A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS LINGUISTICOS

Primeiramente, é preciso definir o que se entende por Língua e linguagem. Aprender a Língua não significa apenas aprender e suas combinações, mas aprender seus significados que são construídos no processo de interação verbal, determinado pelo contexto, A Língua é mais do que           um código e está em contínua mudança. É a pratica de linguagem, enquanto discurso, enquanto produção social que dá vida á Língua posta a serviço da intenção comunicativa, prática, portanto, não neutra, vista que os processos que constituem são histórico-sociais e trazem consigo a visão de mundo  de cada individuo.

Segundo Geradi “A Língua não é um sistema fechado, posto, acabado de que poderíamos nos apropriar”. “No próprio ato e falarmos, de nos comunicarmos com os outros, pela forma como o fazemos, estamos participando, queiramos ou não do processo da Língua”.

No processo de interação na com a linguagem verbal a criança utilizará a leitura e a escrita e a fala em diferentes situações e para compreender o nosso semelhante. Ao dominar a linguagem o aluno conseguirá  a “chave” para a criação e a interação com  o mundo de uma maneira cada vez mais critico, mais criativo e mais inteligente.

Que os tópicos de leituras e produção de textos e conhecimentos linguísticos não devem ser abordados de maneira isolada, mas sim com um todo indivisível, de modo que a linguagem seja enfocada enquanto instrumento de comunicação e interação social. Considerando que a maior preocupação da escola referente a aprendizagem ocorrem nos primeiros anos de escolaridade da criança, esta fase é a base para aprender e usar corretamente a linguagem.

O professor deverá trabalhar todas as dificuldades como: ler, escrever e garantir o uso eficaz as habilidades que lhe possui, assim, esse quadro de dificuldade será diminuído. E através da linguagem pelo qual o ser humano consegue expressar e defender suas ideias, enfim interagir o maior número de situações, em que o aprendiz utilize significantemente,  garantindo para que possa participar plenamente da sociedade através do uso eficaz da linguagem que a criança exercerá perante sua convivência na sociedade,

A escola deve considera a linguagem própria de cada criança, valorizar inclusive, os aspectos culturais e sociais inerentes a cada uma dessas variações linguísticas, ensinar a Língua padrão e justificável, pois o mesmo precisa ter domínio sobre ela, na leitura de textos e produção a criança deve ter a compreensão que precisa escrever gramaticalmente corretamente.

Permitir que a criança adentra-se aos pensamentos alheios, conheça outras maneiras de viver e conhecer o mundo, mostrar diversidades de textos, possibilitar um posicionamento critico diante das variadas situações.

Quer ler não é só um processo de decodificação de códigos, mas sim compreender o contexto. Algumas pessoas leem porque estão buscando informações, outras porque precisam aprender algo, outas porque querem conhecer os pensamentos alheios, outros ainda leem a fim de “ sonhar” ou se divertir. Qualquer que seja o objetivo o importante é ler e compreender o significado das palavras no contexto e que a leitura seja mais agradável possível. Se a criança tiver os conhecimentos linguísticos ela terá um bom desenvolvimento de comunicação tanto oral, quanto escrito.

A escola deverá possibilitar vários textos diversificados para ter um bom sucesso, é necessário que se disponha de esforço no sentido de criar, estimular a criança á ter gosto pela leitura. Para que haja um clima de cooperação e interação entre professor/ aluno promover a competividade que envolva os aspectos psicológicos de ordem emocional, que a escola deve ser um lugar que acriança encontre  o praz.

Segundo “ A  tórias desenvolvidas por Vygotsky e Howard Gardner. Todos  os dois cientistas estavam preocupados em descobrir como a crianças aprende, como se processa o conhecimento, como ocorre o desenvolvimento humano”.

FONTE: PCNs, ORIENTAÇÕES CURRICULAR 2013,

OLIVIA SERRANO PROFESSORA DA PRÉ-ESCOLA NO MUNICIPIO DE TANGARÁ DA SERRA MT