Haja a vista, de que, todo conhecimento humano está escrito, porém, é percebido de que, a escrita foi a forma encontrada pela humanidade de transmitir, em uma cadeia ascendente, o seu conhecimento

 Escritor trabalhando em um restaurante de luxo. 

Entendedores percebe-se que as culturas que não desenvolveram um alfabeto perderam-se no tempo, pois a transmissão oral não consegue se perpetuar e também não serve de base científica evolutiva. 

Quando discutimos e escolhermos uma especialidade, devemos ter o dever de conhecê-la a fundo e buscar esse conhecimento de várias maneiras, em especial são pelos artigos publicados que os especialistas se continuam atuantes e conhecedores para que possam melhorar o ensino aprendizagem na educação.

Sabedores observam de que com o passar do tempo e o acúmulo de experiência, o mediador especifico das áreas procuram  a ser um publicador de artigos, onde interage e socializa com as diversas revistas científicas dentro e fora de sua área de atuação profissional. 

Conhecedores de que, são vários as formas dos artigos, desde um relato de caso, que desperta o interesse pelo inusitado, até o resultado de uma pesquisa que alterará toda a conduta dentro daquele assunto específico. Sendo, que, todos os artigos são válidos, pois são focados para as mais diversas realidades e comparados com os seus similares na literatura. 

E não podemos deixar de colocar o quanto os profissionais envolvidos com a vida acadêmica, por obrigação, passam a ter uma maior produção literária que os demais, por estarem envolvidos com a pesquisa acadêmica.

Entendedores, de que, toda vez que um autor publica um artigo, está realimentando a engrenagem do conhecimento, pois além de contribuir com os seus resultados, está, ao mesmo tempo, revisando o que, já existe publicado sobre o assunto. 

Onde quem não lê, com frequência reinventa a roda. Sendo que um trabalho científico, de qualquer tipo, nasce de uma idéia, desenvolve-se a partir de uma pesquisa sobre o assunto e de um protocolo de estudo, evoluindo para uma apresentação, freqüentemente em congressos ou outros eventos da especialidade. O trabalho ciêntífico  só será realmente reconhecido quando transformado em um artigo publicado. 

E quando publicado percebe a sua própria existência de um trabalho científico, pois, a partir dela, o artigo passa a ter nome e endereço conhecidos, bem como a sua autoria e o serviço de onde provém.

Quando escolhemos  o veículo apropriado para a publicação de um artigo torna significante . E quando o assunto só interessa à nossa especialidade, então deve ser publicado intramuros. 

Entretanto, se há um interesse geral ou de alerta sobre problemas de nossa especialidade para outros profissionais em áreas diferenciadas, precisa de um direcionamento tornando se um  veículo mais apropriado para chegar ao público-alvo. Precisamos buscar a revista de maior impacto dentro dos veículos escolhidos para direcionar nossos artigos para publicação.

 Deve ser criterioso ao medir o fator de impacto de uma revista é o número de citações de artigos publicados por ela, de modo que, sempre que pudermos citar as nossas revistas em nossos artigos, onde estaremos contribuindo para aumentar o impacto do nosso veículo de divulgação.

Quando desenvolvemos um artigo precisamos ser cuidadoso quanto ao  título e o resumo do artigo, porque na veracidade será um norte de entendimento e conhecimento para  o leitor decidir se têm o valor esse artigo para leitura. 

É importante que publique o uso dos com relação as diversidades de conhecimentos com  constante atualidade, como apregoa o a Ética profissional ciência que mais produz literatura científica, ficando apenas atrás das ciências da computação. Na praticidade, a cada mês, milhares de novos artigos são agregados aos arquivos do conhecimento diversos. E todos  artigos  precisam ser catalogados. 

A importância de destacar a diferença entre palavra-chave e descritor, sendo que a primeira não obedece a nenhuma estrutura, é aleatória e retirada de textos de linguagem livre. E para uma palavra-chave tornar-se um descritor ela tem que passar por um rígido controle de sinônimos, significado e importância na árvore de um determinado assunto.

Conhecedores, de que os descritores são organizados em estruturas hierárquicas, facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo. Tendo em vista de que, em qualquer circunstância, é preciso de que um autor escreva uma pesquisa sobre determinado tema a respeito do qual haja trabalhos de sua própria autoria já publicados anteriormente, pois os "bancos de dados" são atualizados periodicamente. Porque com essa grande variedade de descritores à disposição, o autor tem plenas condições de escolher os termos mais adequados para que seu trabalho seja indexado de maneira que possa ser localizado sem dificuldades. Em caso de dúvida sobre quais descritores usar, a ajuda de uma bibliotecária pode ser extremamente útil.

