Plano de saúde individual

O plano de saúde individual é o tipo de plano que possui como público alvo, pessoas físicas em geral. Ou seja, nessa modalidade, os convênios médicos e hospitalares podem ser contratados com o CPF, diferentemente do plano de saúde empresarial onde é requerido o CNPJ para a abertura do contrato.

Uma das grandes diferenças está justamente na contratação. Por não haver a necessidade de um CNPJ, profissionais CLT em geral, autônomos e até estudantes, conseguem contratar um plano de saúde individual.

Como característica, os planos de saúde individuais possuem um ótimo custo-benefício, porém oferecem em sua maioria cobertura regional e opções restritas de hospitais e laboratórios.

Quais planos de saúde individuais podem ser contratados com CPF?

Confira alguns planos de saúde individuas que oferecem contratações com CPF:

Por que contratar um convênio médico individual?

O plano de saúde individual é indicado para quem não possui e nem tem a intenção de ter um CNPJ, busca por praticidade e quer ter atendimento em hospitais que estão próximos à residência. É preciso ressaltar que os planos individuais não possibilitam a inclusão de dependentes.

Caso queira incluir mais pessoas, é necessário migrar para plano de saúde familiar, desde que este seja oferecida pela operadora. Durante essa transição não haverá recontagem de carências, apenas ajustes dos valores devido às novas pessoas.

Os convênios individuais são simples e podem perfeitamente atender às suas necessidades, evitando que você dependa do sistema público de saúde ou precise gastar muito com consultas particulares.

Vantagens e desvantagens na contratação de um plano de saúde pelo CPF/PF

Antes de decidir se o plano de saúde individual é a alternativa mais adequada, é preciso entender quais são as vantagens e desvantagens de um convênio dessa modalidade e como elas se adéquam às suas necessidades.

Confira algumas delas a seguir.

Vantagens

Os planos de saúde individuais são bem mais fáceis de serem adquiridos e não possuem um número mínimo de pessoas para contratação. Por isso, essa é uma boa opção se você quer apenas serviços básicos como consultas, exames e internações.