOS ESCATOLÓGICOS (parte 3)                                                            (Os Sete Selos do Apocalipse)

Nós estaremos abordando nesta terceira aula a abertura do segundo Selo do Livro. Na nossa aula de ontem nós identificamos quem seria o “misterioso” cavaleiro do cavalo branco do capítulo 6, a saber, o Anticristo se passado por Cristo. Sendo que em conseqüência da manifestação do Homem da Iniquidade, desencadearia a seguir uma série de catástrofes e de fenômenos naturais sobre os habitantes da terra.

O Segundo Selo: “QUANDO ABRIU O SEGUNDO SELO, OUVI O SEGUNDO SER VIVENTE DIZENDO: VEM! E SAIU OUTRO CAVALO, VERMELHO; E AO SEU CAVALEIRO, FOI-LHE DADO TIRAR A PAZ DA TERRA PARA QUE OS HOMENS SE MATASSEM UNS AOS OUTROS; TAMBÉM LHE FOI DADA UMA GRANDE ESPADA” (Apocalipse 6:3,4). A partir daqui, estará desencadeado uma série de perseguições, conflitos e guerras no mundo inteiro. Principalmente, contra a nação de Israel; pois o Anticristo estará insuflando desentendimentos entre as nações.

 

Hoje, muito se fala a respeito de uma possível Terceira Guerra Mundial. Porque a chamada Guerra Fria anda espalhada por toda parte, envolvendo países como a Rússia, Estados Unidos, China, Coréia do Norte e outros mais, como os do Oriente Médio. Para muitos, o recente conflito entre Israel e o terrorismo do Hamas dava a entende que seria uma espécie de estopim para que fosse deflagrada  a Terceira Guerra tão aguardada: “E, CERTAMENTE, OUVIREIS FALAR DE GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS; VEDE, NÃO VOS ASSUSTEIS, PORQUE É NECESSÁRIO ASSIM ACONTECER, MAS AINDA NÃO É O FIM” (Mateus 24:6). 

O somatório dessas guerras e rumores de guerras convergirá até a Batalha Final que a Bíblia chama de Armagedom: “ENTÃO, OS AJUNTARAM NO LUGAR QUE EM HEBRAICO SE CHAMA ARMAGEDOM” (Apocalipse 16:16). A palavra “Armagedom”, do hebraico, significa “Har-Meggido”, isto é, “Vale de Meguido”, que fica em Jezreel, uma imensa Planice. Veja agora esta profecia: “NO TEMPO DO FIM, O REI DO SUL LUTARÁ COM ELE, E O REI DO NORTE ARREMETERÁ CONTRA ELE COM CARROS, CAVALEIROS E COM MUITOS NAVIOS, E ENTRARÁ NAS SUAS TERRAS, E AS INUNDARÁ, E PASSARÁ. ENTRARÁ TAMBÉM NA TERRA GLORIOSA, E MUITOS SUCUMBIRÃO, MAS DO SEU PODER ESCAPARÃO ESTES: EDOM, E MOABE, E AS PRIMÍCIAS DOS FILHOS DE AMOM” (Daniel 11:40, 41). Sem dúvida alguma, esta batalha é profetizada como sendo o acontecimento mais catastrófico e devastador de toda história da humana.

O mais surpreendente de tudo, será o número absurdo de soldados que marchará para destruir a Israel: “O NÚMERO DOS EXÉRCITOS DA CAVALARIA ERA DE VINTE MIL VEZES DEZ MILHARES; EU OUVI O SEU NÚMERO” (Apocalipse 9:16). Se o contingente de soldados que marcharão contra Israel e composto de 200 milhões de homens, o lugar da Batalha Final não pode ser visto como sendo simbólico, mas literal. Portanto a profecia do Armagedom não pode ser considerada como sendo uma alegoria ou um mito, mas um evento real que envolverá um conglomerado de forças militares, principalmente envolvendo os países do Oriente Médio; ou você acha que tanto a Rússia quanto a China estão armando belicamente os países islâmicos para eles brincarem de tiro ao alvo?

