CALVINISMO VERSUS ARMINIANISMO (parte 1)

INTRODUÇÃO

 

Calvinismo e Arminianismo são duas correntes teológicas cristãs que possuem diferenças em relação  a certas doutrinas bíblicas, especialmente quanto aquela que trata mais diretamente da salvação eterna do homem. Sendo que existem pelos menos cinco pontos básicos que diferem e que separam estas duas correntes de interpretação. E será exatamente sobre isto que nós estaremos tratando durante esta série de estudos que começa hoje. Antes, porém, vamos conhecer os autores destas duas linhas de interpretação das Escrituras Sagradas.

 

CORPO DO ESTUDO

 

João Calvino nasceu na Suíça. Enquanto que Jacó Armínio nasceu na Holanda. Os dois foram  renomados teólogos que viveram na mesma época, e isto entre o século XV e XVI. Sendo que ambos divergiam de alguns pontos teológicos quanto à interpretação de algumas questões doutrinárias da Bíblia como, principalmente, naquilo que diz respeito sobre a doutrina da salvação eterna do homem, conforme já falado.

Antes de tudo, quero registrar aqui que eu não sou daqueles pregadores que perdem tempo discutindo a respeito de algumas doutrinas bíblicas; e isto por levar em conta que cada um tem e também adota  sua linha de interpretação pessoal, o que precisa ser amplamente respeitado de ambas as partes. Certa vez, eu participei (entre aspas) de um debate numa Rádio Evangélica muito famosa aqui no Rio de Janeiro, quando eu compareci apenas para esquentar a cadeira do estúdio; já que eu falei por uns dez minutos apenas naquelas duas horas de programa. Porque dos quatro pastores participantes daquele debate, um deles tomou às rédeas e se apossou do microfone falando o tempo inteiro, não dando chance pra ninguém; caracterizando-se, assim, num autêntico Matracatrica Sabichão. Depois daquele dia, eu decidi nunca mais aceitei qualquer convite para participar de algum debate.

Como aula introdutória, e antes de nós entrarmos mais diretamente no assunto, eu quero deixar bem claro que não estou aqui para defender nem Calvino e nem Armínio; e sim para confrontar ambas as teorias à luz da Bíblia. Porque mesmo na condição de um modesto professor de teologia há tanto tempo, eu entendo que tanto os que seguem os ensinamentos de Calvino, como aqueles que são adeptos da doutrina de Armínio, servem e são do mesmo Cristo. Logo, isto não pode vir a ser motivo de rixas e contendas entre os irmãos, ou entre as igrejas. Porque quando alguém um dia me perguntou qual das duas correntes eu seguia, a minha resposta foi esta: A da Bíblia.

Então, nesta aula inicial eu estou deixando bem claro que sou completamente contra qualquer tipo de polêmica que gire em torno de algum assunto bíblico por saber que isto só desconstrói amizades entre os irmãos na fé. Sendo assim, a partir da nossa aula de amanhã nós iremos mergulhar fundo a respeito deste tema. Até lá! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

CALVINISMO VERSUS ARMINIANISMO (parte 2)

Eu inicio a nossa aula de hoje fazendo uma correção. Ontem, foi dito que João Calvino havia nascido na Suíça, quando, na verdade, ele era de origem francesa. Feita, portanto, a correção; vamos prosseguir com o nosso tema. A partir de agora nós iremos começar a conhecer os cinco pontos divergentes entre essas duas correntes teológicas.

1º) A DEPRAVAÇÃO – Na visão Calvinista o ser humano é tão depravado e rebelde que é incapaz de acreditar em Deus sem que a sua graça se manifeste antes e mude por completo o seu coração para que ele então venha a crer e tenha, consequentemente, a necessária disposição de acreditar: “DAR-VOS-EI CORAÇÃO NOVO E POREI DENTRO DE VÓS ESPÍRITO NOVO; TIRAREI DE VÓS O CORAÇÃO DE PEDRA E VOS DAREI CORAÇÃO DE CARNE” (Ezequiel 36:26). Eu entendo que se não houver este “transplante” da parte de Deus, o homem não consegue se converter a Cristo.

Já na visão Arminiana, ela defende que a humanidade é depravada e corrupta, mas que todos os homens são capazes de desenvolver em si um impulso decisivo de acreditar e de se render a Deus; já que com a assistência abrangente desse mesmo Deus o homem recebe o livre-arbítrio para poder decidir.

A Minha Interpretação Baseada na Bíblia: “ELE VOS DEU VIDA, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSOS DELITOS E PECADOS, NOS QUAIS ANDASTES OUTRORA...” (Efésios 2:1, 2). Então, pense agora comigo: Se o homem sem Deus está na condição de “morto”, como ele poderia ter a capacidade para buscar ou para escolher e decidir por alguma coisa? Vejamos outros textos bíblicos: “E ISAÍAS A MAIS SE ATREVE E DIZ: FUI ACHADO PELOS QUE NÃO ME PROCURAVAM, REVELEI-ME AOS QUE NÃO PERGUNTAVAM POR MIM” (Romanos 10:20). Esta regra não vale apenas para o povo judeu, como alguns defendem, e sim que é para todos os demais povos também. Eu mesmo não fui até Deus por minha vontade e decisão própria; mas, contudo, Ele é que se revelou a mim sem que o quisesse.

