CAMINHADA: OS BENEFÍCIOS SURPREENDENTES DESTA ATIVIDADE FÍSICA DIRECIONADA EM 40 MINUTOS DIARIAMENTE

Texto produzido e postado em 2023 em Santa Maria do Uruará – Prainha Pará

Por: Santos, Sydney Pinto dos[1]

Historicidade

Na longa evolução e “construção” biológica e social da humanidade, segundo a teoria do Evolucionismo, os diversos tipos de “seres humanos” que habitaram a superfície terrestre, como o Erectus, Homem de Java, de Pequim, Neandertal, Habilis, até chegar e ficar por último o que conhecemos como Homo Sapiens, se deslocaram sobre os diversos espaços terrenos como inúmeros objetivos: procura de novas terras férteis; as que ofereciam mais caça e pesca; proteção, ou até mesmo para fazer a junção de grupos, formando assim os ajuntamentos que oram definiam proteção maior, e claro, possibilidade de eliminar o oponente.

Desta forma, a maneira mais eficaz e notória nestes tempos, foram as longas caminhadas, as quais não só possibilitaram ao indivíduo obter um condicionamento físico apropriado para o enfrentamento das mais variadas vicissitudes, como também, fortalecer as suas estratégias de vivência e sobrevivência em ambientes tão hostis. Estas caminhadas, possivelmente, se davam através de grandes cursos de água baixa, pântanos, montanhas e vales, assim como pelos desertos e florestas da época, o que fazia com que este homem primitivo, já começasse a aprimorar mais as habilidades constituintes do seu corpo biológico.

Certamente, se ele continuasse, desde àquelas épocas, como um indivíduo sedentário, sem estes aprimoramentos e desenvolvimentos diante das necessidades postas para os diferentes momentos, é possível que nem aqui estaríamos hoje, dando continuidade de manter viva a espécie, mas lançado mais de outros instrumentos e ferramentas. Pois, embora, nos sentimos seguros nos dias atuais, não estamos isentos de um dia retornarmos a era do fogo; apenas pela ganancia e competitividade desenfreada.

Assim, pode-se assegurar que o fortalecimento da parte corpórea do indivíduo outrora primitivo, nos trouxe até aqui, e assim, com grandes possibilidades de se tornar, atualmente um ser sedentário e fixo, o que poderá este aspecto, fomentar ou “construir” um ser doente, sem forças de ação e, assim, sem necessidade de existir.

E para que haja, sim, a garantia de uma vivência e sobrevivência, precisamos nos movimentar, adequar nossos “instintos” elementares a uma cultura de movimento, seja através dos esportes, das danças, dos movimentos aeróbicos inconscientes, ou mesmos de atividades físicas diárias conscientes e direcionadas. Pois, sem elas, certamente, teremos um corpo vivo, mas não sadio; e não sendo sadio, impossibilitado de executar com veemência e produtividade as atividades laborais diárias.

Portanto, chegou o momento de encontrarmos maneiras simples e saudáveis de mantermos nossos corpos ativos, sadios e produtivos, inclusive para àquelas idades que exigem de nós mais “respeito”, com técnicas e movimentos que não causem muito impactos, assim não possam provocar desconforto ou ainda algum tipo de lesão nos membros ou órgãos do organismo.

E entre estas atividades e ações corporais, está uma das mais antigas, a qual nos trouxeram até nossos dias, a caminhada; porém, não aquela que permitia fugir do inimigo ou das intempéries da natureza, ou ainda dos animais ferozes da época. Mas sim, esta que permite ao ser humano uma qualidade de vida mais ativa e saudável, e com isto promovendo mais que o bem–estar físico e mental, mas toda uma gama de benefícios que integre a vida do cidadão com os modelos e ações de vida, o que traga comodidade, altivez, alegria e conforto corporal.

