As Práticas Pedagógicas e Ensino/Estágio Supervisionado I têm como propósito aprofundar os conhecimentos acerca do cuidar e educar da criança em seu processo de crescimento e desenvolvimento no que se refere à higiene, alimentação e prevenção de acidentes.

            Para realização do levantamento de dados necessários para aprofundar os conhecimentos no tema referido, foi necessário um processo de pesquisa por meio da realização de dois fóruns, um abordando as questões da alimentação e higiene e o outro a prevenção de acidentes com crianças nas IEIs.

            Após recolher os subsídios necessários, as equipes produziram relatórios reflexivos abordando as limitações diagnosticadas nas IEIs juntamente com propostas de melhorias, estas embasadas nas normas da ABNT e nos Fascículos estudados.

            A partir das limitações e possibilidades relacionadas, cada equipe optou por fazer um recorte específico e científico do que detectou como mais relevante entre suas impressões.

            Com o auxílio das professoras Orientadoras UAB/UFMT, cada equipe realizou sua intervenção de forma a atuar junto a IEI pesquisada e superar as fragilidades e dificuldade evidenciadas na realidade cotidiana da educação infantil.

            Por fim, o fórum de trabalhos do Ensino/Estágio Supervisionado I, se apresentou como o momento de socialização das experiências e impressões das práticas educativas vivenciadas com a comunidade escolar no intuito de juntas buscar ações que assegurem mais qualidade na alimentação, higiene e segurança das crianças nas IEIs .