Ter um(a) filho(a) é um passo bastante importante para qualquer casal. Não só pela mudança que isso implica no seu seio, mas também pela pressão social e familiar que existe para que isso aconteça.

Quando a gravidez não acontece, o sentimento de culpa, de falhanço, começa a crescer e a despertar sentimentos que podem criar uma crise no casal. No entanto, o casal tem que ter de consciência que uma gravidez não é algo fácil de se obter. É algo que necessita de vários passos:

  1. A mulher tem de ovular um óvulo saudável e maduro.
  2. O homem deve produzir espermatozoides saudáveis em número suficiente.
  3. Os espermatozoides têm de conseguir nadar até ao óvulo.
  4. O óvulo deve mudar a estrutura base para que se torne um embrião fertilizado.
  5. A informação genética do embrião deve estar correta.
  6. O embrião tem de se dividir corretamente até formar um blastocisto.
  7. O blastocisto não pode ser rejeitado quando se implanta no útero.

Como pode ver é algo que está dependente de diversas variáveis e condições. Por vezes, a gravidez não acontece por motivos simples e que, com a ajuda adequada, são de fácil correção. É por esse motivo que está oficialmente aceite que um casal deve recorrer a um especialista em fertilidade ao fim de um ano de regular intercurso sexual sem proteção. Sendo as únicas exceções os casais que tenham casos de infertilidade na família e se a mulher tiver mais de 35 anos.

A fertilidade é um problema crescente

A fertilidade, infelizmente, tem sido um tema bastante debatido. Segundo números da OMS (Organização Mundial de Saúde), a infertilidade tem sido um problema cada vez maior e atinge 15% da população mundial. Basicamente, cerca de 1 em cada 6 casais em idade fértil são afetados.

A fertilidade masculina é cada vez menor. A diminuição do número de espermatozoides, assim como da sua mobilidade, é cada vez mais notória na capacidade procriadora de um casal. A fertilidade da mulher também não consegue atingir níveis que permitam olhar para este problema de uma perspetiva mais positiva.

Causas da infertilidade

Já foram assinaladas várias causas para este problema de infertilidade. No entanto, poucas dependem do casal. Por exemplo, um dos fatores que dependem do casal é o consumo de tabaco e de álcool, que incidem na produção de espermatozoides, logo na capacidade de procriação do casal.

Os outros fatores entram na área Ambiental e na situação socioeconómica do casal. A contaminação ambiental influencia indiretamente, devido às substâncias e aditivos colocados nos alimentos dos animais para consumo humano, assim como a utilização de pesticidas na Agricultura. A situação de desemprego, de precariedade e de insegurança no mundo do trabalho também tem levado a que os casais adiem a gravidez, diminuindo assim a probabilidade de engravidar.

Importância de consultar um especialista em fertilidade

Graças aos avanços tecnológicos e da investigação feita nesta área, muitos dos problemas são resolvidos graças à reprodução medicamente assistida. Daí a importância de se consultar um especialista em fertilidade, assim que houver uma suspeita do casal ser infértil.

O especialista em fertilidade além de acompanhar o casal desde a primeira consulta, ajudará a esclarecer dúvidas, receios, e irá pedir diversos exames para compreender o problema do casal, para que possa surgir a melhor solução para o seu problema específico.