O que é o desenvolvimento cognitivo? 

Rute S. Chaves Barretos ¹.

 

Desenvolvimento cognitivo é um termo muito utilizado no campo da educação e da psicologia. Esse termo é sempre utilizado para se referir ao desenvolvimento da criança ou desenvolvimento da pessoa ao longo de sua vida. Contudo, é importante salientar que cognição é parte de um todo que integra o desenvolvimento global de uma pessoa. Entretanto, vamos focar no que se refere ao desenvolvimento cognitivo da criança.

Em termos de conceituação da palavra, a cognição significa conhecer e está associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. Assim sendo, é por meio desse processo mental, da cognição, que a criança consegue desenvolver suas capacidades intelectuais, sociais e emocionais. O desenvolvimento cognitivo é a ampliação das habilidades cognitiva, onde a criança amplia a capacidade de linguagem, de compreensão, de memória, de raciocínio, de pensamento, de percepção, etc.

O desenvolvimento cognitivo da criança inicia ainda na vida intra-uterina, esse processo é continuo e estará sempre em expansão ao longo da vida de uma pessoa. Esse processo de desenvolvimento influenciará diretamente outros processos de desenvolvimento da criança,  tais como o desenvolvimento social, sua sexualidade e emocional. Contudo, é importante ressaltar que esses processos interagem de forma mutua, ou seja, o desenvolvimento cognitivo influencia e interfere diretamente na forma como a criança interage com o meio e com outras pessoas, como se comporta, como aprende, como recebe e elabora as informações do seu contexto, pois o desenvolvimento cognitivo é a interpretação que o cérebro faz de todas as informações captadas pelos sentidos e a conversão dessas interpretações para sua forma de se comportar.

O desenvolvimento cognitivo, não se dá ao acaso, para que esse processo possa ocorrer de forma satisfatória e garantir avanços significativos, é essencial os estímulos que uma criança recebe.

A estimulação cognitiva por sua vez tem por objetivo trabalhar, ampliar e manter as funções do cérebro, através de jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, atividades de leitura, oralidade, psicomotoras, de experimentação, atividades que estimulem a interação social dos pequenos e também atividades individualizadas especificas para estímulos direcionados para atenção, percepções, memorização, entre as outras funções cognitivas.

Quanto mais a criança for estimulada, maior sua capacidade de desenvolver sua cognição e assim contribuir para o desenvolvimento dos outros processos. Entretanto, é fundamental respeitar o nível, interesse, maturidade e potencialidades de cada criança. Os estímulos cognitivos devem contribuir para o desenvolvimento da criança, e não para prejudicar outros processos. Quando uma criança é posta a estímulos que ela ainda não está biologicamente ou emocionalmente em tempos de recebê-lo, pode por sua vez prejudicar a capacidade da criança compreender que o estimulo é de nível acima das suas habilidades, em que a mesma pode, assim interpretar que ela, como criança que é insuficiente ou incapaz.

O desenvolvimento cognitivo é um processo mental, é continuo e fundamental para o desenvolvimento global da criança, é importante que a família, educadores e cuidadores infantis, contribuam com estratégias inteligentes para estimular esse processo.  

 

Referências Bibliográficas: 

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2009.  

AULT, R. L. Desenvolvimento cognitivo da criança: a teoria de Piaget e a aprendizagem de processo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 

¹RUTE S. CHAVES BARRETOS; Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis e Psicóloga Clínica.