MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 1)                                                               (Um Breve Estudo Panorâmico)

INTRODUÇÃO

As Bem-Aventuranças, também conhecidas como “O Sermão da Montanha”, exercem um fascínio sem precedentes sobre o leitor sincero da Bíblia; pois elas significam a essência dos ensinamentos do nosso Mestre Jesus. Ademais, neste sermão está contido todo corpo de doutrinas básicas para a vida saudável do fiel seguidor de Cristo. Quase dois mil anos se passaram, mas, contudo, essa enciclopédia de civismo, de moralidade e de espiritualidade não perdeu o seu valor, nem a sua validade. Tudo porque o seu autor fez questão de mostrar nas entrelinhas que todo aquele que põe em práticas seus ensinamentos será, consequentemente, um bem-aventurado.

CORPO DO ESTUDO

É importante ainda ressaltar logo de início que as Bem-Aventuranças formam o caráter do cristão. Sendo assim, em cada uma das oito Bem-Aventuranças existe uma bênção prometida para o praticante. Depois, o termo “bem aventurado’ é uma tradução da palavra grega “makarios”, que significa “feliz”. Portanto para a nossa felicidade nós estaremos a partir de hoje até a outra 6ª feira conhecendo o teor da mensagem das “Bem-Aventuranças”.

1ª) Os Humildes de Espírito; “BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mateus 5:3). Em primeiro lugar, ser humilde de espírito significa reconhecer a nossa fraqueza espiritual. Falando mais claramente, significa alguém admitir a sua falência espiritual que fora ocasionada pelo pecado original de Adão e Eva. Sendo assim, todos os homens foram confinados numa única condição: “POIS TODOS PECARAM E CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS” (Romanos 3:23).

Por outro lado, ser humilde de espírito significa, na prática, tomar o lugar ao lado do publicano que fora citado por Jesus: “O PUBLICANO, ESTANDO EM PÉ, LONGE, NÃO OUSAVA NEM AINDA LEVANTAR OS OLHOS AO CÉU, MAS BATIA NO PEITO, DIZENDO: Ó DEUS, SÊ PROPÍCIO A MIM, PECADOR!” (Lucas 18:13). É oportuno ressaltar, ainda, que esse mesmo Jesus nos exortou dizendo que o Reino de Deus é concedido ao pobre, não ao rico; ao frágil, não poderoso. Por isso, no tempo de Jesus quem entrou neste Reino não foram os escribas e fariseus que se consideravam ricos e não pobres de espírito em todos seus méritos; e com os quais Jesus não tinha comunhão: “PORQUE ASSIM DIZ O ALTO, O SUBLIME, QUE HABITA A ETERNIDADE, O QUAL TEM O NOME DE SANTO: HABITO NO ALTO E SANTO LUGAR, MAS HABITO TAMBÉM COM O CONTRITO E ABATIDO DE ESPÍRITO, PARA VIVIFICAR O ESPÍRITO DOS ABATIDOS E VIVIFICAR O CORAÇÃO DOS CONTRITOS” (Isaías 57:15). Se você deseja sentir a presença de Deus constantemente na tua vida, basta cultivar esta postura perante Ele.

Então, nós estamos apenas começando esta nossa nova série de estudos que nos promete muitos esclarecimentos em torno dos preciosos ensinamentos sobre as Bem-Aventuranças. Amanhã, permitindo o Senhor, nós estaremos conhecendo a segunda bênção para aqueles que obedecem e praticam a Palavra do Senhor. Até lá, e que você possa criar uma expectativa santa em torno deste aprendizado.  Que Deus te abençoe hoje e sempre!

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 2)                                                              (Um Breve Estudo Panorâmico)

Dando continuidade a esta série de estudos que teve o seu início na nossa aula de ontem, nós iremos agora conhecer a segunda Bem-Aventurança de Jesus ministrada no seu Sermão da Montanha. Apenas corrigindo um erro, ontem eu disse que são oito Bem-Aventuranças de Jesus, quando, na verdade, é um total de nove. Vamos então continuar:

2ª) Os Que Choram: “BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM,PORQUE SERÃO CONSOLADOS” (Mateus 5:4). Esta segunda Bem-Aventurança nós dá, a princípio, uma impressão de nela conter uma espécie de paradoxo, ou seja, uma associação da tristeza com a alegria. Só que quando Jesus disse que bem-aventurado seria alguém pelo seu choro, ele não estava se referindo a uma tristeza causada pelo luto, e sim pelo fato de que a tristeza produziria uma atitude de arrependimento, e que geraria uma dependência absoluta de Deus: “PORQUE A TRISTEZA SEGUNDO DEUS PRODUZ ARREPENDIMENTO PARA A SALVAÇÃO, QUE A NINGUÉM TRAZ PESAR; MAS A TRISTEZA DO MUNDO PRODUZ MORTE”  (2 Coríntios 7:10).

