ANDRÉ CRISTIANO COSTA SILVA

GEOVANIO VICENTE DE LIMA

JHONATAN RODRIGUES SANTOS

KAROLINE DE MELO BORGES

RESUMO

A hidroginástica é um meio de condicionamento físico ao qual não se restringe apenas para as pessoas sedentárias com restrições e limitações ortopédicas ou posturais, ela abrange também atletas de variadas modalidades esportivas, podendo haver a diminuição da incidência de lesões por esforços repetitivos.Neste estudo buscou-se verificar como é desenvolvido o trabalho de hidroginástica para pessoas da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO e a sua problemática foi identificar qual a importância da prática da hidroginástica para pessoas da terceira idade. Os objetivos específicos da pesquisa foi identificar o perfil dos praticantes de hidroginástica da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO em seguida verificar quais são os objetivos dos praticantes de hidroginástica da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO, assim como averiguar quais são os fatores motivacionais decorrentes aos praticantes da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO. A presente pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Analisados os estudos dos autores e averiguadas as propostas, constatou-se que a hidroginástica é uma excelente modalidade para a população da terceira idade, além de ser um meio de condicionamento físico ao qual não se restringe apenas para as pessoas sedentárias, abrange também atletas que buscam recuperação ativa. Desta maneira, pode-se colocar que os objetivos foram atingidos, ficando evidente que a hidroginástica é uma modalidade que atende pessoas com alterações no corpo impossibilitadas de praticar exercícios de forma tradicional no solo, se tornando uma prática que facilita uma melhor qualidade de vida.

Palavras Chave:Hidroginástica, Terceira idade, Exercício físico.

INTRODUÇÃO

A hidroginástica se origina da hidroterapia, tendo sua origem na Alemanha, para ajudar inicialmente a um grupo de pessoas com mais idade, que necessitava praticar uma atividade física com segurança e sem riscos de lesões articulares e que pudesse proporcionar bem-estar (FERNANDES, 2011).

De acordo com Lucchesi (2013), a hidroginástica é um meio de condicionamento físico ao qual não se restringe apenas para as pessoas sedentárias com restrições e limitações ortopédicas ou posturais, ela abrange também atletas de variadas modalidades esportivas, que por meio desta atividade encontram uma eficiente forma de recuperação ativa e que pode substituir parcialmente o treinamento cardiovascular, podendo haver a diminuição da incidência de lesões por esforços repetitivos.

Com base na aplicação da resistência da água como sobrecarga e do empuxo para reduzir o impacto, a hidroginástica se apresenta como uma atividade que integra exercícios dentro do meio liquido, mesmo que seja efetuada em intensidades altas, apresenta redução dos riscos de lesão (TEIXEIRA; PEREIRA; ROSSI, 2007).

Ao iniciar um programa com exercícios físicos, é importante salientar os devidos cuidados especiais para que a prática das atividades possa realmente trazer benefícios à saúde, evitando lesões e aumentando a expectativa de vida. É necessário compreender claramente as necessidades individuais e os anseios advindos pela prática (LIMA, 2007).

Com relação a terceira idade no Brasil, Neri (2001) aponta em seus estudos que, são considerados da terceira idade pessoas que estão na faixa etária socialmente estipulada, de 60 anos para países em desenvolvimento, como o caso do Brasil ou de 65 anos para países desenvolvidos.

Os benefícios físicos da hidroginástica são apresentados por Castaraneli et al, (2008) ela permite a melhora da capacidade cardiorrespiratória e aeróbica, a flexibilidade, força muscular, o bem-estar em geral e a resistência. A hidroginástica tem como vantagem o poder de ser praticada por indivíduos de qualquer gênero e idade, sendo uma opção para um programa de exercícios.

É evidente os benefícios psicológicos advindos dos exercícios físicos para os seus praticantes, tanto em relação a saúde física, psicológica, mental e social. O exercício físico regular tem impacto bastante significativo sobre a prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas em pessoas da terceira idade, além de ter efeitos bastante significativos na manutenção das capacidades funcionais. (LUCCHESI, 2013).

Considerando o exposto acima, pode-se notar sobre a importância do estudo da temática do trabalho e apontar diversos questionamentos sobre este trabalho em questão para um maior fundamento teórico e científico.

A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apresentar a temática pautada sobre a prática da hidroginástica para pessoas da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO, procurando discorrer sobre os aspectos inerentes a pesquisa, conceitos e definições de hidroginástica, terceira idade, benefícios físicos para aterceira idade advindos da hidroginástica, benefícios psicológicos para a terceira idade advindos da hidroginástica, e os fatores que motivam a terceira idade à prática da hidroginástica.

Diante do citado anteriormente sobre a definição do conceito hidroginástica, procuramos levantar alguns questionamentos sobre a temática em questão e, responder à seguinte problemática:Qual a importância da prática da hidroginástica para pessoas da terceira idade? E tendo como objetivo geral: Verificar como é desenvolvido o trabalho de hidroginástica para pessoas da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO. E em seguida como objetivos específicos: Identificar o perfil dos praticantes de hidroginástica da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO; Verificar quais são os objetivos dos praticantes de hidroginástica da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO; Averiguar quais são os fatores motivacionais decorrentes aos praticantes da terceira idade na cidade de Itumbiara-GO.

Já no que se refere à relevância cientifica, este estudo proporcionará aos profissionais de Educação Física, além de um maior conhecimento sobre a temática em questão, poderá abrir novos meios para novas pesquisas, e também uma melhor orientação aos professores de hidroginástica, aos clubes e academias que oferecem este serviço.

O presente trabalho no que se referente a relevância do ponto de vista social, demonstra para a sociedade que a prática da hidroginástica proporcionará muitos benefícios aos praticantes da terceira idade, a hidroginástica possibilita uma melhora e manutenção da qualidade de vida de seus praticantes, trazendo benefícios fisiológicos e psicológicos. 

Desta maneira, a investigação da pesquisa parte da hipótese de que a hidroginástica é um método que possibilita a melhora e manutenção da qualidade de vida de seus praticantes, e também oferece benefícios físicos e psicológicos.