Mais um texto: “COMO ESTÁ ESCRITO: NÃO HÁ JUSTO, NEM UM SEQUER, NÃO HÁ QUEM ENTENDA, NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS; TODOS SE EXTRAVIARAM, A UMA SE FIZERAM INÚTEIS; NÃO HÁ QUEM FAÇA O BEM, NÃO HÁ NEM UM SEQUER” (Romanos 3:10-12). Se ninguém é capaz de buscar a Deus, como então poderia o homem pecador ter a disposição suficiente para poder fazê-lo?

A conclusão que eu chego nesta nossa segunda aula é a de que a depravação total afetou o homem não regenerado de tal maneira que o tornando ineficaz e incapaz de buscar a Deus, ou de querer praticar qualquer boa ação espiritual. Por isso, nós dependemos única e exclusivamente da misericórdia de Deus para que viéssemos a ser resgatados: “POIS ELE DIZ A MOISÉS: TEREI MISERICÓRDIA DE QUEM ME APROUVER TER MISERICÓRDIA E COMPADECER-ME-EI DE QUEM ME APROUVER TER COMPAIXÃO. ASSIM, POIS, NÃO DEPENDE DE QUEM QUER OU DE QUEM CORRE, MAS DE USAR DEUS A SUA MISERICÓRDIA” (Romanos 9:15). Amanhã, permitindo o Senhor, nós daremos sequência a esta serie de estudos. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

CALVINISMO VERSUS ARMINIANISMO (parte 3)

Nesta nossa terceira aula sobre o referido tema, nós estaremos abordando o segundo ponto divergente de interpretação entre o Calvinismo e o Arminianismo acerca de mais uma doutrina bíblica.

2º) A ELEIÇÃO INCONDICIONAL – Na visão Calvinista, o ser humano está “morto em delitos e pecados”, conforme o apóstolo Paulo nos fala na carta aos efésios, e por isso ele nada poderá fazer para responder positivamente a Cristo. Assim sendo, é Deus que vai a sua direção para lhe dar vida a fim de que este possa corresponder com fé ao chamado divino: “PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS” (Efésios 2:8).

Na visão Arminiana, Deus elegeu para salvação aqueles que Ele pela sua Onisciência anteviu quem o aceitaria ou não para a salvação. Sendo assim, trata-se de uma eleição condicionada tão somente à ação do homem. Foi exatamente desta forma que eu aprendi no Seminário, e que também ensinei durante algum tempo.

A Minha Interpretação Baseada na Bíblia: Eu não vejo em lugar algum nas Escrituras que a eleição  está condicionada à vontade do homem, mas sim na de Deus: “ASSIM COMO NOS ESCOLHEU, NELE, ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS PERANTE ELE; E EM AMOR NOS PREDESTINOU PARA ELE, PARA A ADOÇÃO DE FILHOS, POR MEIO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO O BENEPLÁCITO DE SUA VONTADE” (Efésios 1:4,5). Então, se esta eleição foi segundo a soberana vontade divina, logo não foi pela sua Onisciência em prever o futuro.

Se há uma palavra na Bíblia que muito incomoda tanta gente, ela é a “Predestinação”. Porque o orgulho presunçoso do homem não consegue admitir que a Eleição para a salvação parte única e exclusivamente do Senhor Jesus, independentemente da vontade ou do querer humano: “OS GENTIOS, OUVINDO ISTO, REGOZIJAVAM-SE E GLORIFICAVAM A PALAVRA DO SENHOR, E CRERAM TODOS OS QUE HAVIAM SIDO DESTINADOS PARA A VIDA ETERNA” (Atos 13:48). Diante desta afirmação de Lucas, eu pergunto: Quem foi que nos destinou para a salvação, nós mesmos ou Deus?

Certa vez, um renomado pastor disse que ele teria 20 versículos que comprovariam que a Predestinação não existe, e que ela é diabólica – meu Deus! Sendo que eu retruquei dizendo que eu apresentaria apenas um texto bíblico que mostraria que ela, de fato, existe. Vamos então a ele: “ELE LHES RESPONDEU: A VÓS OUTROS VOS É DADO CONHECER O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS; MAS, AOS DE FORA, TUDO SE ENSINA POR MEIO DE PARÁBOLAS, PARA QUE, VENDO, VEJAM E NÃO PERCEBAM; E, OUVINDO, OUÇAM E NÃO ENTENDAM; PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES” (Marcos 4:11,12).

Será que eu não sei ler direito? Ou, porventura, eu não soube interpretar esta fala de Jesus? Porque pelo que eu pude entender, Ele negou peremptoriamente a salvação eterna aos escribas e fariseus da sua época: “PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTER-SE, E HAJA PERDÃO PARA ELES”. Concorda ou não comigo? Ou por acaso existe outro tipo de interpretação? Então, se isto não é a lei da Predestinação, ou seja, se a salvação não é para todos, então eu não conheço nada sobre Bíblia: “OU NÃO TEM O OLEIRO DIREITO SOBRE A MASSA, PARA DO MESMO BARRO FAZER UM VASO PARA HONRA E OUTRO, PARA DESONRA?” (Romanos 9:21). Tira então as tuas próprias conclusões! Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)