Apresenta-se neste trabalho a complexidade existente na relação dos professores com a síndrome de Burnout, conhecida como síndrome do esgotamento profissional. Os docentes, devido à alta carga de trabalho exigida pelo exercício da profissão são vítimas freqüentes dessa síndrome. Ressalta-se suas características, bem como, analisa o impacto da síndrome na vida profissional e pessoal dos docentes. Enfoca-se a importância da teoria da complexidade para o professor. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica.

1 INTRODUÇÃO

Percebe-se, na pós-modernidade, uma grande preocupação com a qualidade de vida no trabalho. As organizações não podem deixar de levar em consideração o aspecto humano, as boas condições de trabalho, a preocupação com a saúde física e emocional dos seus colaboradores. Os desafios profissionais da atualidade exigem um profissional preparado física e mentalmente, o que demanda um grande esforço por parte deles.
As situações que se colocam na vida profissional são muitas e estão presentes em todas as áreas, todavia profissionais que lidam com situações específicas como relacionamento interpessoal, dor e sofrimento estão vulneráveis a adquirir problemas de ordem psíquica, comumente conhecido como depressão.
Entretanto, coube a este trabalho abordar a síndrome de Burnout em docentes, investigando a complexidade dessa relação objetivando entender porque os professores acabam adquirindo tal síndrome, também conhecida como a doença do esgotamento profissional, que pode atingir qualquer pessoa, de qualquer área do conhecimento que conviva em ambientes suscetíveis ao estresse.
O tema é de suma importância no ambiente acadêmico, na medida em que busca elucidar questões referentes ao transtorno, além de se constituir como mais uma fonte de pesquisa acerca da temática. Dessa forma, o trabalho estruturouse da seguinte maneira: a primeira abordagem é acerca da origem, das características e dos sintomas da síndrome de Burnout. Em seguida, trata-se da complexidade da síndrome em professores e como esses profissionais podem ser atingidos. Por fim, algumas condições que podem colaborar para evitar a síndrome de Burnout.