As causas que levaram a escolha desta atividade física:

Quantos de nós não já levantamos pela manhã fazendo um grande esforço, não somente porque existem as necessidades que nos “chamam” e que precisam ser supridas, como também, porque o nosso corpo exige um grande esforço, inclusive e devido as inúmeras dores localizadas: nas palmas dos pés, nas articulações, nos membros inferiores, e até mesmo àquelas sensações de “pé pesado” ou “perna-inchada”, o que por si só já se torna um grande e pesado motivo para ficarmos inertes ou imóveis em nossa cama ou espaço de descanso;

Logo, com a idade chegando, precisamos nos reinventar e nos possibilitar novas alternativas de movimentos, os quais possam agregar benefícios à nossa vida e as nossas atividades laborais; pois, com o tempo, o corpo vai travando, e quanto mais tempo ficarmos inertes ou não agirmos através de algum movimento físico que contribua para ativar ou reativar nossa musculatura e as estruturas ósseas, vamos ficando mais propensos a um processo estático, sem vontade, e podendo com isto ser um espaço aberto ao desenvolvimento de doenças oportunistas, como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol ruim, ou doenças dos ossos e articulações, como: artrite, artrose, bursite, e alguns casos, tendinite e fibromialgia, entre outras.

Assim, a maneira mais adequada é encontrar uma atividade física que cause pouco impacto nas estruturas corporal, evitando quaisquer transtornos ou ainda lesões sérias, inclusive nos membros inferiores ou ainda na estrutura muscular, ocasionadas por movimentos repentinos e bruscos. Pois, como se sabe, em qualquer atividade física especialmente, as orientadas e direcionadas, devem existir dois momentos práticos e importantes, antes de qualquer execução: o alongamento e o aquecimento do corpo, o que com isto pode evitar certos incidentes ao corpo.

O que é: atividade direcionada como modalidade de exercício, com tempo estabelecido, de baixo impacto e podendo ser dinâmica, já que pode ser executada em variados espaços: praças, quadras, orlas, passarelas, ruas, campos de futebol, estradas, parques, varandas e outros.

Para quem: para pessoas que acreditam numa atividade física de menor impacto na estrutura corporal, inclusive nos membros inferiores (pés, pernas e coxas), assim como na principal estrutura de sustentação do corpo, a coluna vertebral. E que, por sua capacidade de promoção da qualidade de vida, implica, a caminhada em desenvolvimento e fomentação de benefícios outros, como saúde, bem-estar social e físico e fortalecimento da musculatura e afins.

Quando: todos os dias com espaço de tempo curto (30 a 40 minutos) ou dias alternados com maior espaço de tempo de atividade (45 a 1 hora).

Onde e como: Podendo ser realizada em espaços abertos ou fechados, desde que permita ao praticante a possibilidade de “acomodação” do seu corpo, no que tange, uma caminhada que não varie de relevo ou altura do terreno de forma brusca, assim mantendo tanto o ritmo como a velocidade deste exercício.

Assim, parques, estradas planas, ruas, calcadas, orlas fluviais e marítimas das cidades, como também campos de futebol, varandas abertas e outros espaços que permitam de uma maneira dinâmica e “elástica” esta prática de movimento corpóreo em benefício do corpo humano.

Quais os principais e fundamentais benefícios aos praticantes da caminhada:

1 – Fortalecimento da estrutura óssea e a tônus muscular:

A estrutura óssea ao receber este “baixo impacto” definido pelos movimentos desenvolvidos pela caminhada, passa a ter mais segurança; pois, os músculos e nervos que o circundam acabam se fortalecendo por esta prática diária. Tornando-os mais fortes e claro, evitando com isto as consequências mais “radicais” de acidentes, como tropeços e quedas. Pois, os ossos por seu desgaste ao longo do tempo, assim como dos músculos que o envolvem, permitem que quebraduras, rachaduras, ou mesmo fraturas com simples esforços.

Logo, os ossos e os nervos e músculos, inclusive dos membros inferiores e superiores, tendem a serem estruturas que trabalham em consonância, e assim, quando há perda de fortalecimento de um, no caso da musculatura, certamente poderá com a idade, inclusive, haver prejuízos nestes órgãos.