Entendedores, de que infelizmente,  a prática de fazer a pesquisa nas bases de dados disponíveis ainda não atingiu o patamar desejado. Sendo, que muitos autores preferem consultar outros artigos e, às vezes, nem isso. Sendo que, o resultado é que caso os revisores (peer-reviewers) ou editores não façam uma checagem rigorosa, há o risco de utilizar termos equivocados com as conseqüências citadas acima. E os mesmos problemas atingem em todas áreas. É observado de que, ainda falta maior conscientização por parte das sociedades responsáveis pela publicação das revistas científicas e uma despreocupação dos autores. Essa conscientização somente virá por meio de um trabalho paciente, junto aos autores, dos revisores e editores das revistas, para esclarecer a necessidade e a importância de se buscar sempre o rigor científico, que deve começar com a definição da pesquisa e apenas terminar com a observância de todas as normas adotadas pelo órgão no qual será publicada.

Quando fazemos disso um hábito, os autores e as publicações só terão a ganhar. Procurando o papel dos descritores na busca da melhor evidência científica disponível, uma busca pela informação científica disponível na literatura pode se tornar improdutiva ou confusa sem uma compreensão básica de como o conhecimento é organizado ou indexado. Precisando entender de que, para a tarefa de indexação nas bases de dados, há equipes especializadas formadas por bibliotecários, profissionais da área da saúde, incluindo médicos, que lêem cada artigo e assinalam, em cada um deles, os descritores mais específicos e apropriados. Com a definição do tema, a especificidade do assunto e a escolha correta dos descritores são decisivas para uma adequada busca da literatura. E desta forma, evita-se uma quantidade excessiva de artigos que não interessam.

Com a aplicação destes descritores não se resume apenas na busca de artigos que possam embasar a redação de artigos científicos ou possam ser usados na sustentação de opiniões. Tendo em vista, de que, muito pelo contrário, eles têm uma aplicação muito mais ampla e devem ser incorporados à prática clínica diária. Entender melhor o processo de encontrar resposta apropriada a uma dúvida surgida durante o atendimento ao paciente depende de como estruturamos a pergunta. E sendo que, a partir da pergunta estruturada, são identificados os descritores que irão constituir a base de busca da evidência nas diversas bases de dados, descrevendo cada um dos quatro aspectos em questão. Devemos perceber, de que, com uma questão bem estruturada e com a escolha de descritores inadequados, a pesquisa nas bases de dados costuma resultar em ausência de informação ou em quantidade muito grande de informação, muitas vezes não relacionada diretamente ao interesse.

A compreensão do periódico científico é o meio mais rápido para a divulgação de novas pesquisas e conhecimentos em determinada área de estudo. E o respeito dos pesquisadores por seus pares, são  resultados de suas pesquisas sejam divulgados e, finalmente ,ocorra a transferência da informação, o periódico científico utilizado deverá estar indexado, ou seja,descrito e identificado por seu conteúdo em bases de dados referenciais nacionais e internacionais.  E deve ser diversificados essas pesquisas nos acervos da biblioteca e internet com relação as bases de dados necessários as temáticas presente de seus artigos. Devendo ressaltar que para se alcançar esse objetivo, todo artigo científico submetido à apreciação dos pareceristas dos Anais deverá seguir regras internacionais de normalização, de acordo com o que é exigido pelas bases de dados internacionais.

Entendedores de que, os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facilitar as pesquisas bibliográficas. Tendo como veracidade o uso dos descritores, junto com o resumo do artigo, serve como meio de acesso para localização e recuperação dos artigos nas bases de dados pelos mais diversos grupos de pesquisadores.  Precisamos descrever de que, a importância da utilização correta e criteriosa dos descritores pelos autores em seus artigos científicos, pois, dessa forma, os artigos publicados podem ser recuperados por outros pesquisadores quando procurados em bases de dados bibliográficas. E a  função do DeCS, portanto, não é restringir o uso de termos pelos autores dos artigos e sim servir como linguagem única para indexação e recuperação da informação em base de dados, controlando o ando os sinônimos e padronizando o uso de termos com a mesma significância.

