LEITURA EM FAMÍLIA

LEILA MARTINS DA SILVA



       Este trabalho tem o objetivo de mostrar o quanto a família é importânte para o desenvolvimento intelectual de nossas crianças, pois quem é acostumado à leitura desde pequeno se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro de crianças que desde cedo tem o habito de ler livros, mesmo que seja apenas gravuras, usando o imaginário para interpretar o que se vê, e ninguém melhor que a família para começar a despertar em seus filhos o gosto pela leitura.
      Os pais são de extrema importância no desenvolvimento de seus filhos, incentivando a leitura desde cedo e proporcionando o contato com a literatura. A criança que é incentivada pela famĺia é beneficiada em diversos sentidos, ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
       O exemplo que a criança tem em casa é o mais valioso, por isso quando ela vê os pais lendo um livro ou mesmo foleando um jornal ou revista, terá maior facilidade a valorizar tal ato instintivamente, trazendo para sí o habito de leitura e convivencia com livros em geral. Para os bem pequeninos que ainda não vão a escola são recomendadas as histórias mais curtas e rápidas, de linguagem bem simples, com muitas ilustrações que denotam movimento e reforçam a história. Deve-se ler para eles em voz alta, imitando a voz dos personagens, encenando-as junto à leitura. Isso fará a criança interessar-se em aprofundar-se neste mundo de sonhos e magia, desejando mais e mais que leiam para ela, até chegar o momento dela própria buscar histórias que lhe interessam.
       Os pais podem se tornar um grande elemento de ligação entre seus filhos e os livros, ampliando o potencial imaginativo, tornando-os mais criativos, despertando nesses um mundo de imaginação, incentivando suas crianças a gostar de ler, criando o hábito de leitura, usando o cotidiano a seu favor. Quando forem ao supermercado mostrar os rótulos dos alimentos para que as crianças conheçam os nomes dos produtos que irão levar para casa, os preços de cada um, e o total de quanto irão gastar, e mais tarde poderão eles mesmo estarem desenvolvendo essas tarefas.
       Os pais devem promover a capacidade crítica e reflexiva dos filhos dando oportunidade a opiniões, pedindo que se manifestem quando não estiverem de acordo com algo que for proposto. Fazer visitas à bibliotecas públicas para que tenham contato com diversos tipos de literaturas e dando direito de livre escolha dos livros. Quando retornarem para casa pedir que os filhos façam um desenho ou um resumo, a fim de registrar e demonstrar o que foi lido, bem como a forma que compreenderam a história. Pois ler é uma ferramenta de suma importância para que o ser humano saiba posicionar-se, ter opinião própria, ser crítico.

       Conforme Silva (198l, p. 45) “ler é [...] um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.”
       O importante é que os pais dediquem um pouco de seu tempo para esse tipo de trabalho e que seus filhos sejam incentivados sempre, assim, essas crianças terão um futuro grandioso e promissor com bom vocabulário,  riqueza de ideias, desinibição, ficando mais próximos dos acontecimentos culturais e sociais.