Os músculos por receberem uma carga de movimentos contínuos e repetitivos na caminhada, além de coordenados e consistentes, acabam por tornarem-se cada vez mais ativo e fortalecidos, assim evitando centos desconfortos no corpo do indivíduo, especialmente aqueles que envolvem a estrutura óssea ou estão sujeitos a receber diariamente uma grande carga, como o trapézio, esternocleidomastóideo, reto femoral, grande dorsal e outros.

Em tese, um conjunto de músculos fortalecidos, é sinal de promoção e fortalecimento de toda uma estrutura, inclusive as ósseas, visto que as mesmas trabalham em conjunto, inclusive nas articulações. Sendo que, este fortalecimento, ajuda a uma vida mais saudável, sem dores contínuas, assim como possibilidade de manter movimentos ativos e flexíveis em quase toda vida do indivíduo.

2 – Melhoria da respiração (sistema respiratório): 

Outro aspecto observado quanto à prática da caminhada orientada e, claro dentro de 30 a 40 minutos, todos os dias, traz grandes benefícios à respiração do indivíduo, pois, àqueles com alguns quilos a mais, desenvolvem com o tempo certa dificuldade em executar uma respiração adequada.

E desta forma, a caminhada, não só possibilita a queima de calorias, como também facilita a circulação da entrada e saída do ar dos pulmões e vias aéreas. Permitindo que, a fala ou a forma de se expressar não seja interrompida pela falta de oxigenação, ou que, leve mais tempo sem interrupção entre um período e outro no discurso do falante. Isto acontece, geralmente, aos professores que precisam de espaço livre nas vias aéreas para que assim, a fala em constância e ininterrupta, não sofra alterações bruscas, quando em algumas ocasiões, e por este fator, o indivíduo precisa encurtar o período ou espaço entre uma inspiração e outra.

Na caminhada, o próprio executor da atividade, poderá aperfeiçoar a maneira de como procede na execução de sua respiração. E, para tal, pode agir na forma mais peculiar, a chamada respiração de bebê, ou respiração diafragmal, ou ainda respiração “cheira o bolo e assopra a velinha”. Onde, a entrada do ar se dar exclusivamente pelas narinas e depois soltando devagar o ar pela boca, repetindo este movimento várias vezes.

Este processo, contribui ainda para o relaxamento no momento da caminhada, como também, melhora as condições de entrada de oxigênio no sangue e cérebro, e consequentemente eliminação de nitrogênio e monóxido de carbono, que são elementos prejudiciais ao corpo ou ao organismo humano.

3 – Possibilidade de uma noite substancial e tranquila de sono:

Entre outros benefícios da caminhada (40 minutos diários) possibilita uma noite tranquila de sono, permitindo que o corpo possa relaxar adequadamente, visto não só as “distensões” da musculatura, como também, permitindo que os vasodilatadores possam trabalhar melhor, conduzindo assim o fluxo sanguíneo de forma a permitir a entrada e saída dos gases dos pulmões e coração.

A sensação de relaxamento, pós caminhada, ou mesmo outro tipo de atividade física, desenvolvida pelo indivíduo, durante o dia, faz com que seu corpo esteja mais propício a uma noite de tranquilidade, mas é claro, acompanhado de uma dieta leve de calorias, como também de um horário específico para este sono, que pode variar de sete a nove horas de sono.

Outro possível benefício neste campo, é a possibilidade de amenizar o ronco durante o sono, visto que, como os músculos gerais que estão relacionados à respiração estão mais relaxados, e não tensos, tendem promover a entrada e a saída de ar das vias aéreas mais expressivas, ou seja, sem bloqueios ou interrupções ocasionadas pela tensão muscular do tórax e afins que estão ligados ao sistema respiratório do corpo humano.

4 – Promoção e fortalecimento do Sistema Imunológico:

O sistema imunológico do corpo humano, é o responsável pela defesa do mesmo, onde as células (que são diversas com esta finalidade) agem como um em escudo, ou mesmo como “infantaria” no combate da entrada e ação de agentes maliciosos ao organismo. Assim, o fortalecimento do corpo, e consequentemente do Sistema Imunológico deste, tende a impedir quaisquer danos, assim como o restabelecimento imediato das ações nocivas destes micro-organismos maliciosos.

