O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Antônia Nubia Oliveira Sousa Costa

João Paulo Nogueira de Souza

 

RESUMO

 

Por meio de brincadeiras e jogos desenvolvidas em sala de aula que as alunos conseguem aprender de forma dinâmica, prazerosa, criativa, espontânea e imaginária. A aprendizagem lúdica é assunto que tem conquistado espaço no panorama educacional. Os jogos e as brincadeiras são a essência da criança e utiliza-los como ferramenta no dia-a-dia escolar possibilita a produção de conhecimento ajudando no desenvolvimento. O trabalho mencionado tem como propósito compreender a importância do jogos e brincadeiras na educação infantil, averiguando como a ludicidade é trabalhada no âmbito escolar, no qual foi proposto práticas pedagógicas pautadas no lúdico através de jogos e brincadeiras de modo que possa favorecer as mais diferentes aprendizagens das crianças. Com a finalidade que a ludicidade possa ser efetivada como um aspecto importante para o desenvolvimento cognitivo da criança se faz necessário que educadores e a escola, como um todo, reflitam a importância desse momento para a educação infantil. Nessas atividades estão envolvidos aspectos cognitivos, emocionais e físicos, e o que está em jogo para os adultos, que convivem com a criança, é conhecer melhor os sentimentos e emoções que ela vive, bem como foram elaboradas por meio do brincar. Reconhecer a importância do jogo para a infância nos permite pensar em um ensino e em uma aprendizagem mais abrangente, envolvente e inserida na realidade, pois possibilita a construção da ponte entre o real e o imaginário, sem perder de vista o vinculo entre o pensar, o agir e sentir.

Palavras-chave: Jogos; Lúdico; Aprendizagem.

 

ABSTRACT

 

Through games and games created in the classroom, students learn in a fun, enjoyable, creative, spontaneous and imaginary way. Musical learning is a subject that has conquered space in the educational panorama. Games and play are essential for the child and use as a tool in the day-to-day school, allowing the production of knowledge started in development. The aforementioned work aims to understand the importance of games and play in early childhood education, how to play and play in school education, which was practiced pedagogical practices based on playfulness through games and play so that they can be appreciated as more children's learning . With the need for playfulness to be affected as an important aspect for the child's cognitive development, this makes it necessary for educators and schools, as a whole, to reflect the importance of this moment for early childhood education. In these activities, cognitive, emotional and physical aspects are involved, and if it is at stake for adults, who live with a child, they know better the feelings and emotions that they live, as well as they were elaborated through play. Recognizing the importance of the game for childhood allows us to think about teaching and learning that is more comprehensive, involving and inserted in reality, as it allows the construction of the bridge between the real and the imaginary, without losing the vision or the link between thinking , the act and feel.

Keywords:  Games; Ludic; Learning.

 

1 INTRODUÇÃO

 

        Muito tem se discutido sobre a importância do lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem, dessa forma, através desse artigo científico, resolve-se tratar desse assunto, no caso, a ludicidade, mostrando os benefícios que pode trazer para alunos e professores que dela de apropriam.

        Na sociedade em que vivemos hoje, onde as tecnologias estão disponíveis para todos, podemos fazer uso das mesmas como ferramenta fundamental e indispensável, podendo adquirir competências na sua utilização com a criação de jogos pedagógicos a fim de despertar na criança o gosto de aprender com mais facilidade. De modo que as mesmas possam alcançar e desenvolver o sentimento de prazer devido a sua vivência com a ludicidade disponibilizando para elas situações de aprendizagem tornando-as ativos e que os levem a escutar, ler, observar , comparar e etc.

        Aprender de forma prazerosa faz com que a criança crie possibilidades de construir a sua imaginação fazendo com ela possa distinguir o  real do imaginário. Através da ludicidade desenvolve-se os benefícios que não estão restritos apenas no ambiente escolar, mas são capazes de influenciar o sujeito ao longo da sua vida. Fazendo-se assim a tentativa de  de contribuir com o desenvolvimento de competências interativas, onde a criança se torna um ser mais espontâneo aprendendo regras, limite e entre outros.

