Hoje estamos falando de Alfabetização Digital, o que queremos dizer com Alfabetização Digital e qual a importância de trabalhar com crianças?

Muitos são os elementos conectados que se enquadram no guarda-chuva da alfabetização digital. As definições tradicionais de alfabetização têm se concentrado em habilidades relacionadas à numeracia, escuta, fala, leitura, escrita e pensamento crítico, sendo o objetivo final o desenvolvimento de pensadores ativos e alunos capazes de participar da sociedade de forma eficaz e significativa.

Certamente você já ouviu dizer que a alfabetização tradicional é necessária, mas não suficiente para enfrentar os desafios do mundo de hoje. Você pode até ter lido sobre a necessidade de alfabetização múltipla dentro dos novos modelos de aprendizagem. Caso contrário, continue lendo! Neste artigo nós explicamos do que se trata. E se você já a conhecia mas não trabalhou com ela na sala de aula, você também vai achá-la interessante porque nós lhe damos algumas dicas de como fazer isso.

Na era digital são necessárias novas competências, estas novas competências são em muitos casos aprendidas pelas crianças de uma forma autónoma e queremos destacar a necessidade de orientar esta aprendizagem. A alfabetização digital pode ser classificada de acordo com três princípios fundamentais: Usar, Entender, Criar. Agora vamos desenvolver cada um desses três pontos:

1. UTILIZAÇÃO

O uso representa a fluência técnica necessária para participar com computadores, aplicativos, internet.

2. ATENÇÃO

A compreensão é a chave do sucesso - é o conjunto de habilidades que nos ajuda a entender, contextualizar e avaliar criticamente a mídia digital, para que possamos tomar decisões informadas sobre o que fazemos e encontramos online.

A compreensão inclui o reconhecimento de como a tecnologia em rede afeta nosso comportamento e nossas percepções, crenças e sentimentos sobre o mundo ao nosso redor. O entendimento também nos prepara para uma economia do conhecimento à medida que desenvolvemos - individual e coletivamente - habilidades de gestão da informação para encontrar, avaliar e efetivamente usar a informação para comunicar, colaborar e resolver problemas.

3. CRIAR

Criar é a capacidade de produzir conteúdo e comunicar efetivamente através de uma variedade de ferramentas de mídia digital.

Criar com mídias digitais é mais do que saber usar um processador de texto ou escrever um e-mail: inclui ser capaz de adaptar o que produzimos para vários contextos e públicos; criar e comunicar usando mídias ricas, como imagens, vídeo e som; e se envolver de forma eficaz e responsável com conteúdos gerados por usuários da Web 2.0, como blogs e fóruns de discussão, compartilhamento de vídeos e fotos, jogos sociais e outras formas de mídia social.

Considerações Finais

Há alguns anos, o campo semântico da alfabetização tradicional foi ampliado e não se refere mais apenas à capacidade de ler e escrever um texto. Em nossa era digital, a necessidade da alfabetização múltipla surge diante da onipresença da Internet e da proliferação de linguagens e conteúdos que não têm apenas suporte textual, mas são apresentados sob a forma de fotografias, gráficos, vídeos, animações, sons, música...

Os recursos mais imediatos a que seus alunos têm acesso para conhecer seu ambiente cultural falam todas essas línguas e geralmente o fazem ao mesmo tempo. E não é só isso! Eles não são mais meros receptores desses idiomas, mas como remetentes eles constantemente produzem e compartilham uma grande quantidade de conteúdo que não pára de crescer.

Como você pode ver, não estamos falando apenas de uma mudança tecnológica, mas também de uma mudança social, cultural, econômica... e, portanto, educacional. O objetivo é o mesmo sempre que falamos de alfabetização: fornecer ferramentas que permitam ao aluno tornar-se uma pessoa autônoma para entender o mundo e participar dele.

Para mais detalhes, acesse: https://atividadesdealfabetizacao.com