INTRODUÇÃO

 

Este estudo tem como objetivo: citar um exemplo de problema de desenvolvimento de produto que requer uma equipe multidisciplinar e identificar quais as disciplinas necessárias. Foi adotada como metodologia uma pesquisa bibliográfica sobre projetos de produto, a qual levantou diversas possibilidades de análise.

PROBLEMA DE PROJETO

O processo produtivo tem se tornado bastante complexo e competitivo e muitas são as tentativas das indústrias para despontar na concorrência e ganhar destaque com os seus produtos. Partindo desta perspectiva, Cardoso (2009) nos diz:

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam mais opções de escolha tanto na aparência, quanto na performance, na praticidade, preço e uso de seus veículos. Neste novo cenário, os fabricantes de veículos precisam atender a solicitações cada vez mais complexas integrando, então, estilo, economia, performance, praticidade, tecnologia e, principalmente, nos dias de hoje, preservação da natureza através do desenvolvimento sustentável. [...] O design automotivo é um segmento muito importante do design, que propõe-se a desenvolver produtos e sistemas voltados para a mobilidade de seus usuários. Deve trabalhar  em conjunto com outras áreas de conhecimento para permitir maior conforto, segurança, performance, praticidade e, assim, contemplar não só as necessidades de seus usuários, mas também seus anseios.

A Partir desta compreensão, é possível notar que os projetos estão sendo, cada vez mais, o fator determinante do sucesso ou do fracasso de uma produção. E, como afirmou o autor, há uma obrigatoriedade imposta pelo consumidor de se constituir equipes multidisciplinares ou até transdisciplinares no processo projetual.

Em sua pesquisa, Cardoso (2009) delimitou o seu problema de projeto de forma onde buscou atender a seguinte necessidade: Como reduzir o peso e o impacto de veículos urbanos a partir do emprego da espuma metálica no design automotivo sem prejuízo à segurança e resistência mecânica dos mesmos? Tendo ainda como variáveis para o mesmo problema: (1) Caracterização das propriedades físicas e mecânicas e aplicação da Espuma Metálica como material estrutural do chassi de veículo; (2) Morfologia do veículo Sabiá 5 (Estudo de Caso); (3) Validação da metodologia a ser aplicada.

MULTIDICIPLINARIEDADE

 

Com os seus objetivos bem definidos, Cardoso (2009) precisou analisar quais seriam as áreas do conhecimento envolvidas na sua pesquisa. Para o autor, o aperfeiçoamento e as contribuições acadêmicas e industriais foram possíveis com o relacionamento das seguintes áreas: design industrial voltado ao setor automobilístico, engenharia de materiais e/ou seleção de materiais e a simulação computacional através dos elementos finitos. Cardoso (2009) nos diz que estas áreas de conhecimento são distintas, porém complementares e da relação entre elas surge uma importante ferramenta que otimiza e auxilia na tomada de decisões no processo projetual.

CONSIDERAÇÕES

A proposta colocada por Cardoso (2009) foi alcançada e os seus objetivos foram atingidos, mostrando assim, a importância de uma equipe multidisciplinar em sua pesquisa.

O autor nos diz em suas conclusões que a sua proposta de metodologia mostrou-se viável e destacou a possibilidade da aplicação do mesmo formato de projeto em outras áreas de conhecimento tais como diferentes veículos e / ou sistemas.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CARDOSO, Eduardo. O Estudo do emprego da espuma metálica no design automotivo.  Dissertação, Programa de Pós Graduação em Design e Tecnologia, UFRGS. Porto Alegre: 2009