O Carmelo tem por objetivo alcançar a intimidade com Deus. Acredita-se que esta intimidade será alcançada através da oração. Por isso, a principal ocupação de um irmão do Carmelo é rezar. 

          A fraternidade é um dos elementos da vida de um irmão carmelita. Trata-se de um laço de união entre seres humanos, fundado no respeito pela dignidade da pessoa e na igualdade de direitos. Portanto, trata-se de uma concepção espiritual de fraternidade, que só pode ser alcançada através de uma vida orante. 

            O ato de contemplação de um irmão carmelita, consiste em concentrar longamente a vista, a atenção em algo. O irmão carmelita busca o rosto de Deus servindo a Igreja no mundo. Seu ideal de vida é unir-se a Deus, e toda sua vida é organizada em função deste fim. 

           Este ideal de vida, é configurado através de um apego sincero e fervoroso a Deus, ao Profeta Elias e a Virgem Maria. O irmão carmelita procura espelhar sua vida, confrontando-a com a vida destes personagens bíblicos, numa eterna escola onde se aprende valores que o coloque na posição de viver em obsequio de Deus. Esta é a herança que herdamos desde o princípio da Ordem, e que todos os nossos santos souberam viver e expressar. Suas vidas se tornaram uma síntese desta busca que nunca se esgota.  

          Desta forma, podemos utilizar uma figura de linguagem para definir a vida de um irmão carmelita, a “subida do Monte Carmelo”. Esta expressão usada por São João da Cruz traduz o ser existencial do Carmelo, estar sempre em movimento, procurando a purificação dos sentidos e a negação de tudo que nos priva de estar com Deus. A vivência da virtude da fé como forma de purificação do entendimento. A esperança como forma de purificação da memória. O amor como purificação da própria vontade, para viver a vontade de Deus.  

            A regra de vida nos dada por Santo Alberto de Jerusalém nos orienta: “Permaneça cada um na sua cela ou nas vizinhanças da mesma, meditando dia e noite a Lei do Senhor e vigiando na oração, a menos que esteja ocupado em outra justa ocupação”. Desta forma, a Palavra de Deus ocupa lugar central na vida de um irmão carmelita. Não se trata de decorar versículos da Bíblia, tão pouco estudá-la academicamente. Mas, ter a Palavra de Deus em seu coração, meditando-a a todo momento. E digo no coração, porque mesmo ocupado em outra justa ocupação, a Palavra de Deus acompanhará o irmão carmelita.  

          O Carmelo é conhecido por causa da observância do silêncio. Assim, nos ensina a regra de vida nos dada por Santo Alberto de Jerusalém: “No silêncio e na esperança está vossa fortaleza”. Silêncio e solidão são duas armas iluminadoras do irmão carmelita. São os acumuladores onde a alma se eleva e se enriquece para cumprir sua dupla missão de ativo e contemplativo. 

 

REFERÊNCIAS 

 

JESUSALÉM, Santo Alberto. Regra de vida.