Mídias- Vilãs ou Aliadas dos Professores

As novas tecnologias surgem a todo minuto, hoje elas estão em toda parte, das empresas as ruas de todo o mundo. Crianças, jovens, adultos e idosos todos incluídos no mundo digital. Tudo está se transformando muito rapidamente e escola não poderia ficar para trás. Nas secretarias, nos pátios, nos laboratórios de informática, nas rádios internas e nos corredores, o que antes se ouvia o barulho das maquinas de datilografar, hoje o silencio está presente, computadores, impressoras, máquinas digitais é o que se pode ver logo que se entra na escola.

Antes o livro ponto deveria ser assinado por todos ou o cartão ponto, hoje, no entanto, cartões magnéticos são utilizados, tudo tecnologicamente correto. São tantas máquinas e equipamentos que a maioria das pessoas nem sabem que existem, mas que estão ai proporcionando melhorias para todos, então o maior questionamento é porque tantos professores ainda têm tantas dificuldades em planejar seus projetos e aulas utilizando as tecnologias atuais?

Nossos alunos hoje desde a educação infantil até o ensino médio estão totalmente inseridos no mundo digital. Celulares, tablets que tomou o lugar de carrinhos e bonecas na educação infantil e creches, computadores, web, todos estão super conectados uns com os outros e todos com o mundo. O que fazer para ajudar esses profissionais que ainda tem “medo” da tecnologia atual?

Não há como ignorar esse fato. Devem ver essa mídia não como vilã e sim como verdadeiras aliadas, pois é através dela que o ensino aprendizagem pode se tornar mais significativo, as aulas muito mais atrativas. Os projetos trabalhados mais a fundo, proporcionando ao aluno novas descobertas através das pesquisas, usando a web para descobrir novas culturas e povos, proporcionando uma verdadeira viagem ao redor do mundo em apenas alguns clic´s.

Não se pode ignorar o fato de que o professor já está bastante atarefado com tantos projetos lançados pelo governo federal, Secretarias Estaduais e Municipais sem contar com a própria instituição da qual faz parte, mas é ai que deve repensar sua metodologia e começar a usar as tecnologias a seu beneficio, ele pode ir além do que se pode imaginar. As mídias são aliadas no trabalho docente.

Através das novas tecnologias foi possível melhorar a ciência e expandir a cultura. Convencer esses professores não é tarefa fácil, o medo, a insegurança é o maior desafio que terão que superar. É errando que se aprende então é preciso deixar o medo e a insegurança de lado e se ariscar por novos caminhos sem deixar de levar em conta que os alunos estão um passo bem largo a frente de muitos docentes.

Os professores são muito bons em levar o conhecimento até seus alunos o que é simplesmente imperativo para eles, é sua função, é seu trabalho logo devem levar em conta que eles também necessitam pegar as informação e transformá-las em conhecimentos para seu próprio benefício, precisa aprimorar-se, não reciclar-se mas buscar novos conhecimentos que por acaso estão ai em todos os lugares e a disposição de todos.

Aventurar-se pelo mundo das novas tecnologias, eis o grande desafio. De acordo com Antônio Nóvoa (2001,não paginado)

 É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres, de todas as raças e de todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.

Dentro da própria escola se trabalha com as tecnologias, as mídias em geral. Muitas escolas já estão usando-as a seu favor. Lembram a todos os pais das reuniões através do facebook, mandam todos os recados aos alunos pelo Whatsapp. Festas com músicas ao vivo com os alunos e pais, gincanas e muito mais, tudo com muita tecnologia. É essencial que a escola prepare os alunos para vida em comunidade, só que essa comunidade hoje está em processo constante de mudanças, então essa preparação tem que ser informatizada.

É muito estranho um professor pedir ajuda ao aluno, porém é dentro da escola que se deve ensinar a solidariedade e ajuda mútua. Na verdade é uma integração professor aluno que nada mais é que dividir e partilhar conhecimentos. PERRENOUD (2000, p.139 ) diz: “ Mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender..., concentrando-se na criação, na gestão e na regulação da situações de aprendizagem”.

Enfim o autor foi em sua fala muito sábio, pois não se pode esquecer que todos somos aprendizes da vida. O professor deve arriscar-se mais, mudar suas metodologias, nunca ter medo de aprender. Ouse, corra atrás, prepare-se e com certeza suas aulas serão carregadas de conhecimentos, você enriquecerá o currículo da escola, elevará a nome de sua instituição e aprenderá muito mais, porém esteja sempre preparado, busque cursos, novos saberes, compreenda essas mídias assim será capaz de tirar bons frutos desses conhecimentos.

REFERÊNCIAS

 NÓVOA, Antônio. Entrevista concedida ao Programa Salto para o Futuro, em 13 de setembro de 2001.

Disponível em: http://wwwtvebrasil.com.brsalto/entrevista/antonio_novoa.htm.acesso em 03 dezembro de 2014.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 Revista A&E. Mundo digital, a importância do conteúdo frente ao modismo da era da informação. Revista do Sistema Positivo: Editora Positivo. Outubro,2012.