Portanto, nada mais, do que fortalecê-lo diariamente com atitudes saudáveis e sem grandes impactos, como o caso da caminhada que oferece estes valores benéficos e muito mais de ganho ao sistema e ao combate de ações deterioradoras provocadas de organismos minúsculos, mas extremamente nocivos, inclusive quando se trata de uma idade mais avançada, principalmente na idade geriátrica.

Porém, não serve apenas para as idades mais avançadas, estas possibilidades de melhoria do sistema imunológico do indivíduo, através das atividades físicas como a caminhada, mas também a outras idades ou período do percurso da vida, no que tange ao período cronológico do ser humano.

Logo, é necessário e fundamental, que esta prática física seja divulgada, implementada e executada, assim como consolidada como uma das mais saudáveis e eficientes para quaisquer idades, com divulgação dos seus efeitos, benefícios e expectativas às diversas idades. Com probabilidade de excluir elementos prejudiciais à saúde, como a diminuição do estresse, quebra de calorias, assim como trabalhar e relaxar a musculatura tensionada do indivíduo, assim como retirar este do sedentarismo, como indicar os baixos impactos do exercício da caminhada contínua e diária.

5 – Queima de calorias e dos depósitos de lipídios

No que diz respeito à queima de calorias do corpo humano, proporcionada pela caminhada livre de 40 minutos, é um dos aspectos mais evidentes. Sabendo que, entre 35 a 40 minutos desta atividade diária, o corpo pode queimar até 300 calorias, o que já é um grande avanço àqueles que não querem ou que não “tem tempo” para outras atividades físicas com mais perdas de calorias, como jogar futebol, pedalar, jogar vôlei ou ainda, praticar danças ou exercícios aeróbicos de médio impacto.

Assim, a perda destas calorias, embora seja pouco, em relação ou comparação do que se é ingerida em cada refeição, faz com que o corpo esteja em constante equilíbrio, não permitindo que seja este “corpo” se torne inerte ou ainda sedentário, o que já se torna uma grande preocupação estes aspectos. Pois, o sedentarismo, é um dos fatores de risco e que compromete o corpo com aparecimento e desenvolvimento de várias outras patologias e transtornos oportunistas dentro deste estágio, como obesidade, depressão, diabetes melitus tipo 2, insônia, estresse, inapetência, impotência, fraqueza muscular, dores nas articulações, artrose e osteoporose, ou ainda inchaços e dores nas articulações.

Em suma, a falta de movimento do corpo, em especial, naquelas idades mais avançadas, tanto colabora com o aparecimento destes males, que estão relacionados com a idade, ou mesmo a falta de movimento pelo indivíduo, como também, em contrapartida, produz um bem-estar físico e relaxamento muscular, em decorrência da perda de calorias, que são poucas, mas são importantes e essenciais para o equilíbrio e a manutenção de um corpo jovem e saudável.

6 – Melhoria do condicionamento físico às atividades do dia a dia:

A melhoria do condicionamento físico, não está apenas relacionado à perda de calorias, e consequentemente ao relaxamento físico-muscular, porém, com a possibilidade de produção ou amento da testosterona, o que provoca o aumento da massa muscular, assim como “é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções” masculinas.

O que pode também ocorrer com as mulheres, visto que a caminhada, não só beneficia o masculino, muito pelo contrário, mas também, o feminino; quando, a produção e aumento das taxas de serotonina, onde o seu aumento pode estar relacionado com as “atividades físicas ao ar livre, como a caminhada, agregado à alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, existente em vinho tinto, banana e tomate”.

Desta forma, condicionar a caminhada diária de 40 minutos, ao desenvolvimento de uma vida aprazível e com ganhos significativos na vida pessoal, pode ser uma afirmativa positiva, sim, inclusive no que tange ao desempenho sexual e da libido, pois ajuda sim, a produção do hormônio do prazer no homem, assim como na mulher. Promovendo, ainda o equilíbrio do cortisol no corpo, o que proporciona maior disposição no dia a dia do indivíduo, quanto àquelas atividades mais elementares, como faxinar o espaço de morada, o quintal, cortar a grama, entre outras, as quais sem este “empurrão”, seriam um transtorno na vida do indivíduo.

