Imagem de Raimond Klavins no Unsplash

Os antioxidantes têm papel crucial na preservação dos alimentos, bem como cor, textura e sabor. 

A indústria alimentícia, sem dúvidas, enfrenta o desafio constante de garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Nisto, inclui prolongar a vida útil dos mesmos sem, entretanto, comprometer o sabor, textura e cor. É neste cenário que entram os antioxidantes para estabilizar e garantir a qualidade dos produtos. 

Mas, como garantir a aplicação correta desses compostos, ao mesmo tempo em que assegura seus benefícios e minimiza os riscos à saúde? A resposta está na aplicação de métodos precisos de avaliação, como a titulação que, inclusive, integra pesquisas científicas para o desenvolvimento de novos produtos. 

Saiba, a seguir, qual a aplicação dos antioxidantes na indústria e, sobretudo, a importância da sua regulamentação. 

O que são os antioxidantes?

De modo geral, os antioxidantes são substâncias que, como o próprio nome já diz, combatem a oxidação. Trata-se de um processo químico que, entre outras consequências, causa a deterioração dos alimentos. Por isso, são essenciais para:

  • preservar o sabor, cor e textura

  • retardar o desenvolvimento do ranço, processo de oxidação que traz sabores e odores indesejáveis 

  • prolongar a vida útil dos alimentos 

Ademais, podem impedir a formação de compostos potencialmente prejudiciais à saúde. Mas, como se dá, exatamente, a ação dos antioxidantes? Em resumo, da mesma forma que atuam no nosso organismo, ou seja, combatendo os radicais livres. 

Estas são moléculas instáveis que danificam as células e, assim, levam à deterioração dos alimentos. Inicialmente, uma série de fatores pode encurtar a vida útil e mesmo a propriedade para consumo de um alimento. Por exemplo:

  • exposição à luz e ao calor

  • oxigênio (quando a comida fica aberta, por exemplo)

  • presença de metais pesados 

  • poluição 

Logo, os antioxidantes, quando aplicados na alimentação, são tão importantes quanto sua ação no nosso organismo. 

Tipos de antioxidantes

Basicamente, existem dois tipos de antioxidantes, sendo eles:

  • naturais: já fazem parte da constituição de alimentos diversos, como frutas e legumes. É o caso dos organosulfurados, terpenos e fenólicos 

  • sintéticos: adicionados aos alimentos para prolongar a vida útil, por exemplo, ácido cítrico, fosfórico e eritórbico, bem como lecitinas e tocoferóis

Os sintéticos, a princípio, são os mais utilizados na indústria alimentícia.   

Como os antioxidantes agem para preservar os alimentos?

Como já pontuamos, os antioxidantes agem na vida útil dos alimentos ao neutralizar a ação dos radicais livres. Assim, protegem as células e compostos alimentícios contra os danos oxidativos. Desta forma, ajudam a preservar a cor, sabor e textura.  

Mas, tem de ter regulação

Assim como qualquer aditivo, existe a regulamentação para o uso dos antioxidantes em alimentos. No Brasil, isso fica a cargo do Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

De fato, a agência publica uma lista completa dos aditivos alimentares autorizados, bem como os níveis máximos de uso. Isso tudo está previsto pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 322/2019

Em resumo, os níveis permitidos variam conforme o tipo de antioxidante, bem como o alimento em questão. Sabe por que precisa tanto de acompanhamento? O uso excessivo pode trazer riscos à saúde e ao próprio alimento. Só para exemplificar:

  • interações medicamentosas

  • interferir na absorção de minerais pelo organismo 

  • desequilibrar o processo natural de oxidação-redução do organismo 

  • alterar o sabor do alimento 

  • reduzir a biodisponibilidade de outros nutrientes do alimento 

Ademais, a regulação visa estabelecer os limites máximos de cada aditivo e, sobretudo, declarar a quantidade em cada alimento. 

Importância dos métodos de titulação

Ok, mas como a indústria faz para medir os níveis de antioxidantes e, assim, garantir o consumo adequado? Por meio dos chamados métodos de titulação. Trata-se de uma técnica precisa para avaliar a capacidade de antioxidantes de diferentes tipos de amostras. 

Isso inclui não apenas alimentos, como também suplementos alimentares e produtos farmacêuticos. Essa avaliação é fundamental, por exemplo, para:

  • Garantir a qualidade e a segurança dos alimentos

  • Avaliar a eficácia de produtos antioxidantes

  • Realizar pesquisas sobre antioxidantes

Aplicações dos métodos de titulação

Mas, vale frisar que há diferentes aplicações para os métodos de aplicação. Uma delas é o controle da qualidade dos alimentos, uma vez que garantem que os produtos sigam em conformidade com os padrões de qualidade. Ademais, monitoram o teor de antioxidantes durante o processamento e armazenamento. 

Ao mesmo tempo, a titulação avalia a eficácia de novos antioxidantes, além de otimizar as formulações. Por fim, a indústria alimentícia aplica a titulação também na pesquisa científica, uma vez que avalia os mecanismos de ação dos aditivos, efeitos na saúde humana e desenvolvimento de novos produtos. 

Em suma, os antioxidantes têm aplicação crucial na indústria alimentícia, uma vez que garante textura, sabor e cor dos alimentos. Consequentemente, prolonga sua vida útil. Porém, apesar de seus benefícios, há uma regulamentação para que, do contrário, não traga efeitos adversos. 

Neste sentido, entram os métodos de titulação, técnicas precisas para avaliar e garantir a qualidade dos processos. Por isso, é sempre importante que esta avaliação seja feita de forma confiável e com total expertise.