A grande verdade é a que esse evento não está distante de vir a acontecer. A cada dia os sinais estão bem visíveis aos nossos olhos. Com isso, a nação de Israel está vivendo o ápice da sua apreensão, já que ela ainda sofrerá a última investida de seus inimigos. Depois, será nessa Batalha do Armagedom que o povo judeu poderá contemplar a volta do Messias que eles mesmos rejeitaram: “EIS QUE VEM COM AS NUVENS, E TODO OLHO O VERÁ, ATÉ QUANTOS O TRASPASSARAM. E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE. CERTAMENTE. AMÉM!” (Apocalipse 1:7). Que Deus te abençoe hoje e sempre!

SEMANA DE ESTUDOS ESCATOLÓGICOS (parte 4)                                                           (Os Sete Selos do Apocalipse)

Até aqui já foram abertos dois dos sete selos do Livro do Apocalipse. O primeiro selo revelou a figura do Anticristo se passando como se fosse o próprio Cristo, montado num Cavalo Branco que representa a falsa Paz. E no segundo selo, nós vimos um Cavalo Vermelho representando os períodos de Guerras que ainda acontecerão entre as nações da terra, o que significará um morticínio jamais visto antes na humanidade. Agora desta vez, o Cordeiro de Deus, Jesus, promove a abertura de mais um Selo, o penúltimo.

O Terceiro Selo: “QUANDO ABRIU O TERCEIRO SELO, OUVI O TERCEIRO SER VIVENTE DIZENDO: VEM! ENTÃO, VI, E EIS UM CAVALO PRETO E O SEU CAVALEIRO COM UMA BALANÇA NA MÃO” (Apocalipse 6:5). Pelo menos, nós vemos aqui três significados na cor deste Cavalo: Opressão, Pobreza e, principalmente, Fome. Sendo que essas três mazelas irão se intensificar durante o período da Grande Tribulação que virá sobre todos os habitantes da terra. Ou seja, o mundo sofrerá o maior racionamento de alimento já experimentado: “E OUVI UMA COMO QUE VOZ NO MEIO DOS QUATRO SERES VIVENTES DIZENDO: UMA MEDIDA DE TRIGO POR UM DENÁRIO; TRÊS MEDIDAS DE CEVADA POR UM DENÁRIO; E NÃO DANIFIQUES O AZEITE E O VINHO” (vers. 6).

Isto aqui quer dizer que os preços dos gêneros de primeira necessidade serão tão elevados que dificultarão a compra de muitos alimentos; o que gerará uma fome galopante por todo o mundo. Porque levando em conta que um denário era o salário correspondente a um dia de trabalho, em termos de hoje isto significaria dizer que seria R$ 50,00, tendo com referência um salário mínimo. Ou seja, com esta importância você ainda compraria três refeições. Já quanto ao não danificar o azeite e o vinho, nos dá a entender que nem as oliveiras, e nem as videiras serão produtivas nos dias de tanta escassez que estão por sobrevir: “A FORÇA DE VOCÊS SERÁ GASTA EM VÃO, PORQUE A TERRA NÃO DARÁ A SUA COLHEITA NEM AS ÁRVORES DA TERRA DARÃO O SEU FRUTO” (Levítico 26:20).

A coisa será muito mais séria quanto nós poderíamos supor. Daí, a razão de Jesus ter assemelhado esses dias aos de Noé: “PORQUANTO, ASSIM COMO NOS DIAS ANTERIORES AO DILÚVIO COMIAM E BEBIAM, CASAVAM E DAVAM-SE EM CASAMENTO, ATÉ AO DIA EM QUE NOÉ ENTROU NA ARCA, E NÃO O PERCEBERAM, SENÃO QUANDO VEIO O DILÚVIOE OS LEVOU A TODOS, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM” (Mateus 24:38,39). Será em meio a uma total despreocupação, e a toda entrega aos momentos de orgias, de pecados, de prazeres e de escárnios por parte das pessoas sem Cristo, que o juízo divino virá e pegará a todos de surpresa. Amanhã, nós falaremos sobre o último dos quatro cavalos apocalípticos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

SEMANA DE ESTUDOS ESCATOLÓGICOS (parte 5)                                                           (Os Sete Selos do Apocalipse)

O último Cavalo dentro desta série de quatro será o mais tenebroso entre todos. Porque a humanidade procurará se esconder dele de todas as formas possíveis, só que em vão; já que ele será impiedoso em sua tenebrosa cavalgada.