        Foram diversos os motivos que levaram a escolha do tema, dentre eles o principal foi ver a maneira como se torna o aprendizado mais fácil e prazeroso, fazendo com que a criança sinta-se atraída e encantada ao desenvolver uma aprendizagem diferenciada, ainda como motivação para a escrita desse artigo com essa temática, está a forma como a metodologia utilizada por professores que se apropriam do lúdico, pode contribuir não somente para a aquisição de conhecimento por parte dos alunos, mas também para o seu crescimento profissional e a maneira como é visto pela sociedade enquanto docente.

        O objetivo principal desse artigo científico é conceituar o lúdico e demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil. Também objetivamos contribuir no processo de ensino e aprendizagem através do lúdico na sala de aula, realizando atividades diversificadas para obter um bom aprendizado.

        Tendo em vista que a pesquisa recorreu-se aos princípios qualitativos por meio de fontes bibliográficas, durante o momento de pesquisa foi realizado uma leitura de cada fonte referencial para obter o melhor desenvolvimento do trabalho.

        Sem dúvida, a escola tem como função de estimular o desenvolvimento de estratégias visando a realizações e novas ferramentas para aprimorar o ensino aprendizagem através do lúdico. Percebe-se que os profissionais bem formados e conscientes de que estão preparados para o desenvolvimento de novas atividades lúdicas integradas ao processo de ensinar e aprender de forma igualitária.

         Na maioria das vezes o processo educacional está centrado simplesmente no repasse de conceitos e conteúdos. Ao desenvolver esse trabalho observo e penso que ao apresentar o lúdico como uma alternativa no processo educacional está enriquecendo cada vez mais a diária de quem se dedica ao ensino e aprendizagem.

      O lúdico pode ser usado pelos educadores como ferramenta de apoio para desenvolver a criatividade e os conhecimentos por meio de jogos, música e dança. Ao brincar as crianças estariam expostas a um ambiente extremamente favorável ao desenvolvimento físico e cognitivo.

        Portanto o presente trabalho tem como enfoque  o ''lúdico'' despertando a ideia que a criança pode sim aprender brincando, de  modo que o educador demonstre  o seu esforço para atingir os gostos e prazeres das crianças na direção que lhe permita alcançar a sua meta destinada .Uma perspectiva do lúdico está voltada na construção, no qual tem o educador o papel principal de transferir e transformar conhecimentos e fazendo o uso da ludicidade como  aliada no processo de ensino aprendizagem .

 

2 O LÚDICO NA SALA  DE AULA 

 

         O ambiente escolar é um local onde o sujeito está disponível para as novas descobertas de o oportunidades na educação , nesse caso o professor tem o papel fundamental tanto na preparação quanto na organização e sistematização da aprendizagem, podendo ele direcionar e orientar para obter um bom desenvolvimento , tornando o ambiente planejado e organizado pra que ocorra as praticas educativas.

        A ludicidade tem o papel de permitir que tanto o professor quanto o aluno possa experimentar novas aventuras, aprendizado, podendo ir de encontro de novos  saberes . Através de estímulos pode -se provocar e responder os interesses da educação permitindo a descoberta de  novos caminhos visando o conhecimento e a convivência.

        O brincar estimula a inteligência porque faz com que o individuo solte sua imaginação e desenvolva a criatividade de forma espontânea, com a pratica dos exercícios adquire-se concentração , atenção, e o engajamento proporcionando assim motivação para a descobertas de novos desafios . Com a utilização dos jogos e brincadeiras o educador explora muito mais que a criatividade , a criança ao participara da brincadeira ela pode desenvolver algumas  capacidades  que são a atenção, a memória, a imaginação e a imitação.

Com uma atividade dinâmica o brincar modifica-se de um contexto para o outro, de um grupo  para outro. Por isso a sua riqueza. Essa qualidade de transformação dos contextos das brincadeiras não pode ser ignorada .(Friedmanm, 2006,p.43).

              Uma aula inspirada no lúdico não é necessariamente aquele ensino conteúdo com jogos, mas sim aquela as em que  as características do brincar estão presentes no modo de ensinar do educador e na seleção dos conteúdos. O fato de cada cultura apresentar uma relativa continuidade histórica e, de certa forma, uma especificidade que pode se refletir nas condutas lúdica s, faz emergir a valorização dos brinquedos e brincadeiras tradicionais como nova fonte de conhecimento e de desenvolvimento infantil.