Numa linguagem mais teológica, confissão é uma coisa, enquanto que contrição é outra. E uma prova  disto está registrada na própria atitude de Jesus que chorou pelos pecados dos outros: “JERUSALÉM, JERUSALÉM, QUE MATAS OS PROFETAS E APEDREJAS OS QUE TE FORAM ENVIADOS! QUANTAS VEZES QUIS EU REUNIR OS TEUS FILHOS, COMO A GALINHA AJUNTA OS SEUS PINTINHOS DEBAIXO DAS ASAS, E VÓS NÃO O QUISESTES!” (Mateus 23:37). Neste segundo estágio da bênção espiritual da bem-aventurança, Jesus está nos mostrando que uma coisa é ser espiritualmente pobre, e reconhecer isto; a outra é se entristecer e chorar por cauda disto. Ademais, quando nós começamos a chorar na presença de Deus, é porque estamos confrontando a santidade de Jesus com os nossos pecados.

Por outro lado, na visão do evangelista Lucas nós vemos que ele acrescentou esta bem-aventurança usando de uma solene advertência para aqueles que não choram de arrependimento: “AI DE VÓS, OS QUE ESTAIS AGORA FARTOS! PORQUE VIREIS A TER FOME. AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDES! PORQUE HAVEIS DE LAMENTAR E CHORAR” (Lucas 6:25). Particularmente, eu acredito que nada deve ser mais inconsistente com a felicidade do que o luto.  Só que neste caso aqui Jesus está afirmando que os enlutados não são infelizes. Pelo contrário, é em meio ao sofrimento da semeadura que nós temos a promessa de uma excelente colheita: “OS QUE COM LÁGRIMAS SEMEIAM COM JÚBILO CEIFARÃO. QUEM SAI ANDANDO E CHORANDO, ENQUANTO SEMEIA, VOLTARÁ COM JÚBILO, TRAZENDO OS SEUS FEIXES” (Salmos 126:5,6).

Fechando esta nossa 2ª aula, eu digo que considerando que Cristo levou sobre si os nossos pecados, esta certeza, consequentemente, nos trouxe o conforto do perdão que dele recebemos: “SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA. SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS COMETIDO PECADO, FAZEMO-LO MENTIROSO, E A SUA PALAVRA NÃO ESTÁ EM NÓS” (1 João 1:9,10). Há 45 anos – completados neste mês – eu tenho chorado continuamente na minha caminhada cristã; não mais um choro provocado pelo pecado, e sim de renúncia, de dependência e submissão. Porque afinal de contas, eu continuo andando e semeando. E neste caso, todo choro é confortante! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 3)                                                             (Um Breve Estudo Panorâmico)

Nós estaremos conhecendo e interpretando nesta nossa terceira aula mais uma das nove Bem-Aventuranças que foram citadas por Jesus no seu Sermão da Montanha. Espero que até aqui você esteja apreciando e entendendo a razão desses estudos sobre a Palavra de Deus.

3ª) Os Mansos: “BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE HERDARÃO A TERRA” (Mateus 5:5). É de suma importância notar que nas Bem-Aventuranças há uma relação entre aqueles que choram por causa do pecado (a aula de ontem) com os que têm fome de justiça (a aula de amanhã). Logo, entre o choro e a manifestação da justiça de Deus tem que haver a mansidão durante essa espera.

Na tradução grega, o adjetivo “manso” tem seu significado para “espírito gentil”. No entanto, surge a seguinte pergunta: Que espécie de gentileza seria esta para que os seus possuidores sejam considerados bem-aventurados? É porque esse tipo de mansidão que Cristo está exigindo de seus seguidores está mais diretamente relacionado com a atitude da resignação no coração, isto é, quando alguém por temor e dependência de Deus procura resistir firmemente aos momentos adversos da vida, conhecidos como tribulações, aflições: “EU, PORÉM, VOS DIGO: NÃO RESISTAIS AO PERVERSO; MAS, A QUALQUER QUE TE FERIR NA FACE DIREITA, VOLTA-LHE TAMBÉM A OUTRA; E, AO QUE QUER DEMANDAR CONTIGO E TIRAR-TE A TÚNICA, DEIXA-LHE TAMBÉM A CAPA. SE ALGUÉM TE OBRIGAR A ANDAR UMA MILHA, VAI COM ELE DUAS” (Mateus 5:39-4).

