Introdução

      O presente artigo busca mostrar a importancia de um Centro de Ensino Compllementar em Juazeiro-Ce, que tem como objetivo ampliar o contato de crianças e adolescentes com a educação através de atividades culturais, artísticas e esportivas.

     A Educação é uma ferramenta capaz de produzir oportunidades. Segundo Vianna (2006, p.129) "A educação traz ao homem avanços significativos, no sentido da garantia de um futuro melhor para todos". Considerada como chave para o progesso, a educação é vista como uma via para se alcançar a mobilidade social. (EMEDIATO, 1978).

Ela é um instrumento impulsionador de transformação social, e respaldado nisso, surge o projeto de um espaço que ofereça um enfoque maior na educação, e trabalhe em parceria com escolas, apoiando no desenvolvimento pedagógico e social de crianças e adolescentes de comunidades carentes, uma instituição geradora  de sonhos, que implante em seus corações o desejo de ir além, e em suas mentes a certeza de que eles são capazes. Portando, cabe ao Centro de Ensino Complementar desempenhar essa função oferecendo um ambiente adequado, e possibilitando maior socialização, autonomia e responsabilidade. Espaços assim são voltados para promover experiências em diversos niveis como:

Assim, tais espaços não são destinados aos serviços de Educação Básica (Lei nº 10.172/2001), e sim para experiências culturais, esportivas e lúdicas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social que permitem um suporte no desenvolvimento psicofísico de crianças e adolescentes. (OLIVEIRA, 2003, p. 22)

 

 Contextos Históricos Da Educação em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará, situado na Região Metropolitana do Cariri, localizada geograficamente ao extremo Sul do estado. Segundo Secretaria das Cidades (2010) O conjunto urbano da Região Metropolitana do Cariri (RMC) está a uma distância média de 500 km de Fortaleza, e as três cidades principais (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha) mantêm vínculos estreitos tanto em termos de proximidade territorial quanto relacional. Essa região metropolitana é, atualmente, composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Juazeiro do Norte se destaca entre os nove municípios por ser o polo de desenvolvimento no Cariri. "[...] a cidade de Juazeiro do Norte, reconhecida hoje como a sede da região metropolitana do Cariri. Dispondo da maior economia da região, é considerada como a maior e mais importante cidade do interior do Ceará, [...]" (GOIANA, 2016, p.39).

De acordo com Seminário em Pesquisa em Política e Gestão da Educação (2018) os municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha são os maiores da Região Metropolitana do Cariri Cearense, Juazeiro do Norte é o polo de desenvolvimento na região sul do Estado do Ceará, acompanhado em importância econômica e populacional por Crato e Barbalha.

No final do século XIX, um trabalho de caráter assistencial, voltado para famílias pobres e crianças abandonadas, ganha espaço na sociedade.  Conforme Fialho, et al. (2018, p. 68) "Na região do Cariri, o início de experiências escolares emerge com a chegada de missioná­rios, em especial do Padre Ibiapina, com seu protagonismo na criação e admi­nistração das Casas de Caridade: [...]".

Segundo Goiana (2016, p. 52) "Padre Ibiapina, como missionário religioso, chegou a fundar 22 casas de caridade, espalhadas por todo o Nordeste, sendo algumas dessas casas construídas na região do Vale do Cariri". O que foi uma grande contribuição para a sociedade. "Estas instituições foram relevantes para a proliferação de lugares de escrever, de contar e do aprendizado do catecismo; mais tarde elas constituíram o mosaico da história da educação de Juazeiro do Norte e dos municípios circunvizinhos no Cariri" (FIALHO; et al., 2018, p.).

A educação em Juazeiro do Norte, semelhantemente ao Brasil, também teve origem pela religião dominante.  "A História da Educação, nesta cidade, é indissociável da História da Religião, do desenvolvimento coletivo e pessoal, e tem uma forte raiz política emancipatória" (ALMEIDA, 2011, p.85).

Em 1872 Padre Cícero Romão Batista chega ao pequeno povoado de Tabuleiro Grande, hoje conhecido como Juazeiro do Norte, e dá início a uma longa caminhada de fé e trabalho. Ao observar a história da Educação em Juazeiro, Almeida (2011, p.78) diz que "Durante a sua vida, desde que chegou ao lugarejo, padre Cícero apresentou uma importante atuação no setor educacional, criando vários estabelecimentos de ensino". A autora diz ainda que a literatura mostra acontecimentos locais que levam a refletir sobre o propósito que tinha o padre Cícero, por um lado, de valorização da cultura popular, e por outro, de edificação do seu projeto educacional.