             Com Piaget, o processo de ensino-aprendizagem tornou-se um campo de possibilidades, onde o educador deve proporcionar meios que estimulem a procura do conhecimento, a exemplo disso o lúdico. Vigotski é em nossa contemporaneidade um dos principais educadores que defendem o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do lúdico, a criança se relaciona com o mundo real, testando comportamentos que poderão ser colocados em prática ou não quando esta atingir a idade adulta. Segundo o teórico:

é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança[...] A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual – ou seja, entre situações no pensamento e situações reais (Vygotsky, 1984 p. 112- 124).

            Quanto ao ato de brincar, cada criança constrói a sua consciência de realidade, dessa maneira interliga o real a sua imaginação, portanto terão a livre relação para com o brinquedo pondo os seus limites e estratégias de jogo,promovendo à criatividade e as várias possibilidades de brincadeiras, sendo elas em grupo ou individualmente.

 

2-1   O  lúdico  e sua importância na educação infantil

             

            A palavra Lúdico vem do latim Ludus, que significa jogo, divertimento, gracejo, escola. Este brincar também se relaciona à conduta daquele que joga, que brinca e se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo. Jogar é uma atividade natural do ser humano. Através do jogo e do brinquedo, o mesmo reproduz e recria o mundo a sua volta.

               No processo educativo, em especial, na Educação Infantil, o desenvolvimento de atividades lúdicas devem ser consideradas como prioridades no delineamento de atividades pedagógicas contidas no planejamento escolar realizado pelos professores e coordenadores. Essa inclusão visa, portanto a flexibilização e dinamização das atividades realizadas ao longo de toda a prática docente, oportunizando a eficácia e significação da aprendizagem.

                É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ele se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir e cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social. Portanto, os professores, na posição não de meros transmissores de informações e conhecimentos sistemáticos, mas como mediadores desses conhecimento, devem oportunizar condições para que por meio do desenvolvimento dessas atividades, a criança possa construir de forma autônoma o seu próprio conhecimento.

           Segundo (KISHIMOTO,2000,p.34 ) “A criança é um ser em pleno processo de apropriação da cultura, precisando participar dos jogos de uma forma espontânea e criativa”. Pois a crianças vive constante processo de desenvolvimento e os jogos tem como finalidade facilitar esse processo.

            Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.

           Tanto para Vigotsky (1984) como Piaget (1975), o desenvolvimento não é linear, mas evolutivo e, nesse trajeto, a imaginação de desenvolve. Uma vez que a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde a capacidade. É  com a formação de conceitos que se dá a verdadeira aprendizagem e é no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos.

        Ao abordar a importância do lúdico no aprendizado, ambas responderam a mesma coisa, é que um instrumento facilitador de conhecimento.

          Segundo Vigotsky ( 1988, p. 117).                                                

(...) o brinquedo promove o desenvolvimento da criança, criando o que chama de zona do desenvolvimento proximal, no qual a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário, no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade. 

           O Lúdico constrói uma ponte de aprendizado e divertimento, possibilitando um ensino de qualidade e uma aula prazerosa.

          

 2-2   O ato de brincar como ferramenta de ensino.

 

              O ato de brincar possibilita o processo de ensino aprendizagem da criança, facilitando na construção de reflexão, desenvolvendo  autonomia e a criatividade, podendo estabelecer uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem. Ao brincar a criança expressa sua comunicação espontaneamente, desse modo o mesmo poderá resolver conflitos e de desenvolver  a capacidade de pontos de vistas , fazendo-se entender e demonstrar o seu próprio ponto de vista.

            Segundo Oliveira(2000)  o brincar não significa apenas recrear,é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesmo e com  mundo,ou seja o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelece durante toda a sua vida.

           Pode-se compreender que a criança através do brincar desenvolva suas habilidades mais importantes, como atenção, memória, imitação e imaginação, proporcionando para a mesma o desenvolver-se emocionalmente, a sua afetividade , fazendo com que ela aproprie-se de novos conhecimentos que surge através do brincar.