E não pode deixar de ressaltar de que, no momento da organização de uma publicação, que tem por objetivo recuperar informações, é que se percebe a importância de utilizar métodos para indexação de documentos bibliográficos.Com o entendimento se indexar o ato de descrever e identificar o documento através do seu conteúdo. Vendo que a indexação, possibilita a determinação do assunto do documento e sua representação de acordo com os descritores da linguagem documentária adotada pelo bibliotecário. E ao analisar documentos é identificar, em seu conteúdo, os assuntos que são relevantes, e para que isso ocorra  devem ser representados de forma clara, na hora da indexação. (Rosas et al., 1999)

E com isso, pode ser citado de que,  "as palavras que descrevem um assunto com precisão são chamados descritores ou termos preferidos - utilizados para representar conceitos na indexação. Onde o descritor é o termo escolhido para representar sem ambigüidade um conceito, ou seja, cada descritor do tesauro tem um único significado. E o processo de Indexação de documentos, requer a aplicação de vocabulários controlados. Um vocabulário controlado é essencialmente uma lista de termos autorizados, é mais do que uma mera lista. Inclui em geral, uma forma de estrutura semântica. Quando existe ocontrole sinônimos, optando por uma única forma padronizada, com remissivas de todas as outras; com relação ao diferenciar homógrafos;reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relação mais estreita entre si; identificam-se três tipos principais de vocabulários controlados : esquemas de classificação bibliográfica (como a Classificação Decimal de Dewey), listas de cabeçalhos de assunto e tesauros” ; onde o tesauro é uma linguagem documentária definida como lista estruturada de termos, empregada por indexadores, para  identificar e  descrever documentos com especificidade bastante de modo a permitir sua recuperação rápida e eficaz pelos pesquisadores.

A descritiva do cabeçalho com relação aos descritores

São de acordo com a área técnica da biblioteconomia, o termo mais adequado para a denominar o assunto bibliograficamente conhecido é "descritor", mas também pode ser denominado  "cabeçalho de assunto". Onde os descritores, demonstram de que formas os assuntos principais, e suas derivações são os chamados assuntos secundários. E com a estrutura da base de dados da rede Bibliodata (FGV), utilizada pelo Sistemas de Biblioteca na Unicamp na indexação, sendo mostrado através de uma lista alfabética de assuntos, selecionados e traduzidos da língua inglesa, de acordo com o padrão internacional da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, mais conhecida como a "LC" .W na maioria dos assuntos implantados na base de assuntos da Rede Bibliodata, ocorre quando não localiza assunto abordado por determinada obra, e elaboração da ficha catalográfica das dissertações e teses.

Devendo ficar entendido de que, os descritores apresentados pela Bibliodata, são apresentados de forma analítica, através de uma nota de escopo ou nota histórica, com os termos hierárquicos e remissivos relacionados ao assunto, e a fonte de origem da língua, no caso o inglês. Onde esse pequeno relato sobre indexação, vocabulários controlados, e descritores, é de fundamental importância, para que se conheça os procedimentos necessários a indexação de documentos bibliográficos, fazendo com que se perceba a necessidade de estabelecimento de critérios na escolha dos assuntos que irão representar todo o conteúdo de um trabalho de pesquisa. E os materiais e métodos  são as ferramentas de padronizaçãoOs instrumentos de padronização utilizados na indexação das dissertações do catálogo bibliográfico  foram os termos livres também são utilizados na indexação, quando os assuntos não são encontrados na Rede Bibliodata, nesse caso o recurso utilizado para realizarmos a indexação:

O descritores citados, são apresentados com a divisão em duas fases: entrada do assunto principal, de acordo com os termos pesquisados neste trabalho (Aprendizagem e Leitura) e entrada de assunto  secundária, derivadas da entrada principal. Sendo que a análise dos descritores, obedece rigorosamente a forma de entrada estabelecida na apresentação no catálogo bibliográfico, e também na ficha catalográfica de cada dissertação. 