Portanto, a caminhada diária, serve como uma atividade referência para que as pessoas envolvidas com ela, tenham mais pré-disposição, ânimo e entusiasmo, para a realização das mais diversas e/ou outras atividades afins, realizadas no decorrer do dia a dia. Com isto, não apenas se permitindo um corpo mais são, eficiente e animado, mas também, de tornar o seu comportamento diferenciado daqueles que não são ativos fisicamente e muito menos praticam quaisquer atividades físicas das mais simples possível. O que torna, em tese, um ser fechado para as práticas saudáveis da vida, e assim lhes impossibilitando inovações e resultados satisfatórios quanto à saúde do organismo humano.

Considerações complementares

Todo corpo precisa de movimentos e algumas práticas esportivas ou físicas, as quais venham com a intuição de possibilitar e tornar um corpo mais saudável e ativo às diversas outras atividades do dia a dia. Porém, para isto, não só depende do querer, mas do poder. Do poder fazer com segurança, com altivez, eficácia e eficiência; do poder de lhe dar resultados significativos em sua vida, seja ela na juventude, na idade adulta ou mesmo na idade geriátrica.

Logo, a prática educativa das atividades físicas, de baixo impacto, por exemplo, as caminhadas conscientes e contínuas, isto é, praticadas ou executadas no dia a dia, alavancam ganhos significativos ao corpo “cansado”, inerte e às vezes “moribundo”, este último permitido por aquilo que conhecemos como sedentarismo. Um estágio de falência das vontades de movimentos, ou mesmo a falta de ânimo adornado pela preguiça e insatisfação constante com modos de vida, que em vez de promover modelos de vida mais saudáveis e eficientes, acabam por engessar estas vontades e interferindo na saúde do indivíduo.

Por outro lado, a internet, traz uma gama de vantagens, com exercícios de alto impacto, que muitas vezes apenas atende ao público mais jovem, ou ainda, que não expressam realmente resultados sadios e eficazes ao corpo. Acompanhado disto, existem os portais, que se encarregam de vender “milagres” através de dietas diversas, as quais vão de chás a um agregado de produtos, que sabe lá de suas origens e efeitos. Pois, a questão neste caso, não é a saúde ou o bem-estar do indivíduo, mas uma função de mercado e negócio.

Portanto, por que não abraçar as atividades mais simples, como a caminhada diária de 40 minutos, o que não há gasto financeiro e nem tanto esforço, basta ter um espaço plano adequado e muita vontade para a prática, além de disponibilidade de tempo, vontade de manter o corpo saudável e ativo para outras atividades diárias?

Logo, além de muita determinação do praticante desta atividade de caminhada diária, precisa ter um objetivo, assim como elencar os ganhos com o processo, como também incentivo de pessoas próximas, pois não é um processo temporário, inclusive quando se trata de uma idade mais avançada do indivíduo, mas sim uma iniciativa permanente a qual se vincule a uma alimentação ou dieta saudável, como de outros processos e fatores significativos contribuintes, como exercícios de respiração (cheira o bolo e assopra a velinha), como hábitos paralelos, como um noite de descanso, uma convivência com o ar puro e a natureza, enfim, viver e conviver com aquilo que lhes é aprazível, atraente, motivador e promotor da saúde e do bem-estar do organismo humano em todos os seus aspectos e modos de interação natural e social-físico.

 

[1] Professor da rede pública de ensino do Município de Prainha - Pará há 24 anos;

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de São Marcos  - Vitória ES.

Licenciatura em Pedagogia pelo FAUNICA/PROMINAS

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Pós – graduado em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará;

Pós – Graduado em Metodologias da Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER;

Mestrando com Especialização em Ensino Superior pela UNINI-FUNIBER

Terapeuta Especializado em Terapia em Reprocessamento Generativo – TRG pelo IBFT e IETRG (Instituto Europeu de Terapia de Reprocessamento Generativo)