O PSICOPEDAGOGO E A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

Gilmaci de Assis Souza Nascimento

 

Este Artigo está focalizado na Superação das Dificuldades de Aprendizagem do aluno com a Ajuda de um Psicopedagogo na escola. Principiamos a interessar pelo presente tema logo que percebemos na sala de aula a grande importância da educação de qualidade na formação do cidadão. Essa convicção se sanciona quando entramos em sala e percebemos que tem alunos que necessitam acompanhamento de um psicopedagogo, assim pude compreender que a educação era o meio mais fácil de escapar da situação de ignorância em que se apresentava a maior parte das crianças, especialmente as de classe baixa, existente em nossa cidade.

          Compreendemos que a aprendizagem era alcançada como acumulação de conhecimentos onde cada educador atentava de sua disciplina, sem conexão com as demais e sem levar em conta a experiência que os alunos tinham adquiridos ao longo de suas vidas pessoais.

            Devemos ter um maior cuidado na hora de refletir sobre esses pontos sem depositar a responsabilidade nos principais atores do processo educativo, que são os educadores, os educandos, e seus familiares.

Compreendemos que as modificações que estão acontecendo no mundo todo, em função do processo capitalismo, tem determinado que a sociedade pensasse sobre a função do trabalho e do trabalhador diante ás transformações que estão advindos em toda classe mundial.

        A sociedade requer profissionais com maiores informações, uma cultura aberta e decidida, inclusive de forma interdisciplinar, sendo que estes fatores determinarão sua inclusão ou exclusão no mercado do trabalho, dependendo do conhecimento adquirido. Portanto a interdisciplinaridade esta ligada na junção das disciplinas, ajudando a termos uma aula mais dinâmica e centrada do aprendizado do aluno.

             O educador precisará passar mais tempo com o educando, o acompanhando em grande parte do dia, podendo ser ate mesmo via online, e o aluno aperfeiçoa com o docente como o seu exemplo, crendo que é verdade tudo aquilo que o professor fala. É necessário que o professor deixe o aluno pensar e tirar suas dúvidas e instigando, pois os professores ainda aprendem com as dúvidas dos seus estudantes. Portanto, para ensinar, é preciso que o educador permaneça aberto para aprender e ensinar acreditando que quando o educando divide suas ideias nas aulas ele se sente parte do método e se produz, querendo sempre estar participando e questionando suas dúvidas.

            A estabilidade na escola da nos condições de entender que os profissionais da educação na contemporaneidade, afrontam com muitos problemas em relação à aprendizagem dos estudantes, isso nos fez refletir que os mesmos precisam estar atualizados em informações gerais e específicos para que possam conseguir as exigências do mundo globalizado e também às expectativas do aluno. Porem, compreendemos que as dificuldades de aprendizagem não podem ser resolvidas somente com a instrumentalização dos professores. Não podemos ser tolos achando que basta o educador estar bem preparado no campo pedagógico para realizar o bastante o seu desempenho.

         A escola é analisada responsável por grande parte do desenvolvimento do ser humano, o trabalho do psicopedagogo na escola tem caráter preventivo na definição de ir à procura de capacidades e habilidades para saída dos problemas com esta intenção e em decorrência da vasta identificação de alunos com dificuldade de aprendizagem e de outros desafios englobando a família/escola, portanto a intervenção psicopedagógico recebe um espaço nas instituições de ensino.  Este artigo nasceu da angustia existente perante as dificuldades dos estudantes, que faz estabelecer seus próprios conhecimentos por meio de estímulos, com a finalidade de fazer um enfoque sobre a importância do psicopedagogo na escola nas séries iniciais.

  A       escola é idealizada com a participação da família, dos educadores e do estado. Assim como, se um desses colaboradores deixa de exercer o seu papel, compromete o trabalho dos demais. Assim sendo, analisar a participação do psicopedagogo dentro de uma escola não pode se dar de forma isolada, fora da sociedade. Devemos envolver a sociedade onde vivemos, por meio da cultura, das relações de classe, das relações de produção para compreender as especificidades do trabalho psicopedagógico que, por sua vez, tem seu lugar importante na educação dos alunos.

 

REFERENCIA:

 

ASSIS, N. Gilmaci. A superação das dificuldades de aprendizagem do aluno . Alto Araguaia – MT. 2015