A EXISTÊNCIA DOS DESCASOS DE GOVERNANTES QUANTO A FORMAÇAO DE CONHECIMENTOS E SUA INFRA-ESTRUTURAS EDUCACIONAL 

Devemos destacar de que, existe um  descaso com relação a infra-estrutura educacional, falta de capacitação de professores, má qualidade da alfabetização, falta de vontade política em investimento em educação, depois da abertura do mercado preocupação com a leitura. E o período de municipalização de ensino publico, ideologia escolar não está  engajada na formação de cidadãos críticos e sim se submeter a política estabelecidas internacionalmente.Com uma função social da escola nesse contexto procura formar leitores consumidores de trivialidade literária, política e histórica, a literatura não e formadora de opiniões  e sim imposta devido a função conservadora instituição escolar .E existe uma ênfase no dizer do discente. Tendo em vista, de que o ser humano da inicio a manifestação, buscando a  valorização do cotidiano. E após o regime militar iniciou-se um processo para que o indivíduo manifestasse seus conhecimentos e documentar a própria historia. Haja vista, de que essa data de 1989 foi de grande significância   ocorre maior abertura para a educação, sindicatos educacionais eram mais fortes, pois não existia influencia externa. Utiliza-se o modelo tradicional de alfabetização por silabação.

A imprensa destacou com o papel da fonte de informação capaz de formar a massa critica dos leitores, interpretação textual de fatos no veículo formal, abertura maior na veiculação da informação, onde inflamou o estimulo ao pensamento e estrutura cognitiva. Com relação ao ensino através do pensar compreensão da língua escrita. Construção do conhecimento. E desta construção do conhecimento por parte de cada aluno, o  aprendizado ocorre  a partir da vivência cultural social existente. Onde buscou compreender os mecanismos do sistema educacional, processo de ensino e aprendizagem, trabalhando com métodos novos de aprendizagem. Noção de conservação, aplicação do construtivismo. Levando uma valorização da interlocução dos alunos, construção de linguagem e aprendizagem a partir do cotidiano.

E também, essas mudanças de métodos de alfabetização, alteração nas praticas de ensino. Organização da sociedade no contexto do desempenho do aluno, preocupação com  o fracasso escolar. E com a rotulação do aluno que não se encontra no quadro de referência do professor.  Realidade do cotidiano escolar. Analisando pela formação critica na criança de sua concepção de cidadania, formação critica do leitor capaz de formar opiniões a partir do ensino de primeiro grau, e a interação e socialização do docente e discente ,com o discente no material didático, evasão escolar, dedicação individual a cada discente ,  para tentar diminuir índice de evasão .

Tendo um poder de investimento com relação ao  investimento educacional no indivíduo adulto, colaborando para a sua inserção no mercado de trabalho. E não podendo deixar de ressaltar sobre o estimulo a criatividade. Tendo como preocupação a inclusão de alunos especiais, e capacitação pedagógica dos professores para receber esses alunos, onde também, deve ser incluído  a alfabetização. Observa-se que os movimentos de mudanças são assumidos em primeiro lugar pelas classes dominantes, nas escolas particulares,  as classes populares são beneficiadas posteriormente e a inclusão dos PNE que são os deficientes, formação de conceitos, construtivismo, relação discente, E o docente que é o representante do conhecimento. Os gestores precisam ficar atentos quanto a administração escolar, avaliação da aprendizagem. 

A APRENDIZAGEM E SEU CRESCIMENTO NA EDUCAÇÃO

Com o crescimento refere-se à divisão e/ou aumento do tamanho das células

(hiperplasia e hipertrofia) resultando em ganho de massa corpórea. E Já o desenvolvimento refere-se à maturação motora, que seria capacidade para realizar tarefas diferentes e complexas (LINS, 2003). Um terceiro autor define desenvolvimento da motricidade como sendo um processo que depende da maturação, do crescimento e da aprendizagem, ou seja, esses fatores estão interligados. E com o desenvolvimento do indivíduo inicia-se desde a gestação onde envolve o crescimento corpóreo, o amadurecimento neurológico e as habilidades sociais, comportamentais e afetivas que são construídas para tornar a criança capaz de sanar as suas necessidades e as da sociedade a qual convive.

E com esse processo a criança passará por mudanças complexas e interligadas, onde se encontra aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. Tendo um, comportamento motor de uma pessoa em seu desenvolvimento se estabelece como um seguimento de mudanças vinculado à idade, tanto na postura quanto no movimento, tanto na maturação do sistema nervoso central quanto na ação recíproca do ambiente com os estímulos dados durante esse desenvolvimento motor. E as  mudanças no desenvolvimento da criança decorrem nos seguintes planos (físico ou motor, intelectual, emocional e social) que estão relacionados às capacidades de movimentar-se, de pensar e raciocinar, de sentir e relacionar-se .

