1 ? RESUMO

Atualmente a tecnologia da informação oferece a juventude, inúmeros meios para que os relacionamentos sociais se efetivem sem sair de casa, criando lacunas em fases de desenvolvimento que requerem o contato social direto. As interações através de atividades que possibilitam o exercício da autonomia e o despontamento da liderança certamente são contrapostos das tendências, tornado-se uma alternativa aos pais. O contato com a natureza é outro meio fundamental para a expansão de horizontes e este conjunto o escotismo pode oferecer.


















2 ? ABSTRACT

Nowadays technology offers the young innumerous means of social relationship without leaving their homes. This creates blanks in certain phases of development where direct social contact would be mandatory. Interaction through activities that enable the exercise of autonomy and highlights traces of leadership are a counter position of trends, transforming that into an alternative to parents. Contact with nature is another fundamental way to expand horizons. Boys scouts and offer just that.


















3 - O ESCOTISMO COMO EFICAZ MÉTODO DE EDUCAÇÃO SOCIAL

Através de pesquisas realizadas em um grupo de escoteiros da cidade de Amparo, foi possível compreender a forma extremamente atípica com que a criança ou o jovem é educado, legando a ele próprio o seu desenvolvimento. De acordo com os escotistas, ou seja, os adultos voluntários que contribuem para o desenvolvimento das potencialidades, tanto a criança, quanto o jovem devem ser estimulados a buscarem o seu próprio desenvolvimento com atividades atraentes progressivas e variadas, de forma que estas atividades contemplem cinco importantes áreas de desenvolvimento, compreendidas como o afetivo, o social, o intelectual, o espiritual e o físico.
Embora pouco difundido no Brasil, o escotismo não é algo recente, pois conta com 103 anos de tradição em formar jovens de reto caráter, autênticos líderes plenos de suas potencialidades.
Com uma idéia inovadora de aprender fazendo, de convivência, preservação e estudo da natureza, equipes que se completam, de forma que cada um ofereça seu melhor para o desenvolvimento mútuo e finalmente a aceitação da lei e promessa escoteira, que compreende finalmente a busca de seu próprio desenvolvimento.
A vida em equipe definitivamente é algo vital no escotismo, de forma que através de uma carta de aos escoteiros Powell, R.S.S.B escreve, "Para vocês escoteiros, é perfeitamente possível pegar cada rapaz da patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro homem. De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestando para nada. Vocês devem procurar fazê-los todos positivamente bons", desta forma, não restam dúvidas quanto a necessidade do outro na formação, tal como descreve Lev Vygotsky em sua relação homem x ambiente, embora escrito anos mais tarde.
A despeito da liderança, Powell, R.S.S.B escreve aos monitores (líderes das equipes), "Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumprem ordens, esteja ou não o chefe escoteiro presente. Mostrem que conseguem conquistar distintivos de especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo. Mas lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los." Desta forma é possível notar a vital presença do outro na formação do caráter.
Países como os Estados Unidos da América que contam com 7 milhões e 500 mil escoteiros registrados anualmente ou o Reino Unido que conta com 1 milhão de escoteiros registrados denotam a discrepância de valores com o Brasil, que atualmente conta com pouco mais de 60.000 mil membros registrados, talvez não seja uma mera coincidência o fato de nossa pátria não gerar líderes que o mercado demanda.
Portanto o escotismo é uma grande aventura de crianças e jovens, que aprendem uns com os outros a viver, a ser e a conviver, neste mundo de idéias juvenis suas próprias idéias respondem ao avanço da informação em seus respectivos cotidianos, cabendo a eles mesmos a resposta da captura do tempo social pela informação.
Deste modo o escotismo não é meramente um método de educação não formal, é uma resposta dos próprios jovens ao avanço incontrolável da internet em suas vidas.



















4 - BIBLIOGRAFIA

- Escotismo para rapazes, Powell R.S.S.B (Editora Mundial, 1961).
- Piaget, Vygotsky e Wallon, De la Taille Y. (Summus Editorial).