Eis aqui um belo exemplo clássico de mansidão. Jesus não ensinou apenas, mas também foi um modelo de mansidão, de resignação a ser seguido: “ELE FOI OPRIMIDO E HUMILHADO, MAS NÃO ABRIU A BOCA; COMO CORDEIRO FOI LEVADO AO MATADOURO; E, COMO OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ELE NÃO ABRIU A BOCA” (Isaías 53:7). Talvez, em contrapartida, você seja daqueles que adotam aquele antigo ditado: “Eu dou um boi para não entrar numa briga, e dou uma boiada para não sair dela!”. Lembrando que a mansidão é fruto do Espírito. Logo, você só consegue ser manso, ter domínio próprio se submetendo à direção desse Espírito.

Em suma, o “manso de coração” é todo aquele que enfrenta as intempéries da vida sem murmurar e sem espernear. Com isso, ele está demonstrando uma conformidade espiritual no sentido de sujeitar todas as coisas nas mãos de Deus. O homem natural pode até se vangloriar a balde quanto àquilo que ele conquista nesta vida, só que a verdadeira possessão foge ao seu controle porque a traça e a ferrugem corroem. Ainda ontem eu assistia a um vídeo onde mostrava a falência financeira de alguns artistas famosos da TV. Eles ganharam muito dinheiro, mas perderam tudo; a ponto de precisarem do abrigo concedido pelo Retiro dos Artistas para morarem.

Este relato nos mostra que o caminho oferecido por Jesus é diferente do caminho imposto pelo mundo, conforme foi dito pelo apóstolo Paulo: “POR HONRA E POR DESONRA, POR INFÂMIA E POR BOA FAMA, COMO ENGANADORES E SENDO VERDADEIROS; COMO DESCONHECIDOS E, ENTRETANTO, BEM-CONHECIDOS; COMO SE ESTIVÉSSEMOS MORRENDO E, CONTUDO, EIS QUE VIVEMOS; COMO CASTIGADOS, PORÉM NÃO MORTOS; ENTRISTECIDOS, MAS SEMPRE ALEGRES; POBRES, MAS ENRIQUECENDO A MUITOS; NADA TENDO, MAS POSSUINDO TUDO” (2 Coríntios 6:8-10). Este é o verdadeiro perfil do seguidor de Jesus que procura suportar toda tribulação que enfrenta na vida com mansidão e com um coração resignado. Até amanhã na nossa 4ª aula! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 4)                                                             (Um Breve Estudo Panorâmico)

Até agora nós já estudamos sobre três das nove Bem-Aventuranças de Jesus. Sendo que nesta nossa 4ª aula nós vamos conhecer uma das principais de todas. Para isso, eu gostaria de merecer a sua atenção e meditação.

4ª) Fome e Sede de Justiça: “BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDEDE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO FARTOS” (Mateus 5:6). Eu quero aproveitar este espaço para poder fazer um desagravo. Na última segunda-feira, a nossa nação acordou triste, enlutada e revoltada. Porque foi noticiado que uma das pessoas presas (injustamente) que participaram das manifestações do fatídico dia 8 de janeiro deste ano, infelizmente veio a óbito nos seus 46 anos de idade. Mesmo diante de vários pedidos de soltura por motivos de saúde, o carrasco Imperador Nero do século 21 – que eu me recuso a citar o nome -, não atendeu ao pedido da PGR (Procuradoria Geral da República). E para piorar as coisas, o tal carrasco alegou não saber do estado crítico de saúde do seu detento particular.

Logicamente, que tal acontecimento muito me contrariou como ser humano que sou. Contudo eu entreguei este caso nas mãos da Justiça de Deus. Agora, é aguardar o desenrolar dos fatos para que os culpados sejam severamente punidos. Primeiramente é preciso saber que justiça é esta que Cristo está se referindo. Só que uma coisa é certa, esta justiça não procede do homem pecador. Porque a Justiça Bíblica tem pelo menos três aspectos. Vamos a eles:

1º) O Aspecto Legal: “PORQUANTO, DESCONHECENDO A JUSTIÇA DE DEUS E PROCURANDO ESTABELECER A SUA PRÓPRIA, NÃO SE SUJEITARAM À QUE VEM DE DEUS” (Romanos 10:3). A  Justiça Legal está envolvida com a justificação que procede de um relacionamento íntimo do homem com Deus, conforme visto no texto. Se o referido Ministro do Supremo tivesse o mínimo conhecimento da Justiça de Deus, não estaria cometendo tantas injustiças e barbáries.