E um outro, aspecto a ser considerado na infância é que a criança tem uma maior plasticidade neuronal e por isso esses primeiros anos são de suma importância, pois esse tempo favorece o desenvolvimento de todas as suas capacidades. Sendo que,contudo pode ser acrescentado de que, o comportamento motor da criança nos primeiros anos é que apontam se o desenvolvimento global da mesma está ocorrendo de forma natural ou não, por esse mesmo motivo o marco desenvolvimentista é tão importante. Para o autor existem duas mudanças fundamentais que caracteriza o desenvolvimento da motricidade, como: o aumento da diversificação e da complexidade das tarefas. E o acontecimento do desenvolvimento cognitivo (principal recurso que a criança utiliza para explorar, relacionar e controlar o meio em que vive), é necessário passar por experiências motoras na infância, pois o movimento está relacionado com o processo cognitivo.

Onde um dos meios mais significativos para o desenvolvimento motor e a aprendizagem da criança seria o brincar, sendo que a escola oferece esse espaço, pois o desenvolvimento motor é influenciado pelo meio social e biológico sofrendo assim alterações em seu processo. E o desenvolvimento motor não depende somente do amadurecimento do sistema nervoso, mas também de três outros fatores como da biologia, do comportamento e do ambiente, pois ao nascer, a criança não possui o seu sistema nervoso central desenvolvido por inteiro, a mesma age pelos sentidos, interagindo com o meio, e por essa razão o seu sistema nervoso central está sempre evoluindo e aprendendo para sua melhor adaptação.

As existências de dois fatores que influenciam o desenvolvimento: o genético (intrínseco) e o ambiental (extrínseco). Quanto ao fator genético significa que o desenvolvimento na primeira e segunda fase da vida (fase reflexa e rudimentar) acontece em uma sequência semelhante para todos, mas em uma velocidade e qualidade diferente do movimento, pois o ganho de habilidades é diferente de criança para criança. E com relação aos fatores ambientais, associados, ao nível socioeconômico, fatores sociais e culturais, ao número de estímulos diversificados recebidos do ambiente, pode-se dizer que são grandes influenciadores do desenvolvimento motor. Ao ressalta-se que ressalta que se as condições ambientais e biológicas são desfavoráveis ao indivíduo, o seu desenvolvimento neuropsicomotor pode ser afetado de modo significativo, como a apresentação de atrasos e distúrbios desenvolvimentistas.

Haja vista, de que, o processo maturacional na primeira infância é decorrente de experiência e estimulação (imitação, tentativa, erro e liberdade de movimento). E a criança recebe estimulação de forma organizada suas capacidades e habilidades se desenvolverão muito mais que o normal . Outro aspecto a ser considerado encontra-se na ausência de laços afetivos durante a infância afetando também suas relações sociais. Sendo que cada indivíduo tem o seu padrão de desenvolvimento, suas características por natureza, sofrem influência persistentemente do ambiente e se o seu desenvolvimento motor for bom, isso refletirá na sua vida futura, tanto social, como intelectual e cultural.

Conhecedores, de que, no entanto, se houver dificuldades motoras automaticamente ela se afastará de seu meio, deixando de realizar ou realizando parcialmente suas tarefas. Onde o autor ainda acrescenta que apesar das muitas diferenças entre os indivíduos (física, temperamental e de personalidade), ainda há uma sequência ordenada no desenvolvimento, sendo que cada criança tem suas individualidade. E o desenvolvimento motor da criança surda, e o desenvolvimento da criança começa desde a gestação, por esta razão, a criança que nasce surda, de preferência na infância, é de suma importância o desenvolvimento da expressão corporal, pois a partir de estimulação é que facilita a comunicação, interação, convivência social e consequentemente a realização pessoal.

E o autor ainda acrescenta que é fundamental a capacitação de profissionais para atuarem nesta área, pois o desenvolvimento motor torna-se fundamental.    Com a  atividade física ou a prática esportiva ou recreativa, ou o exercício físico representa muito para a formação de toda pessoa, principalmente para o surdo, pois permite que a mesma através de seus movimentos se descubra e também o mundo em sua volta, que se desenvolve fisicamente, mentalmente, emocionalmente, linguisticamente e socialmente, esta é a grande influencia da educação física para o surdo .

