1 INTRODUÇÃO

            O consumo de álcool tem aumentado constantemente nos últimos anos e paralelamente o consumo de drogas como: maconha, cocaína, crack, entre outras, também, e isso se dá por diversos motivos, família desestruturada, falta de perspectiva de vida, violência, etc. A escola tem papel fundamental no combate e prevenção ao uso de drogas.

            Diante dessas circunstâncias a abordagem da questão das drogas em sala de aula, vem sendo cada dia mais cobrada pelos pais dos alunos aos professores e direção das escolas, no intuito também de saberem o que fazer diante de uma situação que envolva este tipo de assunto.

            Como os professores estão sempre muito ocupados com a correria diária em sala de aula, mesmo sabendo da importância desse assunto ser tratado no âmbito escolar, não há tempo para organizar um projeto que envolva ações planejadas e bem estruturadas para tratar desse assunto tão preocupante.

            Por esse motivo, propomos a ideia de apresentar um projeto em forma de palestra tendo como tema “Drogas, diga não a essa falsa felicidade” como uma medida breve de conscientização dos adolescentes das turmas de 9º ano da Escola Elpídio Ribeiro da Silva, do distrito de São José do Torto, na cidade de Sobral, com o intuito também de instruir os alunos sobre os riscos que o consumo de drogas trás a vida.

            Proposta esta muito bem acolhida e apoiada pela escola, que disponibilizou todos os subsídios necessários para a execução do projeto.