Frazão (2015) acrescenta que "Padre Cícero foi o grande benfeitor de Juazeiro do Norte, [...] abriu várias escolas, entre elas a Escola Normal Rural, construiu várias capelas, estimulou a agricultura e ajudou a população pobre, nos períodos de secas na região".

O Ensino Superior na Região do Cariri vem cada vez mais se destacando, e cresce o número de Intuições de Ensino Superior (IES) nos municípios de destaque. Barreto, Chacon e Nascimento (2012, p.126) relatam que "As IES se concentram nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Em 2000 o INEP informa que havia na região 12 cursos de graduação presenciais, até 2009 a RMC ganhou 49 cursos".

Em 2011, o cenário do desenvolvimento da cidade de Juazeiro do Norte é notório, a educação superior ganha espaço e a cidade passa a ter reconhecimento. De acordo com Santos (2011) "Juazeiro do Norte, um dos maiores destaques no atual processo de desenvolvimento da cidade está voltado para o crescimento do polo universitário. Em pouco mais de uma década, Juazeiro chega a mais de 50 cursos".

O Cariri tem provado de fortes investimentos públicos e privados nos últimos anos, o que influencia no crescimento da educação superior e impulsiona mudanças econômicas. (BARRETO; CHACON; NASCIMENTO, 2012).

A educação básica de Juazeiro do Norte tem tido alguns avanços significativos. O Spaece, Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, divulgou dados preliminares de 2018 para os municípios. Em Juazeiro, os índices são positivos em todos os anos avaliados (2°, 5° e 9°), com destaque para o 2° e 5° ano (Língua Portuguesa), em que todas as escolas estão com "selo verde". Os resultados são classificados por cores: verde escuro, verde claro, amarelo e vermelho. Importante ressaltar a redução da evasão escolar, com 11% a mais de matriculas nos últimos três anos. O Spaece revela que todos os alunos do 2° do fundamental estão completamente alfabetizados. Juazeiro do Norte saiu da última colocação, para a 152ª no ranking de 184 municípios cearenses em 2017, alcançando o indicador (verde escuro) que é o máximo na avaliação (VIEIRA, 2019).

Mesmo em meio a problematica do acesso a educação de qualidade que persiste no país, a educação no Cariri tem tido alguns avanços. De acordo com Barreto, Chacon e Nascimento (2012, p.132) "A RMC tem números positivos quanto aos indicadores relacionados à redução das taxas de analfabetismo, [...] e demonstra que nos últimos anos a região tem avançado quanto à oferta de educação em nível médio e superior".

Juazeiro do Norte também faz parte do sucesso educacional que o estado vem comemorando nos últimos anos. Conforme publicação da IstoÉ (2017) O estado do Ceará comemora merecidamente dez anos do bem-sucedido Programa de Alfabetização de Crianças na Idade Certa – PAIC. Estado e municípios trabalham juntos, em colaboração, para assegurar que todas as crianças cearenses estejam lendo, escrevendo e contando ao final do ciclo de alfabetização.

Segundo Heffer (2011) Em uma pesquisa de “Mapeamento das condições de educação nos municípios cearenses” realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia econômica do Ceará (Ipece), sobre os municípios com maior índice de analfabetismo na população de 15 anos ou mais, mostra que em 2000 os dez municípios com piores resultados variavam entre 46,3 a 51,8% da população, em 2010, essa variação ficava entre 35 e 39% uma redução significativa, isso mostra que 50% dos municípios que estavam com piores resultados deram a volta por cima. Entre eles estavam, Juazeiro do Norte e Crato. Juazeiro apresentava em 2000 um índice de analfabetismo de 25,0% e foi para 16,2% já o Crato, em 2000 estava com índice 22,9% e passou para 15,0%.

Conclui-se que, a educação vem passando por um processo evolutivo, porém muito ainda precisa ser feito para que a educação de qualidade seja efetivamente garantida a todos, tanto na região do Cariri quanto no estado do Ceará, pode-se dizer que, mesmo lento, esse processo está em andamento.