Na Prática, Paulo está dizendo que pelo fato dos judeus terem rejeitado o Messias, como conseqüência não abraçaram os seus ensinamentos. Com isso, eles se abstiveram em abraçar a única e verdadeira Justiça, conforme nos mostra a parábola: “MAS OS SEUS CONCIDADÃOS O ODIAVAM E ENVIARAM APÓS ELE UMA EMBAIXADA, DIZENDO: NÃO QUEREMOS QUE ESTE [Jesus] REINE SOBRE NÓS” (Lucas 19:14).

2º) O Aspecto Moral: “PORQUE VOS DIGO QUE, SE A VOSSA JUSTIÇA NÃO EXCEDER EM MUITO A DOS ESCRIBAS E FARISEUS, JAMAIS ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS” (Mateus 5:20). A Justiça Moral é aquela que requer um caráter ilibado e uma conduta irrepreensível de alguém que possa agradar a Deus. Na prática, os religiosos da época de Jesus só viviam de aparências. Porque eles se preocupavam excessivamente com o exterior; esquecendo que o mais importante seria alimentar o coração com a Justiça de Cristo: “AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS, PORQUE SOIS SEMELHANTES AOS SEPULCROS CAIADOS,QUE, POR FORA, SE MOSTRAM BELOS, MAS INTERIORMENTE ESTÃO CHEIOS DE OSSOS DE MORTOS E DE TODA IMUNDÍCIA!” (Mateus 23:27).

3º) O Aspecto Social: “MESTRE, QUAL É O GRANDE MANDAMENTO NA LEI? RESPONDEU-LHE JESUS: AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO... O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE, É: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”  (Mateus 22:36,37,39). A justiça social em termos humanos é algo que sempre esteve em baixa, pois o mandamento maior de Jesus nunca foi devidamente observado em razão de nós não amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos: “SE ALGUÉM DISSER: AMO A DEUS, E ODIAR A SEU IRMÃO, É MENTIROSO; POIS AQUELE QUE NÃO AMA A SEU IRMÃO, A QUEM VÊ, NÃO PODE AMAR A DEUS, A QUEM NÃO VÊ” (1 João 4:20).

Resumindo: Quanto a Justiça Social Divina, ela foi amplamente ensinada e requerida tanto pela Lei como pela Mensagem da Graça. Com a desobediência de Adão, o homem passou a ser uma vitima das injustiças humanas devido ao espírito de egoísmo que tomou conta de todos. Em conseqüência disto, o homem passou a sentir a necessidade por outro tipo de Justiça Social. Em suma, não basta chorar os acontecimentos envolvendo o pecado do passado. É preciso também ter fome e sede de justiça futura, porque somente ela poderá ser obtida pela graça de Deus.  Que Deus te abençoe hoje e sempre!     

 

A MENSAGEM DAS BEM-AVENTURANÇAS (parte 5)                                                              (Um Breve Estudo Panorâmico)

Encerrando a semana, mas não esta série, nós prosseguiremos com a nossa linha interpretativa das Bem-Aventuranças proferidas por Jesus no seu Sermão da Montanha.

5ª) Os Misericordiosos: “BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA” (Mateus 5:7). Ter misericórdia e manifestar compaixão por alguém que esteja passando por algum tipo de necessidade. Tanto é verdade, que a fonte de misericórdia (Jesus) nos deixou uma linda parábola que expressa com exatidão o que é a prática da compaixão: “JESUS PROSSEGUIU, DIZENDO: CERTO HOMEM DESCIA DE JERUSALÉM PARA JERICÓ E VEIO A CAIR EM MÃOS DE SALTEADORES, OS QUAIS, DEPOIS DE TUDO LHE ROUBAREM E LHE CAUSAREM MUITOS FERIMENTOS, RETIRARAM-SE, DEIXANDO-O SEMIMORTO” (Lucas 10:30).

