INTRODUÇÃO 

Certos profissionais, principalmente, da área de desenho industrial, têm criticado o uso de metodologias de projeto. Afirmam que ao adotar um procedimento sistematizado do tipo prescritivo, isto prejudica a criatividade e que as maiores criações surgiram de forma caótica. De acordo com a sua opinião quais seriam as principais razões destas críticas? Estas razões têm justificativas?

Para não se tornar muito abrangente a análise da proposta, este estudo teve como recorte temático às características metodológicas do profissional designer, apenas. Visto que a pesquisa pode ser estendida a várias outras áreas do conhecimento.

 

O PENSAMENTO HUMANO E AS METODOLOGIAS LINEARES

 

A maioria das metodologias de projeto seguem uma seqüência lógica, no entanto o pensamento humano não possui esta mesma característica. Cada vez mais existem estudos que questionam a linearidade do pensamento humano. Gomez (2004) em seu estudo abordou a relação entre o pensamento e as metodologias de projeto lineares. Sobre as características do pensamento humano, o autor nos conta:

 

Vive-se num mundo onde o conhecimento passa a ser compreendido de uma outra forma. Não se concebe mais a idéia de linearidade do pensamento, como tem sido usado há muito tempo, o profissional da contemporaneidade não pode mais seguir rumos lineares. Precisa incorporar distintas áreas de conhecimento para contextualizar a sua atuação, tornando-a mais abrangente. Por exemplo, o leitor já prestou atenção que enquanto lê este texto diversas idéias vão lhe ocorrendo? Isso pode mostrar que o conhecimento não é formado de maneira linear, mas sim numa constante relação e conexão com outros conhecimentos, formando uma rede de informações.

 

Esta perspectiva do pensamento humano vai de encontro com os argumentos dos profissionais que criticam as metodologias ditas “convencionais”, que seguem um padrão prescritivo.

Gomez (2004) em sua tese, propôs uma metodologia chamada de 4 P´s do design. Uma estrutura não-linear onde, segundo o autor, esta (4 P´s) não tem como objetivo principal invalidar a importância da resolução de problemas no decorrer do projeto, mas sim, questionar a máxima projetual: “defina primeiro o problema”.

 

A METODOLOGIA NÃO-LINEAR

 

A metodologia não-linear proposta por Gomez (2004), é estruturada por 4 palavras que são referenciadas pela letra P: o Posicionamento de Mercado; o Problema; a Proposta; e o Produto.

  

CONSIDERAÇÕES

 

É claro que você não pode especificar exatamente como será o novo produto, antes que ele seja desenvolvido. Mas também não é possível que você saiba absolutamente nada sobre ele. Toda vez que se identificar uma oportunidade para desenvolvimento de um novo produto, algumas metas serão fixadas. (BAXTER,1998 p.17)

 

Desta forma, fica clara a necessidade de que o projeto não-linear não pode ser confundido com uma metodologia desorganizada. Faz-se, portanto, imprescindível a documentação durante todo o processo de projeto, pois somente desta maneira será possível manter uma qualidade não só durante, como também na conclusão do projeto. Desta forma, acredito que uma metodologia de projeto não-linear seja viável.

 
REFERÊNCIAS

 

GOMEZ, L. S. R.Os 4P's do Design: Uma proposta metodológica não linear de projeto. Tese, Doutorado em Engenharia de Produção; Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

 

BAXTER, Mike. Projeto de produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. Tradução de Itiro Lida. São Paulo: Edgar Bucher Ltda, 1998