1 INTRODUÇÃO 

Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar, fundamentar e esclarecer a evolução do desenvolvimento moral do homem, suas tendências, seus conflitos, expectativas de vida no mundo pós-moderno. Almeja ainda, analisar as problemáticas existentes no que concerne à conscientização dos conceitos morais no agir do sujeito contemporâneo e as influências da instituição escolar e do professor nessa formação.

A partir dos conceitos de moral e ética, esclarece-se sobre as regras e princípios que estabelecem as relações entre o eu e o outro. A parte histórica permite identificar a evolução da humanidade, os caminhos que ele percorreu através dos tempos e a suas mudanças na conduta do ser, suas vivências, seus questionamentos e as soluções encontradas.

Além disso, há elucidações sobre os níveis de desenvolvimento iniciam o norteamento para fundamentar os acontecimentos de conscientização da formação moral na sociedade e na instituição escolar, apoiado nos parâmetros curriculares nacionais, pois indicam os caminhos a serem percorridos pelo educador e as influências na formação da conscientização moral da criança e consecutivamente na vida do cidadão.

Atentando-se ao agir do indivíduo pós-moderno, percebe-se que a liberdade é sempre uma condição de escolha, no entanto, ela está ancorada na arbitrariedade, não existe ponderação sobre se essa liberdade invade o espaço do outro. Isso acontece por conta da formação do desenvolvimento moral não estar evoluída, inexistindo assim um julgamento moral.

A construção da moralidade depende basicamente da conscientização do indivíduo. Ele precisa conectar-se com o mundo, inferir sobre os problemas que o cercam, no entanto, essas problemáticas precisam coincidir primeiramente com o que ele acredita que é certo. Por isso, é essencial que a pessoa participe e se identifique com os problemas do meio, reflita, questione, compare sua visão com a do outro, ampliando sua visão, consecutivamente avançará no desenvolvimento moral.

Verifica-se no ambiente da instituição escolar, uma desconexão com o meio, ou seja, as experiências proporcionadas na escola não vão de encontro às expectativas da criança, adolescente ou jovem contemporâneos. Diante disso, quando ocorrem situações conflituosas, observa-se um aluno indisciplinado e violento, apenas centrado em si, não respeitando o outro.

Há que se nortear os projetos implicitando ações éticas para que o grupo decida quais caminhos devem seguir, desde que se respeite o individual e o coletivo. Oportunizar práticas educativas através de métodos ancorados por diálogos, orientações e experimentações de situações conflito na ação efetiva do aluno e assim, torná-lo mais consciente do seu papel mundo.

A metodologia adotada é a revisão, baseada na leitura e discussão de textos já consagrados da literatura da área.