Lulú Júlio Bissane[1]

[email protected]

 

Resumo

O estudo procurou trazer uma abordagem analítica em volta da docência em busca de competências profissionais no contexto da formação pedagógica. Este constitui um espaço de discussão de todos os segmentos que envolvem a manobra lavada a cabo pelos docentes em busca de competências profissionais, alinhadas a formação pedagógica, através das quais são atribuídos o mérito de docentes e devidamente credenciados para mediar o processo de ensino aprendizagem, porem estas acções definem a dinâmica funcional inequívoca do processo educativo. Assim o presente trabalho objectiva-se em analisar o processo de busca de competências profissionais do docente, a maneira de ser-e-estar do docente no circuito científico conhecedor da componente pedagógica. Em termos de metodologia, desenvolveu-se um estudo de caso, através de entrevista não estruturada direcionada aos docentes, onde a pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa. Apurou-se que, é fundamental galvanizar a formação pedagógica dos docentes que buscam competências profissionais visando interligar as orientações e desafios para os professores vinculadas a crescente robustez da transformação científica que caracteriza os dias de hoje. A docência e a formação continua, andam em concordância, toda via, a formação didático-pedagógica para o educador deduz se sob forma de condição para exercício da profissão docente.

Palavras-chaves: Docência, Competências Profissionais, Formação Pedagógica. 

 

1. Introdução 

O papel da docência na busca de competências profissionais encontra-se precisamente voltado a necessidade de proporcionar qualidades vocacionais, numa sociedade em constantes mudanças alicerceadas por avanços tecnológico e científicos, a actividade docente tende a apresentar desafios cada vez mais presentes nos dias de hoje.

            Os caminhos e desafios conduzem o docente a redobrar esforços centrados na formação pedagógica, que os confiram competências/capacidade e habilidades, dessa forma a classe docente é desfiada a investir em competências necessárias para o desempenho a actividade docente. Procurar soluções que lhe detenham de habilidades e capacidades de agir quando são chamados a responder com precisão a práctica medira o Processo de Ensino-aprendizagem (PEA), caminhos para construir conhecimentos sólidos de carácter pedagógico-didático. A busca de competências profissionais visando atribuir formação pedagógica dos profissionais da educação merece atenção na medida se tornam evidentes, os professores estão sujeitos a funções representativas enquanto educadores, funções que os dignifique na sociedade em mudanças e exigências da globalização.

A interface estrutural da competência profissional do docente passa por uma série de exigências, pois, estas competências estão directamente associadas as transformações da práctica pedagógica-Didáctica, desenvolvimento profissional. As competências profissionais permitem a formação para o exercício didáctico-pedagógico, valorizando o nível de complexidade seguindo as exigências dinâmicas do saber fazer. (Perrenoud (2000), define competência como “seria a capacidade do indivíduo agir eficazmente em um determinado tipo de situação, mediante a mobilização de diversos recursos cognitivos”

            Trata-se de um estudo cuja pertinência é trazer à tona a relevância em desenvolver habilidades profissionais, desenvolver com precisão e eficácia a profissão docente, no contexto da formação pedagógica-didáctica, ou buscar estratégias de ordem científica, vitais de saberes científicos e profissionais desafiantes a todos os passos marcados por parte do agente educador. Trata-se de estudo que pretende responder à questão: A busca de competências profissionais se desenvolve sobre o contexto da formação pedagógica do docente? Junto a esta questão foram delineados os seguintes objectivos da pesquisa:

  • Analisar o processo de busca de competências profissionais do docente no contexto da formação pedagógica.
  • Refletir em prol do papel de competências do docente para o desenvolvimento competências pedagógicas, com vista a reforçar o desempenho profissional;
  • Relacionar os princípios de desenvolvimento competências pedagógicas aplicáveis a carreira docente em busca de competências didactco-pedagogicas;
  • Definir caminhos conduzem o docente na busca de competências profissionais no contexto pedagógico didáctico. 

O estudo que aborda sobre docência em busca de competências profissionais no contexto da formação pedagógica teve como área de estudo a Escola Primaria Completa de Maulate, distrito de Namacurra, província da Zambézia.