Os materiais e métodos utilizados têm os termos: desenvolvimento motor, desenvolvimento e crescimento motor, educação física para surdos e surdez, de forma isolada e combinada em citações no título ou resumo. Foram considerados apenas os artigos nacionais. E a  comunicação da criança com o meio que a cerca se evidencia através da motivação e criatividade que a Educação Física proporciona à criança, tornando-a mais ativa e interessada, facilitando a aprendizagem da mesma. Ainda o autor acrescenta que tendo a Educação Física e a comunicação um papel de grande importância para o desenvolvimento do ser humano, é normal que procuramos compreender, entender e estudar o seu importante papel no processo de comunicação da criança surda.

E com o equilíbrio, postura, organização temporal/espacial e lateralidade fazem parte do repertório motor. Haja vista, de que, o equilíbrio é de suma importância para a realização das ações, pois o indivíduo usará muito mais energia se o movimento for defeituoso, energia que o mesmo poderia utilizar em outras atividades neuromuscular, pois o desequilíbrio o levará a um cansaço físico, mental e espiritual. Para o autor a existência do equilíbrio se percebe através das possibilidades de se manter a postura, posições e atitudes, precisa entender, de que, as aptidões necessárias para o desenvolvimento da criança surda, pode-se citar o equilíbrio postural, sendo de suma importância na realização das atividades do dia-a-dia do indivíduo e fundamental no relacionamento espacial do mesmo com o ambiente, pois quando ocorrem alterações vestibulares (perda auditiva), acontecem, alterações, caracterizando o desequilíbrio.

Devemos ressaltar de que, no cotidiano usamos constantemente os dados sensoriais e perceptivos referente ao espaço em nossa volta, que contém informações sobre as relações que fazemos entre os objetos que ocupam o espaço, designando significados a esses objetos (organização espacial). E a atrelação da organização espacial, o tempo só é perceptivo através das mudanças que ocorrem durante um determinado período, ou seja, quando um indivíduo realiza uma atividade (ordem) o tempo está passando (duração), esses são os componentes da organização temporal, pois as coisas acontecem sucessivamente em um determinado tempo. Com a lateralidade e a percepção espacial tem-se apresentado na literatura, como abaixo do esperado nas fases correspondente ao desenvolvimento infantil.

Precisamos ter entendimento de que, a organização temporal a criança surda possui um atraso, mas, esse comprometimento, pode ser trabalhado de forma específica em um programa de intervenção focando no desenvolvimento psicomotor desta população. É neste momento que a Educação Física escolar, entra para contribuir, pois está relacionada com o próprio corpo e possibilita que o surdo conheça seu próprio corpo relacionando-o com o espaço em sua volta, percebendo assim os outros que com ele interagem. Na Educação Física adaptada é que contribuirá no desenvolvimento e promoção de uma melhor qualidade de vida para a pessoa portadora de deficiência física, mas, contudo há poucas produções cientificas que retratam esse tema de grande importância.

Com a dito importância fundamental que o estímulo por meio do movimento é que este estudo tem como objetivo levantar na base de dados do LILACS o índice de artigos que tratam sobre o assunto a fim de conhecer o quanto os cientistas tem preocupado-se com o tema em questão para efetivamente possa ser contemplado o processo de inclusão para pessoas com necessidades especiais. E o levantamento de artigos científicos na base de dados Lilacs sobre o desenvolvimento motor da criança surda, os descritores desenvolvimento motor, desenvolvimento e crescimento motor, educação física para surdos e surdez foi encontrado os seguintes resultados, demonstrados, com os descritores: desenvolvimento motor e desenvolvimento e crescimento motor.

Sabedores, de que, a relação ao descritor “desenvolvimento motor” é possível perceber uma oscilação ao número de resultados encontrados de artigos com este tema. E o descritor coloca que a “Educação física para surdos” foram encontrado apenas poucos registros sobre esses conhecimentos para melhores informações necessárias para idealizações de novas formas como lidar com a situação e buscar solução de melhores técnicas, porque a inclusão precisa ocorrer para ser atuante na educação do século XXI da época contemporânea, onde os mesmos são amparados. Através dessa pesquisa podemos perceber o quanto é importante o assunto aqui retratado, pois através desse, podemos identificar algumas das dificuldades que a criança surda ou com perda auditiva possui, também retrata o papel da Educação Física no processo de aprendizagem e desenvolvimento da mesma.