 

Benefícios da Educação Formal 

 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire

 

Educação, palavra forte capaz de provocar mudanças, que norteia desde um homem sem rumo a um país sem desenvolvimento. Ela pode ser usada como uma ferramenta que ajuda no combate a pobreza, faz a economia girar, promove a saúde, garante acesso aos direitos, fortalece a democracia e a cidadania e dá ao homem uma nova visão de mundo.

Para Pelegrin (2016) A educação formal se faz necessária no desenvolvimento do homem, sendo ele um ser histórico e social que, "ao se apropriar do conhecimento, contribui para se constituir sujeito capaz de transformar a realidade. Entendemos que educar não é apenas “formar” sujeitos para a sociedade que nos é posta, mas para que possam transformá-la." (PELEGRIN, 2016).

No âmbito da sociedade, no que diz respeito ao avanço coletivo, Freitas ([2019?]) diz que a educação é fundamental para a transformação de uma nação, o país que não valoriza a educação, a ética e o trabalho, possui uma economia frágil, com rendimentos que refletem nos segmentos da habitação, saúde, qualidade e expectativa de vida. Conforme Sousa ([2019?]) "Um país que investe em educação acaba investindo também em todos os outros setores. A educação abre portas, desenvolve o senso crítico e garante a dignidade de uma sociedade".

Quando um país prioriza o desenvolvimento educacional todos ganham, pois, a educação além de contribuir para o crescimento individual, colabora para grandes avanços coletivos. Todos pela Educação (2018, p.13), ressalta que "É preciso compreender também que os ganhos de uma boa educação não são apenas individuais ou um fim em si mesmo. A educação é aspecto fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade – seja do ponto de vista econômico ou social".

A educação está intrinsecamente ligada a diversas outras dimensões da vida, há evidências bem estabelecidas entre indicadores educacionais e a saúde dos indivíduos, a redução da mortalidade infantil, a redução de crimes, e as melhorias em outras medidas de bem-estar da população, como felicidade e autoestima. (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2018).

No âmbito pessoal, do que diz respeito à dignidade humana, a educação liberta e revela ao homem o seu verdadeiro estágio emocional. "Muito mais do que mera instrução, é a educação que, em última instância, garante aos indivíduos sua plena liberdade, permitindo que cada cidadão atinja sua total potencialidade para alcançar seus objetivos de vida, sejam eles quais forem" (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2018).

Para Vianna (2006, p.136) educação "[...] é o grande alimento para que o homem possa obter o pleno desenvolvimento de suas faculdades físicas, mentais e intelectuais. Ela assegura ao indivíduo, liberdade e autonomia, dando-lhe ferramentas indispensáveis para a realização de seus objetivos, [...]".

Conclui-se que a educação vai muito além do que possibilitar a transição do cidadão entre as classes sociais, ela enaltece a alma e dignifica o homem, engrandece o espírito e produz atitudes sábias.

 

 Arquitetura como Ferramenta Educacional

O espaço edificado voltado para educação transcende a função a qual é designado; a de proteção e abrigo, e passa a ser uma ferramenta usada pela pedagogia para alcançar melhores resultados no ensino. Para Escolano e Frago (1998, p.27) "Os espaços educativos, como lugares que abrigam a liturgia acadêmica, estão dotados de significados e transmitem a uma importante quantidade de estímulos, conteúdos e valores do chamado currículo oculto, [...]". 

Entender que a arquitetura compõe o cenário educativo e recebe um papel coadjuvante nessa trama é necessário. Segundo Kowaltowski (2011) "[...] a relação entre pedagogia e arquitetura é fundamental, e vai além dos aspectos perceptivos visíveis". Sua função dentro da pedagogia é reforçada por Escolano e Frago (1998, p.45):

Em resumo, a arquitetura escolar pode ser vista como um programa educador, ou seja, como elemento do currículo invisível ou silencioso ainda que ela seja, por si mesma, bem explícita ou manifesta. A localização da escola e suas relações com a ordem urbana das populações o traçado arquitetônico do edifício, seus elementos simbólicos próprios ou incorporados e a decoração exterior e interior respondem a padrões culturais e pedagógicos que a criança internaliza e aprende.

 

          A qualidade de vida e a qualidade do ambiente não dependem só das características físicas, mas se faz necessário ressaltar que elas têm um papel muito importante. Através de estudos pode-se perceber que as experiências da criança dentro do ambiente físico, o contato com sua estrutura e as significações simbólicas determinam seu aprendizado e desenvolvimento (RIBEIRO, 2004).