O Quarto Selo: “QUANDO O CORDEIRO ABRIU O QUARTO SELO, OUVI A VOZ DO QUARTO SER VIVENTE DIZENDO: VEM! E OLHEI, E EIS UM CAVALO AMARELO E O SEU CAVALEIRO, SENDO ESTE CHAMADO MORTE; E O INFERNO O ESTAVA SEGUINDO...” (Apocalipse 6:7,8a). Para que possa haver um bom e esclarecedor início de estudo, é preciso saber que há uma controvérsia em torno deste quarto Cavalo, ou seja, quanto a sua real cor. Porque na tradução da Bíblia de Jerusalém, por exemplo, não aparece a cor amarela: “VI APARECER UM CAVALO ESVERDEADO. SEU MONTADOR CHAMA-SE MORTE”.

 

No texto em inglês, o termo “amarelo” é substituído por “green”, isto é, “verde”. Já na linguagem e tradução grega, que é a língua original em que o Apocalipse foi escrito, esse termo “amarelo” é traduzido para “chlorós” que significa “verde” ou “esverdeado”; e jamais “amarelo” como na tradução em Português de João Ferreira de Almeida. Sendo que esta palavra “chlorós” vem da raiz de “clorofila”, que é uma substância de cor verde. Logo, a verdadeira cor desse quarto Cavalo do Apocalipse não é amarelo, na verdade, e sim verde. No Livro o Apocalipse, a cor verde, ou esverdeada, tem o significado direto de morte; já que este é o único Cavalo dos quatro que recebe um nome, a saber, Morte. E isto para lembrar a cor de um cadáver que se decompõe.

 

Diante desse trágico quadro profético que se abaterá contra a humanidade, a Bíblia ainda fala da elevada mortandade que chegará a um quarto dos habitantes da terra: “... E FOI-LHES DADA AUTORIDADE SOBRE A QUARTA PARTE DA TERRA PARA MATAR A ESPADA, PELA FOME, COM A MORTANDADE E POR MEIO DAS FERAS DA TERRA” (vers. 8b). Em termos de hoje, esta matemática chegaria a um número de aproximadamente 1 bilhão e 800 milhões de pessoas, o que já seria um número absurdo e assustador. Ademais, o texto parece ser claramente literal e não simbólico; já que será o maior genocídio reservado para a história da humanidade, e que acontecerá no período da Grande Tribulação.

 

Mas vale ressaltar que o fato desse Cavalo Verde ser seguido pelo Inferno nos mostra que não haverá salvação para os ímpios nesse período. No entanto, a Igreja de Cristo já estará recolhida para participar das Bodas do Cordeiro, e ela assistirá o juízo de Deus sobre a morte e o inferno: “ENTÃO, A MORTE E O INFERNO FORAM LANÇADOS PARA DENTRO DO LAGO DE FOGO. ESTA É A SEGUNDA MORTE, O LAGO DE FOGO” (Apocalipse 20:14). Sendo que essa morte usará de quatro castigos comuns da história bíblica, a saber, a espada,  a fome, a praga e as feras da terra: “PORQUE ASSIM DIZ O SENHOR DEUS: QUANTO MAIS, SE EU ENVIAR OS MEUS QUATRO MAUS JUÍZOS, A ESPADA, A FOME, AS BESTAS-FERAS E A PESTE, CONTRA JERUSALÉM, PARA ELIMINAR DELA HOMENS E ANIMAIS?” (Ezequiel 14:21). Esta linguagem do profeta deixa claro que será o próprio Deus que enviará (permitirá) estas formas de castigo sobre toda humanidade.

 

Para concluir, este período será tão angustioso que aqueles homens  que não forem mortos farão de tudo para antecipar a sua própria morte por não suportarem tanto tormento: “NAQUELES DIAS, OS HOMENS BUSCARÃO A MORTE E NÃO A ACHARÃO; TAMBÉM TERÃO ARDENTE DESEJO DE MORRER, MAS A MORTE FUGIRÁ DELES” (Apocalipse 9:6). Ou seja, neste caso aqui quando os gafanhotos forem soltos do abismo: “Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém” (vers. 5). Bem, como este acontecimento estará estritamente reservado para o Toque das Sete Trombetas, nós deixaremos isto para a semana que vem. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)