GESTÃO EDUCACIONAL E QUALIDADE DE ENSINO: PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA LESTE DE MANAUS SOBRE A CARACTERÍSTICA DA GESTÃO EDUCACIONAL E A QUALIDADE DE ENSINO

RESUMO

O presente trabalho desenvolveu-se a partir da coleta de dados de uma pesquisa realizada na pós-graduação em gestão educacional. A investigação tem como proposta gestão educacional e qualidade de ensino, tornando-se relevante ao indivíduo. O objetivo desta investigação é analisar a qualidade de ensino sobre a perspectiva de professores, onde a gestão é importante na mobilização de pessoas e reflexão de recursos, desenvolvimento de metas de educação e na tomada de iniciativa em meio a propósitos educacionais, social e político. A metodologia foi realizada na aplicação de questionário e observação, tendo como enfoque a gestão educacional e a qualidade no ensino, características de uma gestão participativa e democrática.

INTRODUÇÃO

A qualidade é um atributo que inúmeras instituições desejam ver associada a tudo no que produz, e a escola como instituição que desenvolve formadores de ideias. Conceitos de qualidade que as escolas estão cada vez mais investindo.

Esse modelo educacional nasceu, por um lado, através de uma necessidade de atender as expectativas em ascensão dos alunos, pais e do corpo técnico da escola. Por outro lado as escolas procuram conhecer-se a si mesma, apontado suas debilidades e suas fortalezas, de forma a poderem aplicar processos de melhoria contínua na busca pelo alto padrão.

Cabe ressaltar que os objetivos deste trabalho de pesquisa é analisar a qualidade de ensino sobre uma perspectiva de professores de uma escola pública de Manaus. Podemos observar que a escola dentro do contexto social tem um papel fundamental no tocante ao desenvolvimento integral do aluno.

Segundo Morgado (2004, 9),”emerge como desígnio estruturante da evolução  do sistema educativo a questão da qualidade”. Fator que para muitas escolas torna-se difícil. A escola deve buscar forças e meios para proporcionar uma educação com excelência, a criatividade é uma grande aliada.

O gestor e a sua equipe deve identificar meios viáveis para a melhoria da qualidade de ensino, oferecendo um ambiente que auxilie no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo Santos (2008),

O importante é não perder de vista que o objetivo principal da gestão escolar é criar condições para que os decentes desenvolvam bem o processo de ensino-aprendizagem, pois a boa gestão escolar é uma característica significativa de escolas bem sucedidas (p. 41).

                A problematização tem como finalidade saber como o gestor educacional assume o desafio de se trabalhar com os docentes a qualidade de ensino. A pesquisa será baseada na investigação bibliográfica de campo, ou seja, constituído de artigos científicos, livros, e internet, além do auxílio investigativo teórico-prático, a corrente metodológica será a Dialética em virtude desta corrente “questionar o presente em nome do futuro”, proporcionando a busca das causas deste problema envolver na raiz da realidade histórica, buscar as causas do mesmo e com essa evidencia o pesquisador adquire um profundo conhecimento geral do objeto em estudo.

Na corrente dialética o homem é criador da realidade que vive e é valorizado enquanto sujeito de seu próprio conhecimento, por isso a relevância de trabalharmos neste projeto as ideias desta corrente, pois, é preciso que se questione e analise os processos educacionais, os quais devem ser melhorados na sua forma geral.

                Será realizado um questionário através de perguntas semi- estruturada (abertas e fechadas). Uma avaliação sistemática sobre a problemática em estudo, dessa forma obteremos informações que facilitarão à construção e o entendimento do fenômeno a ser estudado, dando ênfase a gestão e a qualidade educacional, respondendo ao problema a ser pesquisado. O público alvo da pesquisa serão os docentes de uma instituição educacional, na qual iremos distribuir um questionário com perguntas relevantes mediante ao fenômeno pesquisado para o desenvolvimento deste trabalho cientifico.

            Portanto faremos a elaboração do referencial teórico, analisando e interpretando os dados coletados, fazendo as correções a cerca do texto, o posicionamento dos autores a luz do assunto para iniciarmos o desenvolvimento da escrita e seus respectivos resultados.

TENDÊNCIAS ATUAIS NO CONTEXTO HISTÓRICO DA GESTÃO EDUCACIONAL

Administração empresarial tem sido apresentada como pontos norteadores para gestão educacional e sua divulgação ocorreu por meio de pesquisas que observaram os problemas da escola como administrativos. A resolução seria a utilização de ferramenta metodológica extraída de teorias da “escola” de administração.

A gestão pode ser compreendida como direcionamento, de forma objetiva na busca por conquista, ou seja, isso requer que um planejamento para alcançar esses fins.

Vale ressaltar que existem outros pontos de vista acerca de gestão educacional, tendo em vista não só dos objetivos do mundo comercial e de disputas, mas com objetivos e valores da escola, fundamentado na formação integral do homem.