          Conforme a autora acrescenta, é no espaço escolar e a partir dele que se desenvolve a prática pedagógica, assim, ele pode ser um lugar de possibilidades, ou de limites; o ato de ensinar ou aprender exige condições propícias para tal.

De acordo com Elali (2003) "[...] o ambiente é um agente continuamente presente na vivência humana. De fato, grande parte do comportamento do indivíduo envolve a interação com o espaço e no espaço, desde atividades simples como alimentar-se e vestir-se, até atividades complexas, [...]". A autora ainda afirma que

"Atuando de modo não-verbal, por sua vez, o meio físico tem impacto direto e simbólico sobre seus ocupantes, facilitando e/ou inibindo comportamentos".

Para Horta (2009) "Não só os recursos pedagógicos determinarão o êxito do processo educacional, pois o ambiente físico é determinante neste processo. Fatores físico-ambientais interferirão no processo educativo caso estejam ou não adequados aos fatores humanos". O autor descreve que fatores ambientais como iluminação, ventilação, temperatura, entre outras, são fundamentais para um maior desempenho escolar. Espaços bem concebidos são aqueles que primordialmente estão voltados para solucionar as condicionantes naturais. De acordo com Luz (2005):

Tem-se observado, no ambiente escolar, uma grande lacuna de aplicações e adequações ergonômicas. Na maioria das escolas ainda não existe um investimento em relação ao ambiente físico, mobiliário e equipamentos. Dentro destes, encontram-se a má iluminação, ventilação, posicionamento do quadro negro, cadeiras e carteiras inadequadas, que influenciam no desempenho, no conforto e na eficácia do aluno quanto ao seu objetivo, que nada mais é do que aprender e adquirir conhecimentos.

Conforme Horta (2009), acredita-se que a falta de conforto, interfere no desempenho dos alunos em aula, tanto em saúde como em aprendizado. O estudo correto do ambiente escolar ajuda a criar espaços adequados do ponto de vista térmico, acústico e lumínico. Quanto mais conforto proporcionar ao aluno, melhor será o seu rendimento psíquico, intelectual e social.

Conclui-se que a tipologia educacional é considerada uma grande aliada da pedagogia, pois funciona como um instrumento que viabiliza a melhoria do ensino. Sendo assim, ambientes voltados para o ato de transmitir conhecimento precisam ser estrategicamente pensados para ter um bom desempenho funcional, garantindo o conforto necessário.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A proposta desse artigo constitui-se na elaboração de um Centro Educacional Complementar, voltado para desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas de seus usuários.   

O presente trabalho buscou por meio da pesquisa, compreender a necessidade de espaços educacionais voltados para crianças e adolescentes de comunidades carentes. Junto a isso, foi realizado um levantamento de dados através do referencial teórico sobre o conceito da educação e seus três tipos de abordagem.  

Foi abordado sobre o contexto histórico da educação no mundo, e como foi sua evolução, à medida que a sociedade se desenvolvia.  Também foi visto o contexto histórico da educação no Brasil, desde sua origem até o cenário atual que de modo geral vive a problemática da falta de qualidade no ensino público.

O contexto local também obteve espaço, e foi relatado sobre a evolução histórica da educação em Juazeiro do Norte, onde a religiosidade impulsionou o desenvolvimento e deu início as primeiras instituições de ensino.  Foi explanado sobre a importância da educação tanto para o enriquecimento individual quanto para desenvolvimento coletivo, e ainda foi mencionado sobre arquitetura como ferramenta educacional, sendo grande aliada para o plano pedagógico.

Por fim, espera-se que este estudo, contribua para criação de novos espaços educacionais, e sirva de estimulo para desenvolvimento de novas investigações relacionadas a ambientes de convívio social, para desenvolvimento de afetividades e respeito mútuo.

 

 

5.4 Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Núbia Ferreira. O Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte e o projeto educacional do Padre Cícero: os benefícios da juventude (de 1939 a anos de 1970). 2011. 254f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.

BALARDIM, Graziela. Educação do século XXI: o desafio de ensinar em meio ao excesso de informação. 2018. ClipEscola. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2020.

BARRETO, P.L.N.; CHACON, S.S.; NASCIMENTO, V.S. Educação e desenvolvimento sustentável: a expansão do ensino superior na região metropolitana do Cariri. Rev. Sustentabilidade Debate, v.3, n.1, p.117-134, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Politica Nacional de Alfabetização. Brasília: Governo Federal, 2019. 54 p. Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.