           Enquanto brinca a criança assume o papel principal da brincadeira, ao adotar outros papeis a mesma pode está de frente com a realidade transferindo suas ações cotidianas e  assumindo características do seu papel, fazendo uso de objetos ou não. 

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a interação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais (LOPES, 2006, p.110).

            Portanto a brincadeira se torna-se importante para o desenvolvimento infantil na medida em que acriança pode se transformar e produzir algo novo. Quanto mais estimulada a criança for, é possível observar que rompe a relação de subordinação ao objeto, podendo expressar seu caráter ativo , determinando seu desenvolvimento.

            Ao estabelecer um jogo devem se criadas e recriadas ações pra que sejam sempre uma nova descoberta, se transformar em um novo jogo , adquirir uma nova forma de jogar. Quando brinca a crinça sem saber fornece várias  informações ao seu respeito, no entanto o brincar pode ser útil pra estimular o seu desenvolvimento integral, tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.

            Geralmente a criança brinca com aquilo que ela vive no seu dia-a-a dia, de acordo com a sua imaginação, vindo até imitar seus pais, professores, da onde a mesma irá dá seu ponto de partida para defender seus interesses e sua capacidade de aprendizagem. Ao se envolverem nos jogos e brincadeiras de forma interativa, ela busca a todo instante criar e recriar novas possibilidades de descobertas e aprendizagens. Os jogos e as brincadeiras populares são criados e recriados em busca da transformação destes em uma nova maneira de brincar e de jogar, valorizando as descobertas das crianças.

          A compreensão ainda pode representar o sentimento de benevolência e complacência de alguém, ou seja, quando há o entendimento das emoções de outra pessoa. Aliás, esta é uma interpretação usada pela filosofia para se referir ao comportamento empático das pessoas que analisam diferentes processos sociais, ideológicos, culturais e etc.

            Winnicott afirma que:

“É no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é  somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”. (Winnicott,1975 p. 12)

          O brinquedo ele é o transporte para o crescimento, é também um meio natural que permite à criança explorar o mundo, possibilitando-lhe descobrir-se, conhecer seus sentimentos e sua forma de agir e reagir, criando diversas possiblidades de entretimento com apenas um brinquedo, explorando as várias probabilidades daquele ato se tornar único.

           A mente é capaz de guardar memórias vividas pelo ser humano na infância quando se gosta de tal lembrança o ser humano consegue reproduzi-las automaticamente, quando algo remete tal fato. Dessa forma a criança é capaz de criar brincadeiras semelhantes as quais já vivenciou, obtendo novas ideias e proporcionando-lhe algo novo a cada vez que sua imaginação flui.

          A instituição de ensino e os educadores precisam refletir sobre a importância da ludicidade no âmbito escolar, para que tal fato possa ser concretizado como aspecto para o desenvolvimento cognitivo da criança, para isso é fundamental que a ludicidade não seja trabalhada como forma de lazer na educação infantil, pois é necessário permitir que a criança sinta-se à vontade para socializar os seus conhecimentos.

          Vygotsky (1991, p. 54), afirma que:

O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração no seu dia a dia. Ao desenvolver o ato de brincar, o educador está criando possibilidades de reflexão nessa criança, está despertando nela a capacidade de compreender e refletir através da manipulação dos objetos utilizados no momento do brincar. Vygotsky.

           Usando materiais de sucata e a criatividade, o aluno e o professor podem confeccionar os mais variados tipos de jogos específicos para cada tipo de aprendizado, com gastos insignificantes. Dessa forma os Professores da educação infantil necessitam ter em mente que todas as atividades realizadas em sala de aula devem acontecer de forma prazerosa ao mesmo tempo que proporcione acesso aos conhecimentos para quem está iniciando a vida escolar, pois se for detectado que há alguma barreira que atrapalhe o funcionamento daquela brincadeira com tal criança é necessário que se tome outras iniciativas para lidar com a criança, evitando dificuldades ao longo da vida estudantil.

 

3 METODOLOGIA

 

            Realizadas as leituras que subsidiaram a revisão de literatura desse artigo, leituras essas que foram de extrema importância pela riqueza de conhecimento que trouxeram e pelo entendimento mais aprofundado e teorizado do assunto que possibilitaram, é chegada a vez de elaborar o simples arcabouço metodológico que essa pesquisa necessita.