Outro ponto a ser comentado, a forma de gerir uma escola consiste, características de ética e valores, ponto de vista, que a diferenciam de uma administração com sistema capitalista.

Podemos dizer que a finalidade de instituição escolar e da organização empresarial não são diferente, mas opostos. A escola que tem comprometimento com educação desenvolve um papel social e histórico, podemos citar como exemplo, a finalidade empresarial que pretende desconstruir esse conhecimento na vantagem comercial valores comerciais, para manter o produto fruto do capital.

Contudo a escola como instituição social, é parte fundamental da comunidade na qual está integrada. Desse modo havendo integralização da sociedade e escola como parte dessa comunidade, coopera tanto para o seu progresso e fortalecimento, observar - se que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento da comunidade, ou seja, a educação quando realizada com comprometimento pode causar uma sensibilidade em cada individuo.

            Entende-se que a gestão educacional numa ótica democrática, é fortalecida quando a participação de todos (pedagogo, professor, comunidade), é ativa, na construção e organização dos projetos, bem como na participação na tomada de decisões. 

Podemos dizer que a finalidade de instituição escolar e da organização empresarial não são diferente, mas opostos. A escola que tem comprometimento com educação desenvolve um papel social e histórico, podemos citar como exemplo, a finalidade empresarial que pretende desconstruir esse conhecimento na vantagem comercial valores comerciais, para manter o produto fruto do capital.

Contudo a escola como instituição social, é parte fundamental da comunidade na qual está integrada. Desse modo havendo integralização da sociedade e escola como parte dessa comunidade, coopera tanto para o seu progresso e fortalecimento, podemos observar que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento da comunidade, ou seja, a educação quando realizada com comprometimento pode causar uma sensibilidade em cada individuo.

Vale ressaltar que a gestão, numa ótica democrática, é eficaz quando acontece a participação ativa de todos que fazem parte com a comunidade escolar, na construção e organização dos projetos, como também na participação de decisões e escolhas coletivas e na aprendizagem significativa de cidadania.

Segundo:

Há no ensino, na função de ensinar, em gérmen, sempre ação administrativa. Seja a lição, seja a classe, envolve tomada de decisões, envolve administração, ou seja, plano, organização, execução, obediente a meios e técnicas. De modo geral, o professor administra a lição ou a classe, ensina, ou seja, transmite, comunica o conhecimento, função antes artística do que técnica orienta ou aconselha o aluno, função antes moral, envolvendo sabedoria, intuição, empatia humana. (TEIXEIRA, 1968, p.17).

Podemos observar que o Brasil, há muitos anos experimenta um processo de transformação, devido ao desenvolvimento das relações sociais capitalista, pelo progresso tecnológico, pela globalização do mercado de trabalho. Essas mudanças sociais atribuem o papel da escola e da educação, favorecendo para um bom desenvolvimento a respeito das politicas educacionais executadas no Brasil.

Nos anos 90, acontece o fortalecimento no processo de definição de papeis a respeito de politicas educacionais, na qual a escola e a educação passam a alterar medidas relevantes no seu desenvolvimento, fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.394/1996. Nesse sentindo, a educação fica fundamentada e tem como objetivos a produtividade, eficiência, e total qualidade. De acordo com Oliveira (2000, p. 331), “as reformas educacionais dos anos 90 apresentam como seu principal traço a tentativa de “modernização” administrativa do aparato público”.

Vale ressaltar que a lei sobressai o inicio da gestão democrática, presente na Constituição de 1988 cujo sua aplicabilidade só ocorre de forma efetiva se a gestão de processo desenvolver um trabalho, onde todos da comunidade educacional pudessem participar com suas considerações. É necessário analisar, que é nesse momento que devemos discutir a fronteira e as possibilidades da democratização escolar, ou seja, a educação como parte indispensável no meio social, contribui para um bom desenvolvimento integral do homem. Dessa forma, entender que é relevante outro espaço de formação no interior da escola e neles realizar formas de desenvolver meios para uma gestão escolar, incluindo a sociedade local e escolar. Isso se tornou momento único.

Podemos observar que o que nos chama atenção é a questão de que nos anos 90, aconteceu um grande avanço do capitalismo no mundo inteiro, podemos citar como exemplo o mercado de trabalho e da produção, avanços da tecnologia, leis trabalhistas. No campo educacional a tendência da teoria do capital humano surge como uma forma de nortear as questões escolares, gerenciando processos de regulação, financeiro. Desse modo o governo manifestava-se de maneira sutil no envio de incentivo de verbas

Contudo em 1995 foi criado Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), ministério onde sua função era fiscalizar, regulamentar e gerenciar atividades atreladas a saúde, educação e cultura, nesse período surgiram propostas para educação básica, profissional, tecnológica e superior, com intuito de discutir e encontrar  soluções acerca da educação pública na esfera de negócios comercializáveis e de rotinas gerencial rigorosamente privado. Nesse sentido a escola começa a ser o “alvo” da gestão administrativa e financeira. Com base em Oliveira (2000, p. 95- 96):

[...]