CATANI, Afrânio Mendes et al. Fundamentos Históricos da Educação no Brasil. 2. ed. Maringá: Eduem, 2009.

COSTA, Fabio Luciano Oliveira. As Reformas Educacionais na América Latina na Década de 1990. Ver A Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 65-88, jan. 2011. Semestral.

ELALI, Gleice Azambuja. O ambiente da escola: o ambiente na escola. 2003. Portal Educação. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2020.

Emediato, Carlos A. “Educação e Transformação Social.” Análise Social, vol. 14, no. 54, 1978, pp. 207–217. JSTOR, www.jstor.org/stable/41010296. Acesso em: abril de 2020.

ESCOLANO, A.; FRAGO, A. V. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

FAUCONNET, Paul. Educação e Sociologia: com um estudo da obra de Durkheim. 1955. Tradução do Prof. Lourenço Filho. Disponível em: . Acesso em: 19 abr.2020.

FIALHO, Let al. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educ. rev., Curitiba ,  v. 34, n. 70, p. 67-84,  ago.  2018 . Disponível em .Acesso em  02  maio  2020.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.58763.

FREITAS, Eduardo de. Educação, base do desenvolvimento. [2019?] Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2020.

GRAMANI, Maria Cristina. Análise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., 2017.  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 95, p. 507-526, Disponível em . Acesso em   01 maio 2020.  


GOIANA, Ivaneide Severo. A memória histórica educativa do Orfanato Jesus Maria José na cidade de Juazeiro do Norte: 100 anos de permanências e rupturas (1916 a 2016). 2016. 130f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.

HEFFER, Leonardo.  Municípios cearenses conseguem reduzir taxa de analfabetismo. 2011. G1CEARÁ. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2020.

HORTA, Silas Dumont Pires. A influência da estrutura física no ensino aprendizado. 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 de abril de 2020.

IBGE: Juazeiro do Norte. História. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/historico. Acesso em: 05 maio 2020.

ISTOÉ. 2017. Alfabetização: Ceará no rumo certo!. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.

JUAZEIRO (Município). Lei nº 2.570, de 08 de setembro de 2000. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Juazeiro do Norte, 08 set. 2000. Disponível em: . Acesso em: 09 maio 2020.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K.. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 272 p

LUZ, Maria de Lourdes Santiago et al. A influência da estrutura e ambientes ergonômicos no desempenho educacional. 2005. Disponível em: . Acesso em: 21 de abril de 2020.

OLIVEIRA, Cida de. Pesquisa IBGE mostra que educação brasileira ainda não é para todos. 2019. Rede Brasil Atual. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2020.

OLIVEIRA, Gabriela Bastos de. Iretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no centro de educação complementar (cec) em Florianópolis/Sc. 2013. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107259. Acesso em: 07 maio 2020.

PARADELLA, Rodrigo. Acesso à educação ainda é desigual. 2018. Agencia IBGE. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2020.

PELEGRIN, Tatiana Peruchi de. A educação escolar no processo de formação humana. 2016. Gazeta do Povo. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2020.

RAMOS, Mozart Neves. Educação e inovação no século XXI. 2017. Instituto Ayrton Senna. Disponível em: . Acesso em: 40 abr. 2020.

RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço Escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana,  n. 31, p. 103-118, jul. 2004. Semestral.

SANTOS, Elizângela. Padre Cícero inspira educação no Cariri. 2011. Diário do Nordeste. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.

SECRETARIA DAS CIDADE. 2010. Região Metropolitana do Cariri. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2020.

 

SEMINÁRIO EM PESQUISA EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, 8., 2018, Campina Grande. Avaliação Externa e Bonificação: Uma Análise dos Planos Municipais de Educação dos Municípios de Crato, Juazeiro e  Barbalha (CRAJUBAR). Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2018.  Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.

SOUSA, Rafaela. Educação. [2019?]. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2020.

TENÓRIO, Fernando G.. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Fgv, 2009.

TODOS PELA EDUCAÇÃO (Brasil) (org.). Educação Já: Uma proposta suprapartidária de estratégia para a Educação Básica brasileira e prioridades para o Governo Federal em 2019-2022. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2020.

VIEIRA, Bruna. "Selo verde" para todas as escolas de Juazeiro do Norte no 2º e 5°. 2019. Cariri Revista. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.