A NOSSA REFLEXÃO DE SÁBADO                                                                                            (O Deus de Alianças)

“Estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor” (Ezequiel 16:62)

A palavra aliança é muito mencionada na Bíblia e aparece por cerca de 300 vezes entre o Velho e Novo Testamento. O termo “aliança” vem do grego “diatheke”, que significa “testamento”. Já na tradução para a língua portuguesa, “aliança” tem o significado de “tratado”, de “contrato”.

A primeira aliança em termos mais oficiais que Deus fez com os homens, foi no cume do monte Sinai, e isto por intermédio de Moisés, o seu legislador: “AGORA, POIS, SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ E GUARDARDES A MINHA ALIANÇA, ENTÃO, SEREIS A MINHA PROPRIEDADE PECULIAR DENTRE TODOS OS POVOS; PORQUE TODA A TERRA É MINHA” (Êxodo 19:5).

Logo a seguir, Deus criou e estabelece os Dez Mandamentos como uma aliança para que o seu povo, Israel, se tornasse santo perante Ele. Lembrando que o vocábulo “santo” tem a idéia de algo separado do uso comum e do profano; ou seja, por Deus ser santo, ele requer do homem a devida santidade para que possa ter comunhão com aquele que é essencialmente Santo - ; santidade esta que faltou por diversas vezes à casa de Israel: “SER-ME-EIS SANTOS, PORQUE EU, O SENHOR, SOU SANTO E SEPAREI-VOS DOS POVOS, PARA SERDES MEUS” (Levítico 20:26).

Um dos maiores pecados que podem quebrar uma aliança com Deus está bem explícito no primeiro mandamento: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM” (Êxodo 20:3). Num dia desses, eu estava assistindo a um vídeo-documentário que mostrava um país asiático que fora assolado por diversas vezes pelos terremotos. E o motivo dessas tragédias naturais era bem explícito, a saber, que a idolatria era intensamente praticada naquele lugar; onde diversos deuses são adorados por meios  de carrancas e esculturas de entidades que serviam supostamente de proteção para aquele povo. Pergunto: Proteção de quê?

Deus tem sólidas promessas para aqueles que se esforçam no sentido de não quebrarem a aliança de santidade que fora firmada com Deus: “QUANDO ESTIVERES EM ANGÚSTIA, E TODAS ESTAS COISAS TE SOBREVIEREM NOS ÚLTIMOS DIAS, E TE VOLTARES PARA O SENHOR, TEU DEUS, E LHE ATENDERES A VOZ; ENTÃO, O SENHOR, TEU DEUS, NÃO TE DESAMPARARÁ, PORQUANTO É DEUS MISERICORDIOSO, NEM TE DESTRUIRÁ, NEM SE ESQUECERÁ DA ALIANÇA QUE JUROU A TEUS PAIS” (Deuteronômio 4:30,31). Pergunto: Vale ou não a pena servir em santidade a esse Deus de alianças? Que o Senhor te abençoe hoje e sempre!

 

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

TEMA DO ESTUDO: O Deus da Salvação

TEXTO ÁUREO: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16)

INTRODUÇÃO

A obra de transformação de vida do ser humano somente pode ser realizada através de um poder único e sobrenatural, e isto só acontece sob o poderoso e inigualável nome de Jesus Cristo: “E NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO; PORQUE ABAIXO DO CÉU NÃO EXISTE NENHUM OUTRO NOME, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS” (Atos 4:12).

 

Primeiramente, para que haja uma conversão verdadeira na vida do pecador é necessário que aconteça um transplante espiritual no coração que se encontra enfermo: “DAR-VOS-EI CORAÇÃO NOVO E POREI DENTRO DE VÓS ESPÍRITO NOVO; TIRAREI DE VÓS O CORAÇÃO DE PEDRA E VOS DAREI CORAÇÃO DE CARNE” (Ezequiel 36:26).

 

Um coração de “pedra” encontra-se impróprio para receber a boa semente da Palavra de Deus para que possa produzir frutos. Depois, a expressão “coração de pedra” é uma alusão a uma mente enferma que se encontra bloqueada quanto ao entendimento pelas coisas divinas: “OUTRA PARTE CAIU EM SOLO ROCHOSO, ONDE A TERRA ERA POUCA, E LOGO NASCEU, VISTO NÃO SER PROFUNDA A TERRA. SAINDO, PORÉM, O SOL, A QUEIMOU; E, PORQUE NÃO TINHA RAIZ, SECOU-SE” (Mateus 13:5, 6). Só recebe a Salvação aquele cujo coração está adubado.

 

Já a expressão “espírito novo” se refere a uma mudança de ação, de atitudes e que faz alguém ansiar pelas coisas de Deus e, consequentemente, pela sua comunhão: “COMO SUSPIRA A CORÇA PELAS CORRENTES DAS ÁGUAS, ASSIM, POR TI, Ó DEUS, SUSPIRA A MINHA ALMA. A MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS, DO DEUS VIVO; QUANDO IREI E ME VEREI PERANTE A FACE DE DEUS?” (Salmos 42:1, 2).

 

PALAVRA FINAL

 

Então, eu termino esta nossa curta aula lhe fazendo uma pergunta: O que te atrai mais, os prazeres do mundo ou as delícias da presença de Deus? Veja isto: “TU ME FARÁS VER OS CAMINHOS DA VIDA; NA TUA PRESENÇA HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA, NA TUA DESTRA, DELÍCIAS PERPETUAMENTE” (Salmos 16:11). Você, onde quer que esteja, entrega agora a tua vida a Jesus e desfrute dele as delícias da vida. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Por: Uilson Barbosa – Pastor e Prof. de Teologia (há 37 anos)