RESUMO 

       O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem de Matemática na 7ª classe. Estudo de caso das Escolas Primárias Completas de Albasine, Acordos de Roma e 9 de Agosto do Distrito Municipal KaMavota da Cidade de Maputo. O problema que norteia esta pesquisa são os factores  que dificultam a aprendizagem de Matemática na 7ª classe e, o objectivo geral é compreender esses factores. O trabalho foi feito com base no estudo da literatura, questionário dirigido a professores, observação de aulas e aplicação de teste de Matemática aos alunos da 7ª classe.

       Dos dados recolhidos concluiu-se que os factores que dificultam a aprendizagem de Matemática na 7ª classe são: fraco domínio dos conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem dos conteúdos deste nível por causa da má percepção das passagens semiautomáticas; fraco domínio metodológico para o ensino de Matemática por parte dos professores; falta de acompanhamento dos pais e/ou encarregados de educação da vida escolar dos seus educandos.

       Para mudar este cenário foram apresentadas as seguintes sugestões: consideração dos conhecimentos prévios dos alunos pelos professores; estímulo da motivação do estudo pessoal dos alunos pelos professores; apoio permanente dos pais e/ou encarregados de educação; melhoria do currículo de formação de professores e promoção de cursos de capacitação dos professores em exercío por parte do MINED.

      Palavras-chave: aprendizagem, processo de ensino, motivação.