            Primeiramente é preciso que se entenda que metodologia ou procedimentos metodológicos, nada mais é que o caminho que a pesquisa seguirá ou já está percorrendo, Lenin (1965), já dizia que método era “a alma da teoria”.

A Metodologia é o tópico do projeto de pesquisa que abrange maior número de itens, pois responde às seguintes questões: Como? Com quê? Onde? Quanto? (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 221).

            O que se tem nesse trabalho é uma pesquisa basicamente bibliográfica, como já foi supracitada, amparada em livros e artigos de quem já se debruçou outrora sobre a problemática. Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.”

            Quanto a natureza da pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa que, pode ser definida, como a que se fundamenta principalmente em análises qualitativas, caracterizando-se, em princípio, pela não utilização de instrumental estatístico na análise dos dados (VIERA; ZOUAIN, 2006; BARDIN, 2011).

            Na mesma linha de pensamento, a pesquisa qualitativa caracteriza-se por ser “interpretativa, baseada em experiências, situacional e humanística”, sendo consistente com suas prioridades de singularidade e contexto (STAKE, 2011, p. 41).

            Dessa forma, o principal foco de uma pesquisa qualitativa, como essa que segue, não são números, muito menos tabulação de dados, mas a subjetividade que é característica dessa abordagem, a compreensão de um fenômeno, nesse caso, a importância da ludicidade como ferramenta de aprendizagem.

 

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

 

          Percebe-se, que a escola tem um papel muito significativo, pois é a partir do que se vivencia nela que podemos estender a prática desses jogos e brincadeiras para outros espaços. Uma das modalidades de ensino com espaço importantíssimo que funciona como uma ponte de constantes aprendizagens é educação infantil, o qual desenvolve aspectos cognitivos, emocional e abre caminho além do conhecimento novas descobertas no processo de ensino aprendizagem.

      Entretanto, a produção de conhecimento dos profissionais que estão envolvidos neste contexto de ensino aprendizagem de forma lúdica proporciona a todos uma demanda de conhecimento muito grande em que, quanto mais possa participar desta prática e levar para a coletividade escolar mais ajudará no meio educacional, tendo como ferramenta essas modalidades, visto que permite um desenvolvimento amplo e auxilia nas novas descobertas, por isso é necessário salientar que a realização de um bom trabalho vai depender também da postura e vontade da execução do professor durante as atividades propostas, sendo esta de forma coletiva, criativa e principalmente lúdica.

          Esse trabalho proporcionou um novo ponto de vista mais crítico e esclarecedor. A ação durante esse tempo possibilitou refletir sobre a realidade da nossa sociedade, da educação e do sistema escolar. Essa vivência contribuiu bastante para minha formação profissional e pessoal, permitindo ter uma breve noção de como visualizar esse processo de ensino, em relação a como desempenhar esse papel de educador.

              Portanto com a realização dos jogos e brincadeiras juntamente com a  comunidade escolar pode contribuir bastante na formação dos educandos, no comportamento, na vivencia com os outros educandos e contribuir bastante no processo de aprendizagem. Para um retorno com a comunidade de forma saudável é viável praticar esses jogos e brincadeiras de maneira envolvente fundamentada também na aprendizagem, na troca de experiência e saberes.

 

REFERÊNCIAS 

 

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

 

KSHIMOTO, Tizuko Morchila.Jogo, brincadeira e a educação, 4° ed. São Paulo: Cortez 2000.

 

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

 

LOPES.V. G. linguagem do corpo e movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006.

 

LÊNIN, W. Cahiers philosophiques. Paris: Sociales, 1965. p.28

 

PIAGET, Jean. A formação simbólica da criança. Rio de Janeiro: Zhar, 1975.

 

Stake, R. E. (2011) Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre:  Penso

 

Vieira, M. M. F.,Zouain, D. M.(2006) Pesquisa qualitativa em administração.2ª ed. Rio de  Janeiro: FGV

 

VIGOTSKY, L. S. A formação Social da mente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

 

 VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes 1984.

 

Winnicott, D. W. (1971/1975). O brincar e a realidade. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago.