Professoras e alunos trazem viagem pedagógica com Monteiro Lobato para o Programa Escola Integral Professor Milton de Tolosa: “Viajando com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo: relatos de leitura”

Rogério D. F. dos Passos

1. Sobre o livro “Viajando com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo: relatos de leitura”

Como atividade de fechamento das disciplinas eletivas “Terror dos Mares” e “Terra à Vista”, oferecidas no Programa Escola Integral Professor Milton de Tolosa, em Campinas, Estado de São Paulo, as professoras Ana Maria Grego (Língua Portuguesa) e Débora Heliza Pavan dos Passos (Geografia), neste segundo semestre de 2019 organizaram, com a colaboração das também professoras Karem Fortes (Artes) e Márcia Moraes (História), o livro “Viajando com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo: relatos de leitura”, trazendo as experiências de suas alunas e alunos nos sextos anos A, B, e sétimo ano A, por meio do estudo e percepção da obra “Geografia de Dona Benta”, originalmente lançada por José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) no ano de 1935.

A leitura desvela o universo geográfico, espacial, histórico e econômico mundial por meio da viagem das personagens do inesquecível Sítio do Picapau Amarelo navegando pela nau “Terror dos Mares”, no qual a Dona Benta oferece as mais diferentes explicações e percepções aos tripulantes, em uma jornada entusiasmada e surpreendente. Assim como nos arrebata a jornada empreendida por essas professoras, alunas e alunos, que no livro concretizam a aprendizagem de uma forma perspicaz e viva, tornando o conhecimento como parte integrante de suas próprias existências nessa nau admirável que é a escola, em que a amizade, a convivência e a descoberta se solidificam no peculiar itinerário de ensinar e aprender.

Ao lado dos textos e desenhos, com a orientação das professoras também foi produzido pelos estudantes um musical, nos exemplificando que a educação demonstra várias possibilidades, fazendo crer que o ato de aprender é uma jornada imensurável, não havendo limites para o conhecimento quando ele é compartilhado com dedicação e amor, ao modo do que essas incríveis docentes demonstraram em um trabalho não apenas textual e visual, mas sentimental, na medida em que igualmente nos permite a leitura apta à introdução no universo científico e o protagonismo analítico necessário para os jovens que se inserem na trajetória da vida adulta.  

O mundo é uma realidade múltipla desdobrada em diferentes cenários e realidades, ainda que possam ser visualizadas em uma contribuição singular que sentimentalmente se debruce em excertos de percepção de uma obra clássica da nossa literatura juvenil – como “Geografia de Dona Benta”, edificada por um nome da envergadura de Monteiro Lobato, ícone da intelectualidade brasileira – e apropriadas, atualizadas e, por que não dizer, ressignificadas no contexto de uma escola pública estadual do município de Campinas pelos trabalhos de professoras que enxergaram nesses jovens não apenas a condição de estudantes, mas, sobretudo, de cidadãos que progressivamente tornam-se sujeitos ativos de sua própria história interagindo com o aporte da cultura do país em que vivem e transformando-o em sustentáculo, fundamento e conduto ao momento presente.   

“Viajando com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo: relatos de leitura”, produzida nas disciplinas eletivas do Programa Escola Integral Professor Milton de Tolosa, com organização das professoras Ana Maria Grego e Débora Heliza Pavan dos Passos, tendo igualmente a colaboração das docentes Karem Fortes e Márcia Moraes, representa mais que uma leitura deliciosa. É uma viagem de muitas possibilidades ao universo de Monteiro Lobato, da construção do conhecimento e da atribuição de significado inestimável para aquilo de mais especial que cada um que pode construir e vivenciar na escola.

Parabéns professoras. Parabéns alunas e alunos. E a viagem vai continuar.

2. Referência

Ana Maria GREGO; Débora Heliza Pavan DOS PASSOS (orgs.). Viajando com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo: relatos de leitura. Com a colaboração de Karem FORTES e Márcia MORAES. Campinas: Programa Escola Integral Escola Professor Milton de Tolosa, 2019, 59 p.