INTRODUÇÃO

            A principal função do projeto com o tema PROJETO SUSTENTABILIDADE: “HORTA NA ESCOLA” é de suma importância por que na comunidade há falta horta das quais alunos retiram as verduras e legumes com proteínas e nutrientes que serão úteis para o complemento da merenda escolar e também vai contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Nesse sentido os obje­tivos, mais do que trabalhar com informações concretas e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente e da sua utilidade.

Neste projeto, o professor instrutor deve atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso, principalmente os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas, tais como: seleção das espécies a serem cultivado, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores titulares devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos.

            Nessa perspectiva, a Escola ela­borou este projeto que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para que possam interagir com o meio ambiente da comunidade escolar e, explorá-la de modo sustentável o recurso existente dentro do espaço físico da escola para a sua subsistência ajudando a comunidade pelo fornecimento das verduras, legumes, etc. Onde as pessoas terão oportunidade de contribuir colaborando pela compra de produtos alimentícios para o seu próprio consumo e o recurso arrecadado serão utilizados para beneficiar os alunos na compra de materiais escolares e, suprindo a necessidade do estabelecimento de ensino. Não terão somente as atividades de cultivo de hortaliças, mas sim, terão outras atividades complementares que ajudarão as crianças para o desenvolvimento e do avanço nos seus estudos como: cursos de computação, aulas de dança, de pintura e música. Estas atividades serão realizadas nos contra turnos para os alunos do 1º ano do Ciclo I das séries iniciais do ensino fundamental, obedecendo a cronograma do percurso do ano letivo.

  JUSTIFICATIVA

A escolha do tema deste projeto é suma importância por que na escola não temos horta para o tempero da merenda, muitas das vezes há falta desses produtos na comunidade, por isso precisamos a construção dessa horta, pois vai ajudar a comunidade a se desenvolver no trabalho escolar, ao mesmo tempo ajudando as crianças a entenderem os fatos relacionados à sustentabilidade do meio ambiente onde estão inseridos. Nesse sentido propomos a capacitação alunos para venha atuar na área ambiental, pois acreditamos que enfrentar a crise ambiental é impossível, mas tem possibilidade de encontrarmos as soluções.

Por que o futuro desta comunidade encontra-se, principalmente nos alunos, pois os mesmos têm o poder de se articular, fazer contatos, mobilizar e até ensinar pessoas, informando as questões ambientais sobre a sustentabilidade. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam nas terras férteis, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

 

A Horta escolar é um instrumento que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.

Será trabalhado também em interdisciplinar com as disciplinas adotadas na escola, a fim de ajudar em ampliar os seus conhecimentos, assim levando em consideração que o trabalho executado vai ajudar no processo do ensino-aprendizagem das crianças.

OBJETIVOS

- Despertar e conscientizar ao respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação do espaço escolar para a melhoria das atitudes da comunidade escolar e para formação de cidadãos mais conscientes e integrados socialmente, assim como da necessi­dade da falta de verduras, legumes e entre outros.

- Mostrar que a horta traz inúmeros benefícios para a escola e a comunidade, de modo geral, ajudando a comunidade pelo fornecimento das hortaliças pelo consumo.

- Capacitar para integrar os conhecimentos, levando em consideração para conscientizá-la as pessoas de modo geral.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

-  Despertar a valorização do meio ambiente criando vínculos entre as crianças e o meio ambiente;

-  Disseminar uma base de conhecimento teórico e prático sobre a horta escolar;

- Fortalecer o espírito de equipe e o trabalho em grupo, contribuindo para formação integral das crianças, tornando-os cidadãos conscientes a atuantes;

PÚBLICO BENEFICIADO

            Direto: O projeto pretende atingir diretamente 50 alunos do 1º ano do I Ciclo do das séries iniciais ensino fundamental, da Escola Municipal Indígena “INFANTIL AEGACÜ DECATÜCÜ”, situa-se na comunidade indígena Ticuna Umariaçu II, estado do Amazonas, que atenderá crianças com faixa etária a partir de 7. O projeto será desenvolvido dentro do sistema educacional, através das implementações de um trabalho em parceria das outras instituições, como Secretaria do Meio Ambiente ou IFAM, serão desenvolvidos dentro do percurso das atividades e a discussão conjunta do currículo escolar que contemplem a temática ambiental.

            Indireto: aproximadamente 200 famílias da comunidade onde a escola se localiza.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO E DA METODOLOGIA

            Através da criação da horta escolar e do fortalecimento de um grupo de alunos na escola que serão capacitados e desenvolvidos para atuarem como agentes multiplicadores e mobilizadores da comunidade escolar, quanto os moradores, em geral, para a geração de renda a partir da horta pelo fornecimento das verduras e legumes, onde a comunidade irão contribuir pela compra desses produtos ajudando a escolar pela manutenção das salas e entre outros compartimentos existentes na escola, como materiais escolares, etc.

            A seleção dos alunos para a capacitação do projeto será feita pelos responsáveis ou do coordenador e/ou delegado (a) pelo interesse dos alunos em participar, havendo um número de interessados superior as vagas será realizado por sorteio. O grupo de alunos se reunirá duas vezes por semana, no contra turno escolar, para seu desenvolvimento.

Os temas a serem trabalhados estão concentrados no quadro abaixo:

  1. Capacitação sobre o meio ambiente (sustentabilidade)
  2. Orientação sobre os tipos de solos existentes para o plantio
  3. Biodiversidade
  4. Água e sua utilidade
  5. Mudanças climáticas e aquecimento global
  6. Alimentação saudável