A Parábola do Bom Samaritano é fascinante sob vários aspectos porque ela nos mostra como praticar a verdadeira misericórdia. A história envolve quatro personagens: A vítima, o sacerdote, o levita e o samaritano. Quanto ao sacerdote, a narrativa nos mostra que ele não tinha um chamado e muito menos era dirigido por Deus por ser apenas um religioso: “CASUALMENTE, DESCIA UM SACERDOTE POR AQUELE MESMO CAMINHO E, VENDO-O, PASSOU DE LARGO” (vers. 31). Assim é todo aquele que não tem a direção de Deus em seu ministério, ou seja, está ali ocasionalmente; além de se colocar indiferente as causas alheias.

Já o terceiro personagem é muito semelhante ao anterior: “SEMELHANTEMENTE, UM LEVITA DESCIA POR AQUELE LUGAR E, VENDO-O, TAMBÉM PASSOU DE LARGO” (vers. 32). Tanto o sacerdote quanto o levita se encaixavam muito bem nesta advertência de Jesus: “HIPÓCRITAS! BEM PROFETIZOU ISAÍAS A VOSSO RESPEITO, DIZENDO: ESTE POVO HONRA-ME COM OS LÁBIOS, MAS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM” (Mateus 15:7,8). Mesmo estando fundamentado na Lei de Moisés, tanto o sacerdote quanto o levita não observaram na prática o próprio ensinamento dos profetas: “ELE TE DECLAROU, Ó HOMEM, O QUE É BOM E QUE É O QUE O SENHOR PEDE DE TI: QUE PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA, E ANDEIS HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS” (Miquéias 6:8). Conforme visto, eles não observaram esta recomendação.

Agora, entra em ação o quarto e último personagem desta história: “CERTO SAMARITANO, QUE SEGUIA O SEU CAMINHO, PASSOU-LHE PERTO E, VENDO-O, COMPADECEU-SE DELE”      (Lucas 10:33). Enquanto que os dois personagens anteriores passavam casualmente pelo local, o Bom Samaritano seguia por esse caminho, isto é, ele estava caminhando segundo o propósito de Deus. Na minha interpretação bem pessoal, esse Bom Samaritano é a figura central desta Parábola. Porque em minha visão ele prefigurava o próprio Jesus que se compadece de todos aqueles que precisam ser ajudados e acolhidos.

Vejamos a seguir alguns detalhes bem comuns à pessoa de Cristo. O primeiro: Ele veio para sarar as nossas feridas: “E, CHEGANDO-SE, PENSOU-LHE OS FERIMENTOS, APLICANDO-LHES ÓLEO E VINHO; E, COLOCANDO-O SOBRE O SEU PRÓPRIO ANIMAL, LEVOU-O PARA UMA HOSPEDARIA E TRATOU DELE” (Vers. 34). Texto paralelo: “CARREGANDO ELE MESMO EM SEU CORPO, SOBRE O MADEIRO, OS NOSSOS PECADOS, PARA QUE NÓS, MORTOS PARA OS PECADOS, VIVAMOS PARA A JUSTIÇA; POR SUAS CHAGAS, FOSTES SARADOS” (1 Pedro 2:24).

O segundo detalhe: “NO DIA SEGUINTE, TIROU DOIS DENÁRIOS E OS ENTREGOU AO HOSPEDEIRO, DIZENDO: CUIDA DESTE HOMEM, E, SE ALGUMA COISA GASTARES A MAIS, EU TO INDENIZAREI QUANDO VOLTAR” (Lucas 10:35). Jesus deixou a cargo dos seus pastores, assim como eu, a responsabilidade de cuidar da vida espiritual de todas as suas ovelhas, e isto até que Ele volte a esta terra. Depois, você deve ter reparado que Jesus não disse nada acerca do homem que foi assaltado, isto para nos fazer entender que o nosso próximo é todo aquele que necessitada da nossa ajuda: “QUAL DESTES TRÊS TE PARECE TER SIDO O PRÓXIMO DO HOMEM QUE CAIU NAS MÃOS DOS SALTEADORES? RESPONDEU-LHE O INTÉRPRETE DA LEI: O QUE USOU DE MISERICÓRDIA PARA COM ELE. ENTÃO, LHE DISSE: VAI E PROCEDE TU DE IGUAL MODO” (vers. 36, 37).

Eu encerro esta nossa 5ª aula dizendo que a Bíblia é enfática quanto ao assunto que envolve a nossa atitude de compaixão pelos necessitados: “PORQUE O JUÍZO É SEM MISERICÓRDIA PARA COM AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÓRDIA. A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO”  (Tiago 2:13). Leve isto em consideração! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)