Plano de saúde para Mei

Os planos de saúde para MEI (Microempreendedor Individual) são planos de saúde criados para atender aos pequenos empresários individuais a partir de 1 vida.

Qual a diferença de preço entre o plano MEI e o plano individual?

No geral, o convênio médico para MEI custa em média 40% a menos que o plano de saúde individual.

Quais são as principais opções de planos de saúde para MEI disponíveis no mercado?

Há diversas categorias de planos de saúde no mercado e é importante pesquisar junto a seu corretor de seguros os tipos de acomodação, reembolso, rede credenciada e coparticipação disponíveis.

Quais são as regras do plano de saúde MEI?

As únicas exigências são que a empresa esteja aberta há mais de 180 dias (6 meses) e que o grupo de contratação conte com no mínimo 2 ou 3 pessoas, que podem ser um dependente ou um funcionário, a depender da seguradora/ operadora de saúde.

Procurando atender à uma demanda crescente, a partir de 2023 a Notredame Intermédica passou a aceitar a contratação de plano de saúde MEI para apenas 1 vida.

Quanto custa um plano MEI?

O plano de saúde para MEI costuma custar menos que um plano de saúde individual.

Isso porque o plano de saúde MEI é contratado na modalidade coletiva empresarial. Nesta modalidade, as operadoras tem maior controle sobre o preço e podem oferecer preços mais atrativos.

Qual a diferença entre o plano MEI e o plano empresarial?

Com relação à qualidade do plano, o tipo de CNPJ não altera em nada o plano de saúde. Ou seja, o plano MEI terá a mesma qualidade e características de qualquer plano de saúde empresarial.

A principal diferença é que há a exigência de que o MEI esteja aberto há pelo menos 6 meses. Já no plano empresarial, não há essa exigência, sendo possível portanto contratar um plano empresarial para empresas recém-criadas.

Quais documentos necessários para contratar um plano de saúde MEI?

Em geral, é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual);
  • Relação do FGTS, caso os beneficiários do plano sejam funcionários;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos referentes aos beneficiários (identidade, CPF);
  • Certidão de nascimento, caso tenha crianças como dependentes;
  • Certidão de casamento;
  • Carta de permanência do plano vigente (para redução ou isenção de carência).

Para não ficar com nenhuma pendência durante o envio da documentação, conte com a ajuda de um corretor de plano de saúde, pois esse profissional te ajudará em todo o processo.

O pedido de aproveitamento é feito através da apresentação de carta de permanência do plano atual.  Geralmente, planos com vigência atual superior a 2 anos dão direito a isenção de carência.