Após muitas pesquisas diversas e com a procura por artigos no banco de dados, percebeu-se que há uma escassez de estudos realizados sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor das crianças surdas ou com perda auditiva. Em alguns artigos foi apresentado algumas das dificuldades dos surdos, como atraso no desenvolvimento da organização temporal/espacial, dificuldades com postura e equilíbrio e sabe-se que a Educação física tem um papel fundamental na construção dessas áreas. Por esta razão é necessário intensificar os estudos referentes ao desenvolvimento motor da criança surda e com perda auditiva dentro da Educação Física.

Conhecedores, de que, é fundamental que o surdo receba os estímulos necessários ainda em sua infância, pois artigos relatam que os primeiros anos de vida são considerados críticos para o desenvolvimento e é a partir das estimulações, apoio e trabalhos específicos que a criança surda terá maiores possibilidades de um melhor desenvolvimento motor, comunicação, interação e convivência social e principalmente realização pessoal. E a existências das  leis que dão suportes aos surdos, mas, deve-se lembrar de que os profissionais que estarão a frente deste processo de ensino aprendizado, necessitam de reciclagem, atualização na metodologia de ensino para com este publico.

Com o passar do tempo e anos, uma  ampla  variedade  de  índices  destinados  a  medir  a diversidade de espécies e seus componentes (riqueza, abundância e equabilidade) em  comunidades  ecológicas  vem  sendo  propostos.  No presente  texto  serão apresentados  e  discutidos  quanto  à  aplicação,  aqueles  que vêm  sendo  mais amplamente  difundidos  e  empregados  nas  práticas  de  análise,  monitoramento  e manejo ambiental. A  quantificação  da  diversidade  de  espécies  em  comunidades  ecológicas  é, normalmente, realizada considerando três enfoques: os modelos de distribuição;  os  índices  de  diversidade ;  os  estimadores  de  riqueza.  Os índices de diversidade e  os  estimadores  de  riquezamais  amplamente  empregados  em estudos de diversidade , constituem o enfoque do presente texto.

É percebido de que, com a formação continuada parece ser um caminho para a práxis educacional  e,  sendo  o  professor  o  principal  agente  da  práxis  transformadora, precisa   receber   uma   formação  teórica   que   lhe   dê   base   sólida   para   que   mudanças conscientes  ocorram  na  prática  pedagógica.  E podemos  inferir que a formação oferecida pelas escolas, de  certa  maneira,  tem  feito  as  professoras  reverem  seus  conceitos  acerca do  trabalho pedagógico para aperfeiçoar sua teoria e praticidade nos diversos conhecimentos e situações adversas ma educação.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Pellizzon RF. Pesquisa na área de saúde. 1. Base de Dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Acta Cir Bras. 2004;19(2):153-63.

2. DeCS. Descritores em Ciências da Saúde. São Paulo:BIREME/OPAS;2004. Disponível em http://decs.bvs.br/.

3. MeSH. Medical Subject Headings. Bethesda:US National Library of Medicine. 2005. Disponível em www.nlm.nih.gov/mesh.

4. Oliveira EFB, Oliveira HB, Azevedo JLMC, Fagundes DJ. Avaliação de descritores na angiologia e cirurgia vascular em artigos publicados em dois periódicos nacionais. Acta Cir Bras. 2003;18(1):62-72.

Rosas  P,  Guimarães  CA,  Júdice  LF,  Pereira  CAC,  Válio EBM.  Adequação  dos  descritores  em Ciências da Saúde para a indexação de dissertações acadêmicas, na área de doenças respiratórias. J. Pneumologia. 1999; 25(6): 309

5. Gore G. Searching the medical literature. Inj Prev. 2003;9(2):103-4.

6. Monteiro R, Jatene FB, Bernardo WM, Oliveira AS. Os caminhos na busca da informação científica. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2003;18(2):IX-XII.

7. Richardson WS. Ask, and ye shall retrive. Evidence-Based medicine.1998;3:100-1.

8. Bernardo WM, Nobre MRC, Jatene FB. A prática clínica baseada em evidências. Parte II: buscando as evidências em fontes de informação. Rev Assoc Med Bras. 2004;50(1):104-8.

*Samira Borges de Oliveira

*Maria Helena Camarim

*Aparecida Nunes Pires Manera